Segundo a reportagem de Glauce Cavalcanti – Jornal O GLOBO, o ataque sofrido pela varejista em fevereiro e que paralisou suas plataformas de ‘e-commerce’ afetou desempenho do 1º trimestre
O ataque hacker sofrido pela Americanas em fevereiro deste ano resultou em uma perda de R$ 923 milhões em vendas, segundo o relatório de resultados divulgado nesta sexta-feira pela varejista.
As perdas são citadas no item “incidente de segurança” ocorrido nos dias 19 e 20 de fevereiro, de acordo com a companhia, quando todos os ambientes de comércio
A instabilidade nas operações se arrastou por ao menos cinco dias, tirando do ar os sites de Americanas, Submarino e, na sequência, também de Sou Barato e Shoptime.
A rede física permaneceu operando, embora as entregas em curso naquele momento tenham ficado restritas aos pedidos feitos antes do incidente.
Após a normalização das operações, no dia 24, a Americanas ampliou horários de atendimento ao cliente para normalizar processos e vendas.
No relatório, a companhia informa que sua plataforma de e-commerce apresentou crescimento de 20% em volume de vendas no primeiro trimestre do ano —após alta de 89% em igual período de 2021 —apesar do incidente de segurança de fevereiro.
Admite, contudo, que o ataque hacker teve impacto negativo nesse desempenho. “Desconsiderando os efeitos do período de indisponibilidade do e-commerce, estimamos que o crescimento teria sido de 30%”, diz o documento.
Na época, o problema levantou preocupações entre os consumidores e usuários das plataformas digitais da Americanas, temendo vazamento de dados. A companhia voltou a afirmar que “não há evidências de outros danos”, além da suspensão do e-commerce, em razão do ataque hacker.
Pela importância do digital para a Americanas, a companhia reforçou ainda que fusões e aquisições integram sua estratégia de crescimento inorgânico.
Fonte: Reportagem de Glauce Cavalcanti – Jornal O GLOBO
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