O Itaú Unibanco, por meio do Conexão Itaú, esteve com uma delegação de cerca de 50 pessoas na NRF, maior feira internacional de varejo do mundo
O Itaú Unibanco, por meio do Conexão Itaú – maior programa de parcerias com empresas que oferecem soluções de tecnologia para varejistas do Brasil – esteve com uma delegação de cerca de 50 pessoas na NRF, maior feira internacional de varejo do mundo, onde são apresentadas anualmente as principais inovações e tendências do setor. O evento aconteceu entre 12 e 14 de janeiro em Nova York, nos Estados Unidos.

O grupo Conexão Itaú para a NRF 2025 contou com proprietários ou sócios de software houses parceiras, que buscaram ampliar conhecimentos e gerar conexões. Entre os representantes estavam os responsáveis por empresas como Alterdata, Sysmo Sistemas, Procfit e Siqueira LBC Sistemas.
A delegação participou de uma extensa programação desenhada em conjunto com o curador Mauricio Benvenutti – escritor, professor, palestrante, empreendedor e fundador da StartSe, que incluiu atividades focadas em dois eixos principais: capacitação e networking.
As atividades incluíram visita guiada à feira, participação em seminários e workshops, visitas técnicas e jantares exclusivos para troca de experiências e networking com grandes players que atuam no varejo – como Positivo, Fexco, Verifone, AWS, Mastercard, Adobe e Palo Alto Networks.
“A principal tendência observada na NRF 2025 é a inteligência artificial aplicada ao varejo. O papel da IA na transformação do varejo é como o da internet na transformação do mundo há 25 anos. Ela veio para ficar, traz grande eficiência e uma série de atributos extremamente relevantes para o varejista atual. Sua aplicação, que é o que vamos ver muito na NRF 2025, está alinhada ao desempenho, ao desejo e à experiência do cliente, no que diz respeito à relação entre varejista e consumidor. Como tendência, vemos uma tendência muito clara das equipes de alta performance serem compostas por humanos e máquinas, em todos os segmentos. O varejista do futuro precisa estar extremamente alinhado às tendências tecnológicas para aplicar no seu negócio”, explica Mauricio Benvenutti ao comentar as tendências da aplicação da IA no varejo que serão abordadas na NRF.
Para Angelo Russomanno, Diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco, um dos executivos que esteve na comitiva, a iniciativa de organizar uma agenda especial para parceiros e clientes na NRF – a mais importante feira de varejo do mundo – fortalece o papel do banco em propiciar conhecimento de qualidade e apoiar o crescimento das empresas.
“O Itaú e os empresários do Conexão tem um objetivo comum, ajudar o pequeno e médio empreendedor brasileiro a crescer e prosperar. Além de propiciar futuros negócios entre as empresas, o Conexão Itaú oferece uma programação anual com eventos, fóruns e conteúdos direcionados para capacitação e networking, formamos um ecossistema robusto onde todos ganham e se apoiam. Isso se torna ainda mais valioso quando o relacionamento é intensificado em uma feira específica para o setor, um ambiente que ajuda desenvolvimento e olhar estratégico para o futuro”, comenta.
Além da delegação própria, o Itaú Unibanco também patrocina a BTR Varese, comemorando este ano o 10º ano de parceria. A BTR é uma das delegações brasileiras mais antigas na NRF, levando quase 200 executivos para a feira.
Fez parte desta programação uma palestra no Harvard Club com Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco – na qual ele falou sobre a transformação digital e cultural que tem sido conduzida no banco para manter-se competitivo e alinhado às novas necessidades de seus clientes, além do papel das disciplinas de dados, tecnologia, design e produtos nesse processo e os resultados dessa jornada.
Na BTR, o Itaú se destacou como o player que oferece uma plataforma completa de produtos e serviços para as empresas, com foco na assessoria e na segurança.
O Conexão Itaú funciona como um hub de inovação em soluções de negócios para empresas varejistas, reunindo mais de 100 parceiros de automação comercial, integradores e software houses de todo o país. São mais de 20 ramos atendidos com soluções completas e diferenciadas.
Participar do Conexão Itaú contribui para que aumentem sua proposta de valor plugando ao seu portfólio as soluções do banco em adquirência, antecipação de recebíveis, abertura de contas, ofertas de crédito, Pix e outros serviços.
Inovação – Cubo Itaú na NRF
Cerca de 15 membros da comunidade do Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina que conecta startups, corporações e fundos de investimento, também estiveram presentes no evento para acompanhar as discussões e trazer soluções baseadas em tecnologia para desafios do mercado brasileiro.
Entre os presentes na NRF, startups como a Looqbox, solução de business intelligence que nasceu no varejo e usa inteligência artificial para responder perguntas sobre indicadores de negócios de forma mais ágil e simples; a Pós Controle, que consiste em um sistema de PDV embarcado em máquinas de cartões de crédito modelo smart e desta forma, além de redução de custos da operação, fornece um PDV com mobilidade total dentro ou fora da loja física; e a Instaleap, plataforma que integra plataformas on e offline, além de digitalizar as tarefas seguintes de separação, empacotamento até a entrega para o cliente final, resultado em um controle da operação de maneira centralizada.
Além disso, dia 04 de fevereiro, a partir das 08h30, o Cubo, em parceria com a HiPartners, fundo de Venture Capital focado em retailtechs com o objetivo de alavancar empreendedores que geram impacto no varejo brasileiro, realiza o Download da NRF Big Show 2025, em que especialistas trazem os destaques e aprendizados mais relevantes do evento realizado em Nova Iorque.
Sobre o Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e temos mais de 70 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 24ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999.
5 tendências que prometem transformar o varejo em 2025
NRF 2025: varejo prova que os dados são o combustível fundamental da IA Generativa
em 2025 O Crypto ID é partner de Mídia dos evento:
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia!
Muitos artigos interessantes sobre soluções para segurança e identificação digital aplicadas no segmento do Varejo e E-Commerce são publicadas aqui no Crypto ID. Confira aqui!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!