Últimas notícias

Fique informado

10 tendências para a cobrança digital e omnicanalidade em 2024

26 de dezembro de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Operações cada vez mais digitais nos leva para a realidade da omnicanalidade, que permite utilizar diferentes canais

Por Eduardo Tambellini, Consultor de Negócios da FICO

Eduardo, Consultor de Negócios da FICO

Diversos setores foram impactados por essa mudança, e o segmento de cobrança, que já vinha desde o início da década de 2000 expandindo o uso de dispositivos móveis e facilitando o acesso à comunicação instantânea com os credores, foi um dos que mais se reinventou.

Tudo começou com o SMS, que substituiu as cartas de cobrança, reduzindo assim os custos operacionais.

Agora, as operações cada vez mais digitais nos leva para a realidade da omnicanalidade, que permite utilizar canais de acordo com a preferência ou necessidade dos clientes. Mas o que vem pela frente?

Compartilho aqui as tendências da cobrança digital para 2024 e as  melhores práticas que observo no mercado:

1. Mais Automatização e integração com Inteligências Artificiais:

A IA já conquistou seu lugar  na cobrança e, sem dúvida, teremos uma maior integração da IA para melhorar, scripts e a eficiência nas operações de cobrança, por exemplo, incluindo chatbots mais avançados e automação de processos.

2. Hiperpersonalização das interações:

Implementação de estratégias de cobrança mais personalizadas e utilizando dados analíticos e do open finance para determinar abordagens de acordo com o perfil e comportamento do devedor, inclusive direcionando melhores condições de ofertas e negociações.

3. Finalmente maior uso das Redes Sociais:

O uso de redes sociais já existe, porém ainda de forma tímida. Sem dúvida, veremos em 2024 a expansão da presença nas redes sociais para oferecer suporte e interagir com os devedores, tornando a cobrança mais acessível e transparente.

4. Ainda mais Pagamentos Instantâneos:

Segundo levantamento da Febraban, no primeiro semestre de 2023, o PIX foi de longe o meio de pagamento mais utilizado pelo brasil seeiro, representando 93% de todas as transações bancárias, ficando a frente de cartão de crédito, débito, TED/DOC/TEC, cheques e boletos. Para 2024, veremos a adoção de pagamentos instantâneos de forma mais ampla, proporcionando aos devedores opções de pagamento mais rápidas e convenientes. 

5. Ganhos em Segurança:

A digitalização, ao mesmo tempo que oferece benefícios, traz junto a incidência de fraudes e muitos golpes. Portanto, os  investimentos em tecnologias de segurança para proteger informações sensíveis durante as operações de cobrança e no processo de pagamentos, ou  ainda na identificação do número do contato da cobrança estarão em alta.

6. Experiência do Usuário Aprimorada:

Cada vez mais o conceito da omnicanalidade permitirá que o cliente seja o dono e o orquestrador da sua experiência junto às plataformas de cobrança digital, a omnicanalidade deixará de ser uma opção e passará a ser uma necessidade.

7. Analytics Preditiva e Análise de Sentimentos:

Algo já iniciado em anos anteriores, porém utilizado de forma tímida, são os recursos de  análises preditivas que permitem  antecipar comportamentos de pagamento e análise de sentimentos para compreender as emoções dos devedores durante as interações digitais.

8. Colaboração com Fintechs:

Fintechs  e empresas de cobrança trabalharão em conjunto para aproveitar as inovações tecnológicas emergentes e melhorar os processos de cobrança.

9. A necessidade de aderir a novas regulamentações:

O ano de 2023 trouxe novas regulamentações a fim de garantir uma melhor qualidade nas interações entre o credor e o devedor. A atenção à conformidade regulatória em operações de cobrança digital deve ser ainda maior, em especial com a implementação de tecnologias que garantam a conformidade com normas de privacidade e segurança.

10. Expansão da Omnicanalidade:

Como já reforçado acima, o crescimento na integração de diversos canais de comunicação para criar uma experiência verdadeiramente omnicanal, permitindo que os devedores escolham o canal de sua preferência para interações.

Importante dizer que vivemos um momento de altas transformações e do surgimento de novas tendências que sem dúvida nenhuma trarão ainda mais novidades no mundo digital.

A única certeza é que a digitalização é um novo momento e somente crescerá nos próximos anos.

Programa Desenrola Brasil: IA auxilia na prevenção de fraudes

Previsões para serviços financeiros em 2024: 12 tecnologias e tendências

A importância da conexão humana na Era da Inteligência Artificial

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!