Unified Endpoint Management possibilita que os gestores definam políticas, ambientes de dispositivos e aplicações mais facilmente em TI
Por Otto Pohlmann
Com a evolução tecnológica dos dispositivos e dos sistemas operacionais, o cenário de gerenciamento de computadores e demais equipamentos móveis vem mudando rapidamente e impactando a dinâmica dos negócios.
À medida que mais usuários trabalham remotamente e as empresas incorporam a IoT, entre outras inovações no dia a dia, o gerenciamento unificado de endpoints evoluiu para solucionar os problemas que os departamentos de TI encontram para proteger e conectar esses ambientes.
Afinal, garantir a segurança de dados que trafegam nos dispositivos dos colaboradores e viabilizar a integração dos sistemas de maneira eficiente tem se mostrado um importante desafio nos últimos tempos, impulsionado pela transformação digital, é claro.
Não é à toa que o Unified Endpoint Management (UEM, em inglês) é uma tecnologia que pode agregar muito valor à rotina de qualquer organização.
O gerenciamento unificado de endpoints reduz a sobrecarga de conexão de sistemas ao diminuir custos e mitigar riscos. Na prática, implementar essa solução melhora a experiência dos usuários, a segurança, o controle e a agilidade de qualquer processo.
Entenda mais sobre essa inovação
Unified Endpoint Management possibilita que os gestores definam e enviem políticas, ambientes de dispositivos e aplicações mais facilmente.
É uma tecnologia centralizada e única para gerenciamento de endpoints que elimina integrações complexas entre diversos softwares e plataformas.
Por isso, o UEM deixa os dispositivos mais ágeis e com melhor linha de base. Com esse recurso, não é necessário compilar, comparar ou avaliar relatórios de diferentes fontes.
Entre suas funcionalidades estão: módulos de implementação de sistema operacional; Mobile Device Management (MDM) integrado; instalação e desinstalação de softwares; módulo compliance de acesso remoto; relatórios de auditoria e diversos; gerenciamento de patches; módulos de configurações; ferramentas de suporte; e inventário de máquinas.
Qual a sua importância?
O UEM potencializa o negócio ao entregar ferramentas inteligentes, automatizadas e integradas que minimizam problemas e atividades burocráticas.
Isso diminui consideravelmente a carga de trabalho e capacita os times de TI para solucionar problemas mais rapidamente, otimizando a produtividade e a segurança. Além disso, os custos são reduzidos de forma geral.
Principais vantagens
O UEM impacta positivamente as empresas e os usuários de diversas formas, aumentando a competitividade do negócio no segmento de TI.
No quesito segurança, por exemplo, garante que todos os dispositivos tenham as ferramentas de proteção adequadas instaladas, além de permitir que os gestores rastreiem e identifiquem facilmente atividades suspeitas em todos endpoints.
A tecnologia possibilita o monitoramento de um ambiente unificado, com ampla visão de todo o ecossistema envolvido, reduzindo custos, aumentando a capacidade de encontrar e solucionar problemas remotamente e otimizando a experiência de rede.
Além de fácil implementação e maior controle, uma plataforma UEM pode ser usada com diferentes sistemas, como iOS, Android, macOS, Windows e aplicativos de terceiros.
E, como se não bastasse, é possível também aplicar add-ons (módulos opcionais) para expandir ainda mais as utilidades que a tecnologia oferece às empresas.
Enfim, investir em um Unified Endpoint Management poderá alavancar o crescimento de qualquer negócio. O importante é optar por uma solução completa e com uma empresa de renome no mercado para contar com todo o suporte necessário.
Sobre o autor
Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores.
Fraudes impulsionam indústria de verificação de identidade
5 tendências para produtos digitais em 2023
Efeito Pix: O impacto de novas tecnologias no mercado de plataformas de gestão
Grupos de ransomware seguem como principal ameaça cibernética, revela ISH Tecnologia
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.