O novo posicionamento da marca busca evidenciar o uso da tecnologia para transformar as relações jurídicas tanto no mercado jurídico quanto em novos mercados
Após 14 anos dedicados a simplificar as rotinas jurídicas, a lawtech doc9 passou por um processo de rebranding. O intuito foi unificar suas diversas soluções para os mercados jurídico, contábil e da saúde sob uma visão única.
Essa transformação envolveu a colaboração de membros estratégicos da equipe, juntamente com especialistas de mercado.
Em apenas cinco dias intensos, mais de 500 horas de trabalho foram dedicadas graças à adoção do método MESA, uma imersão estratégica para resolver desafios em tempo recorde.
O resultado foi uma transformação que se reflete em um novo logo e slogan, além da criação da extensão .doc9 para englobar suas novas soluções.
A nova marca foi lançada em um evento interno no meio de outubro e oficialmente apresentada ao público durante a Fenalaw, uma das maiores feiras do mercado jurídico.
Confira como foi o processo de rebranding, que ocorreu em tempo recorde, e conheça a nova doc9!
14 anos de história e transformação
Iniciando em 2009 como uma empresa de cópias processuais na Grande Porto Alegre, a Doc9 expandiu suas atividades ao longo dos anos.
Assim, se tornou a maior empresa de atos jurídicos do Brasil e conquistou o título de Melhor Pequena Empresa do Rio Grande do Sul.
No entanto, a pandemia de COVID-19 em 2020 desafiou a empresa a repensar seu modelo de negócios diante do fechamento de tribunais e cancelamento de audiências.
A Doc9 transformou essa crise em oportunidade, formando um comitê de inovação e lançando soluções tecnológicas, como:
– Whom.doc9, o primeiro gerenciador de certificados no Brasil. Essa solução SaaS oferece segurança para o compartilhamento de certificados digitais em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Este é um software robusto para gestão de acessos e monitoramento de atividades no uso de certificados digitais;
– e-Health, solução digital que inova a gestão de contratos e documentos para profissionais e empresas da saúde e seus pacientes. Proporciona segurança e transparência às relações, agilidade aos processos, e evita conflitos e possíveis judicializações.
– JusCash, empresa especializada em antecipação de honorários advocatícios e análises jurídicas. Com seu crescimento, a JusCash se tornou uma spin-off da doc9, e hoje são duas empresas distintas.
Dessa forma, a doc9 deixou de ser apenas uma empresa de prestação de serviços jurídicos, para se tornar uma empresa de tecnologia jurídica que engloba soluções para diversos tipos de problemas do mercado. Porém, diante dessa evolução, a equipe da doc9 identificou um problema com sua marca.
“Após pandemia, muita coisa mudou. Nos tornamos mais digitais, ágeis e interligados, e isso não conversava com a antiga marca”, explica Klaus Riffel, CEO da empresa.
“Sentíamos que o posicionamento e a marca da doc9 já não representavam mais a forma como nos víamos. Para atingir nossos objetivos, escolhemos fazer um processo de imersão ultra qualificado para trilhar o processo do planejamento até a idealização em apenas uma semana. Foi incrível!”, relata Daniel Klein Ebbesen, gerente de pessoas da doc9.
O processo de rebranding da doc9
Para redesenhar a nova marca da doc9 e definir seu novo posicionamento de mercado de forma estratégica, a gestão da lawtech recorreu ao método MESA. Essa ferramenta propõe solucionar problemas complexos em 5 dias.
“Optamos por adotar a metodologia MESA para conduzir esse processo de mudança de identidade. Durante cinco dias intensos, reunimos meticulosamente de 12 a 18 profissionais cuidadosamente selecionados para uma imersão total. Eles foram confinados em uma sala equipada com tudo o que precisavam: comida, água, ferramentas de trabalho e mobiliário confortável. Barbara Soalheiro, CEO da MESA Company, afirma que esse é o ‘melhor método para resolver um problema’”, relata Felipe Kogevnikovs.
Assim, a empresa reuniu uma equipe de profissionais multidisciplinares com especialistas do mercado para essa imersão estratégica. Juntos, eles buscaram soluções para o novo posicionamento de marca da doc9.
Ao final desse período, a equipe conseguiu apresentar a nova marca para um comitê especial e já contava com um plano de ação para os próximos passos.
