Com impacto direto na gestão dos negócios e no relacionamento com clientes, assinatura eletrônica estimula e consolida era digital no varejo físico e on-line
Com a Transformação Digital, o varejo sofreu diversos impactos e foi obrigado a evoluir no que diz respeito à inovação tecnológica. Porém, isso não tem se dado simplesmente com inovações em pontos de vendas, criação de e-commerce e aumento das vendas on-line, mas também no gerenciamento digital de transações e em relacionamento com fornecedores e parceiros.
Se por um lado as tecnologias permitem que as empresas ofereçam melhores experiências aos seus públicos, há também o desafio de aperfeiçoar processos do dia a dia.
Cada vez que um contrato de fornecedor necessita ser renovado, quando um consumidor precisa assinar algumas folhas de papel na loja para garantia estendida, ou cada vez que é necessário assinar um documento para receber ou enviar quaisquer mercadorias, o tempo perdido com impressoras, scanners, filas, gavetas, motoboys, correios, falhas de preenchimento e perda de material é imensurável.
Por isso, a DocuSign, empresa que atua em Digital Transaction Management (DTM), oferece a solução para impulsionar a Transformação Digital no varejo, gerando agilidade nas operações e economia para as empresas.
Com o uso da assinatura eletrônica, lojas e varejistas podem centralizar a gestão de seus documentos e processos de contratação, sejam operações de caixa, garantia estendida, confirmação de pedidos, ou mesmo compra de produtos, entrega de mercadorias e contrato com fornecedores.
O comprador também é impactado pela assinatura eletrônica. Com o uso da solução, o consumidor é apresentado a uma experiência totalmente diferente, sem pilhas de papel e sem a necessidade de assinar dezenas de vias diferentes para a mesma finalidade.
“O varejo só tem a ganhar com as inovações tecnológicas, portanto, faz-se necessário manter uma atenção especial às novidades para estar sempre à frente da concorrência. Nossa plataforma oferece agilidade e diferencial competitivo aos varejistas, que passam a gerir melhor seus negócios a partir de um maior controle de seus contratos, além de permitir com que assinem documentos a qualquer momento e em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo móvel”, comenta Marco Américo D. Antônio, vice-presidente de operações Latam da DocuSign.
Ao mesmo tempo em que oferece mecanismos para as empresas se tornarem mais organizadas e ágeis, a assinatura eletrônica permite que as lojas reduzam despesas, já que reduz o uso de papel, impressora e transporte de documentos físicos, e ampliem a receita, pois o tempo gasto com essas atividades burocráticas podem ser revertidos para o desenvolvimento dos negócios.