Segundo relatório, o comércio através do ambiente deve impulsionar os gastos de varejo em tecnologia da IoT para US $ 5,3 bilhões
Artigo produzido por: ABINC
Um artigo de Pamela Kokoszka no site Retail Insight Network informa que o comércio através do ambiente – que combina tecnologia com o espaço físico associado a lojas de varejo – oferece aos consumidores uma nova maneira de fazer compras e, de acordo com a GlobalData, promete ser uma tecnologia de varejo que mudará o jogo.
O comércio através do ambiente descreve uma nova forma de compras que utiliza sensores acoplados à inteligência artificial (IA), para permitir compras sem atrito, e permite que os varejistas entendam melhor os hábitos de compra dos clientes, aproveitando os dados gerados por dispositivos móveis, sites de comércio eletrônico e aparelhos inteligentes para fazer recomendações de compra.
O relatório mais recente da GlobalData, “Ambient Commerce”, prevê que a Geração Z, que consiste de 2,3 bilhões de “nativos digitais” nascidos depois de 1995, escolherá cada vez mais o comércio através do ambiente como uma forma de comprar coisas.
Os gastos com dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) e com software e serviços de IoT do setor de varejo serão impulsionados pelo comércio através do ambiente.
A pesquisa prevê que, até 2020, o setor de varejo gastará US$ 5,3 bilhões em software e serviços de IoT, acima dos US$ 2,7 bilhões em 2018.
Nos próximos dois anos, segundo o relatório, o setor de varejo emergirá como o quinto maior comprador de software e serviços de IoT, depois dos setores de governo, transporte, serviços públicos e manufatura.
O principal analista da GlobalData para pesquisa temática de tecnologia, Ed Thomas, disse que: “Os mundos do varejo online e offline estão se fundindo e o comércio através do ambiente fica no meio. É por isso que a Amazon e a Alibaba, varejistas online dominantes do mundo, investiram bilhões na aquisição de participações em varejistas físicos. Tendo conquistado uma posição física na principal rua da cidade, esses varejistas agora estão aumentando a experiência de varejo experimentando o comércio através do ambiente nas lojas”.
Alguns dos líderes de varejo em todo o comércio através do ambiente incluem Amazon, Alibaba, JD.com, Walmart e Kroger.
A Amazon lançou as lojas Amazon Go, que oferecem uma visão de comércio sem atrito, oferecendo um serviço “pegue e vá”, que é possível com a implementação de visão computacional, sensores e tecnologias de aprendizado de máquina em um espaço físico.
Enquanto isso, as lojas Hema da Alibaba oferecem aos compradores uma experiência de “novo varejo”, que permite que os clientes usem seus aplicativos para smartphone, combinados com códigos QR para comprar.
Thomas acrescentou: “Podemos esperar muito mais alianças estratégicas e fusões e aquisições, à medida que as empresas do velho mundo buscarem aderir ao novo mundo do ambiente, e os insurgentes ampliarem suas bases e completarem suas infraestruturas tecnológicas”.
Em junho, a H & M lançou espelhos ativados por voz em sua Times Square, New York Flagship. Não há telas sensíveis ao toque, botões e nem digitação, o espelho pode tirar selfies, fazer recomendações de estilo por meio de comandos de voz.
Fonte: ABINC
GTS de Segurança e Jurídico da ABINC discutem IoT no evento realizado na Deloitte