Este foi um processo surpreendente para a gestão da lawtech. “Diferente do que imaginávamos inicialmente, conseguimos finalizar esse processo de forma muito rápida e, mesmo assim, profunda. O resultado foi surpreendente, superando nossas expectativas”, relata Riffel.
A nova marca
O resultado desse esforço colaborativo foi um novo posicionamento para a doc9. A empresa transformou seu posicionamento de marca e de mercado, mudando seu logo para uma nova proposta, que define o novo momento e a ajuda a se posicionar como uma empresa de tecnologia jurídica.
“O processo foi verdadeiramente incrível, e ao final dos cinco dias, celebramos a revelação da nova identidade da doc9. Estamos extremamente satisfeitos com o resultado e orgulhosos do trabalho árduo que realizamos em um prazo tão curto”, define Kogevnikovs.
Apesar disso, a lawtech não deixou de lado suas raízes. Manteve seu nome “doc9”, trazendo os documentos, que registram a história, e o número 9, que representa o fim de um ciclo e o início de outro. Porém, o novo logo traz em si a inovação e a tecnologia, que fazem parte do DNA da doc9.
No contexto de facilitar a vida das pessoas, a nova marca é mais amigável, com lettering mais fluído e de fácil leitura. Ao mesmo tempo, traz elementos com características próprias, como cantos arredondados, que não são encontrados nas fontes originais.
O número nove também pode ser visto como um “PIN”, que representa a nossa capilaridade (comunidade) e localização no mundo (colaboradores), reforçando que estamos always on.
Ele é o ponto de partida e também o de chegada. Ele representa compartilhamento e conectividade, onde inúmeros pontos se conectam.
Na nova representação gráfica, é possível enxergar um número nove externo e um interno. Ao possuir uma abertura conectando o ambiente externo com o seu interior, traz a ideia de abertura para mudanças, transformações e estar pronto para o novo.
Por fim, a frase “Por uma vida com menos conflitos” reflete exatamente o novo objetivo da marca: trazer leveza e contribuir para a diminuição dos conflitos. Ela conecta a proposta de valor com a defesa de uma causa.
Além disso, a doc9 definiu uma estratégia de sub-marcas para englobar as novas marcas na área da saúde e da contabilidade, além de todas as próximas soluções que ainda irá desenvolver ou adquirir.
O novo logotipo representa a extensão .doc9, para poder ser desmembrado nessas sub-marcas. Assim, hoje a marca engloba as seguintes sub-marcas: Whom.doc9, audiências.doc9, diligências.doc9, eHealth.doc9 e cálculos.doc9.
“Com nossa marca, mais moderna e atual, esperamos nos comunicar melhor com nossos stakeholders e deixar ainda mais claro nosso propósito de trazer mais leveza para as relações interpessoais, por meio da melhoria de rotinas jurídicas, evitando a judicialização de conflitos e o consequente aumento de custos para as empresas”, define Riffel.
Perspectivas para o futuro
A mudança de marca da lawtech não é apenas sobre um logo, mas sobre uma nova doc9, focada em oferecer soluções para tornar as relações jurídicas mais leves em todas as áreas da sua vida!
“Como perspectiva futura de resultados está o reconhecimento da marca como uma empresa que oferece produtos jurídicos por meio de tecnologias inovadoras, facilitando a vida das pessoas em diferentes frentes e mercados”, conclui Ebbesen.
A nova marca já foi aplicada ao estande da doc9 na Fenalaw, às suas redes sociais e ao novo site da lawtech. Em breve, todas as frentes de comunicação estarão alinhadas com este novo posicionamento.
“Com essa mudança de marca, almejamos não apenas representar a evolução da doc9, mas também impulsionar a evolução das experiências legais para todos que cruzam nosso caminho. Porque se a vida é feita de relações jurídicas, que seja leve!”, completa Kogevnikovs.
Confira o novo manifesto da lawtech, que define quem a doc9 é. Uma empresa com a vocação de deixar a vida mais leve!
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Sobre doc9
A Doc9 é uma das maiores startups de tecnologia jurídica do Brasil. Responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a otimização da rotina jurídica, como o Whom, o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil.
A Doc9 possui uma plataforma centralizada de serviços como audiências, cálculos e outras diligências, por meio da qual atende mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todo o país.
Nossa missão é tornar a vida mais leve por meio de soluções inovadoras e tecnológicas.
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