Últimas notícias

Fique informado
Tokenização: transformação dos ativos físicos em digitais

Tokenização: transformação dos ativos físicos em digitais

12 de dezembro de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A tokenização possibilita o acesso a participação em uma empresa, projetos imobiliários, obras de arte, metais preciosos, entre outros

A tokenização da economia é um movimento irreversível e que está modificando os meios de captação e investimentos financeiros. De acordo com recente estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG), o mercado de tokenização de ativos poderá chegar a US$ 16 trilhões até 2030, o que significaria 10% do PIB global atual.

Não é de hoje que se discute o futuro das transações entre empresas e pessoas. No Brasil, uma startup de tecnologia nasceu com a missão de democratizar o acesso das pessoas a blockchain. Trata-se da C9, fundada em junho de 2021, responsável por criar a primeira criptomoeda do varejo para utilização imediata a C9 Coin.

Além das criptomoedas que podem ser utilizadas como investimentos, cashback no varejo como no caso da C9 Coin, a tokenização possibilita o acesso a participação em uma empresa, projetos imobiliários, obras de arte, metais preciosos, entre outros. Também existem ativos intangíveis que podem ser tokenizados, como NFTs, moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs), patentes, propriedades intelectuais, ações de empresas e royalties.

Para Thiago Ribeiro, co-fundador da C9, transformar ativos físicos tradicionais em ativos digitais está facilitando a negociação entre pessoas e empresas por meio da tokenização.

“Além de garantir uma enorme eficiência e agilidade por meio da transferência instantânea de bens e ativos tokenizados, temos ainda a vantagem de conseguir registrar de forma clara e imutável todas as informações relacionadas à cadeia de produtividade de uma empresa, desde a sua construção, até chegar aos consumidores”, explica. 

Foi com o ideal de democratizar o acesso aos ativos digitais que a C9 desenvolveu sua Plataforma Full Service, em que a moeda C9 Coin, diferentemente de outros criptoativos voltadas para investimentos, é transacionada como um cupom ou voucher de desconto tokenizado e funciona de maneira similar a um programa de milhagem, por isso ela é conhecida como CryptoBack (cashback em criptomoedas).

Atualmente, a C9 Coin pode ser usada em redes como Camisaria Colombo, La Baby e San Marzano e já soma mais de 39 mil holders (investidor) e mais de 175 mil transações diretas na blockchain.

Diferenciais tecnológicos e de usabilidade da Tokenização

O grande diferencial é que a Plataforma C9 conecta pessoas e empresas de forma direta e imediata na blockchain, sem intermediários, como uma Exchange, para realizar transações.

Outra aplicação trazida pela C9 está relacionada ao conceito da carteira digital online, também conhecida como e-Wallet.  

Desenvolvemos uma aplicação 100% online, na qual não é preciso o cliente baixar um app para poder receber ou utilizar seu Cashback. Assim que o cliente compra seu clube crypto de vantagens ou recebe um Cryptoback em uma compra, de forma automática nós criamos uma nova Wallet online vinculada ao celular do cliente e realizamos a transferência de suas C9 Coins para essa carteira”, finaliza Ribeiro.

O que é a tokenização e por que esse processo está tão em alta no mercado de criptomoedas

Biometria e Tokenização: a dupla dinâmica contra fraudes bancárias

Como aumentar a segurança dos ativos digitais no mercado financeiro. Por Jean Michel Guillot

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!