A Agentforce inclui novas habilidades pré-construídas para varejistas que auxiliam em tarefas de gerenciamento de pedidos, compras guiadas, agendamento de compromissos e programas de fidelidade
A Salesforce, CRM de IA nº 1 do mundo, lançou hoje duas inovações baseadas em IA para varejistas: Agentforce para varejo e Retail Cloud com PDV moderno, ajudando os associados de lojas, representantes de atendimento ao cliente e comerciantes digitais a amentarem a produtividade e as vendas, ao mesmo tempo em que oferecem experiências de compra mais personalizadas.
O Agentforce para varejo inclui uma nova biblioteca de habilidades de agente pré-construídas, facilitando para os varejistas a construção de agentes de IA que automatizam tarefas demoradas, como gerenciamento de pedidos e agendamento de compromissos, e implantam a personalização rápida do comprador em escala.
Já o novo Retail Cloud da Salesforce com PDV moderno é um sistema baseado em nuvem que reúne dados de compras online e offline em uma única plataforma, dando um único ponto de entrada para atender melhor e mais rápido os compradores com PDV móvel, atendimento ao cliente, corredor infinito, carrinho misto e atendimento omnichannel, gerenciamento de estoque e muito mais.
Novidades:
O Agentforce para varejo possibilita e facilita o gerenciamento de pedidos, compras guiadas, agendamento de compromissos e criação de promoções de fidelidade. Além disso, torna os agentes de IA confiáveis e autônomos parte de todas as equipes, aumentando a capacidade dos funcionários de marketing, comércio, merchandising e operações de loja com colegas de equipe digitais que lidam com tarefas complexas com precisão, exatidão e personalização.
O trabalho digital escalável ajudará os varejistas a atingirem novos níveis de produtividade – respondendo às perguntas dos clientes em tempo real, modificando pedidos, emitindo devoluções, gerenciando estoque, agendando consultas e até mesmo coordenando com provedores de transporte, tudo sem intervenção humana.
Essas novas habilidades do Agentforce são projetadas para liberar mais capacidade para atender os clientes, reduzir custos e aumentar a conversão de vendas, complementando as habilidades já existentes e disponíveis para comerciantes, profissionais de marketing e representantes de atendimento ao cliente. Elas incluem:
- Habilidades de comércio para gerenciamento de pedidos: trazem o atendimento de pedidos para o Agentforce, permitindo que os varejistas ofereçam opções de atendimento de pedidos de autoatendimento que reduzem custos e aumentam a fidelidade do cliente. Com essas novas habilidades, os clientes podem atualizar as informações do pedido por meio de conversação, como detalhes de pagamento ou envio, lidar com trocas ou consultar rapidamente o status do pedido no canal de sua preferência.
- Habilidades para compras guiadas: ajudam os varejistas a escalar serviços de concierge personalizados individuais para proporções digitais, com novas habilidades para compras guiadas. Os compradores podem usar linguagem natural para obter recomendações de produtos de um agente calculado pelo Agentforce e baseado em dados de clientes, estoque e operacionais. Novas ações permitem que os clientes pesquisem produtos, adicionem itens ao carrinho e finalizem a compra por meio de conversação.
- Habilidades de serviço de campo para agendamento de compromissos: auxiliam os representantes de serviço a facilitarem as reservas de compromissos para entregas, instalações ou consultas, com tecnologia de agendamento baseado em IA e atualizações de disponibilidade em tempo real.
- Habilidades de marketing para criação de promoção de fidelidade: auxiliam os profissionais de marketing na criação e revisão de promoções de fidelidade com prompts de conversação baseados em dados de clientes, PDV e segmentação, resultando em conteúdo de e-mail mais personalizado e linhas de assunto que aumentam o engajamento do cliente.
A Salesforce também está apresentando o Retail Cloud com PDV moderno, que equipa os varejistas com um PDV baseado em nuvem fácil de usar. Este sistema reúne dados de compras e estoque online e offline em uma única plataforma, garantindo uma única ferramenta para atender melhor e mais rápido os consumidores. Os recursos incluem:
- Atendimento ao cliente, gerenciamento de estoque, corredor infinito e IA integrada alimentada por dados de compradores e estoque em tempo real: os associados podem criar e modificar perfis de compradores que capturam o histórico de compras, preferências e status de fidelidade; visualizar e atualizar o estoque em armazéns, canais de comércio e cadeia de suprimentos; agir sobre análises de dados de desempenho omnichannel de clientes, pedidos, estoque e vendas; e ativar a IA para assistência de voz, análise de fraude de devolução e recomendações personalizadas de produtos.
- Carrinho misto e atendimento omnichannel: oferecem aos compradores mais opções de entrega e troca, reduzindo os custos da cadeia de suprimentos: uma arquitetura de carrinho omnichannel permite que cada item de linha tenha seu próprio método de atendimento, oferecendo um único “carrinho misto” com as preferências de atendimento do cliente, incluindo comprar online e retirar na loja, comprar online e devolver na loja e troca omnichannel.
- Design mobile-first e modo offline seguro: liberam os associados do caixa: o software com capacidade offline permite checkouts em qualquer lugar onde os compradores estejam prontos. As transações de pagamento são criptografadas e armazenadas, prontas para serem processadas quando um associado se reconecta, permitindo que as vendas ocorram durante uma perda de internet, atividade remota e ao ar livre ou pico de atividade de compras.
- Integrações da Salesforce e CMS sem código: colocam os varejistas em funcionamento rapidamente: as integrações com o Salesforce Commerce Cloud, Order Management e Service Cloud permitem que os varejistas acessem rapidamente insights de dados do cliente, gerenciamento de pedidos, sincronização de carrinho, gerenciamento de informações do produto e muito mais. O CMS baseado em nuvem usa recursos intuitivos de arrastar e soltar para adaptar a interface à marca exclusiva de cada loja.
Retail Cloud + Agentforce aumentam a produtividade da força de trabalho em equipes de front-office e back-office: os agentes de IA têm o melhor desempenho quando baseados em dados precisos e atualizados de clientes e operacionais. Para desbloquear esse valor, os varejistas precisam de soluções que possam unificar, agir e escalar dados de atividades de compras online e offline.
Com o Salesforce Modern POS e o Data Cloud, os varejistas podem harmonizar dados e metadados de sistemas de loja, comércio, marketing, serviço e fidelidade para dar aos funcionários e associados uma visão unificada e quase em tempo real da atividade em toda a jornada do comprador. Os varejistas agora podem usar o Agentforce, com Retrieval Augmented Generation (RAG) aprimorado, para recuperar e agir sobre esses dados e fornecer respostas precisas, engajamentos personalizados e oportunidades de upsell a cada interação com o comprador.
Por que isso importa: em um estudo da Salesforce, 81% dos executivos de varejo dizem que processos e tecnologia ineficientes drenam a produtividade dos associados. Os associados de loja sozinhos fazem login em mais de 16 aplicativos e sistemas diferentes por dia, deixando quase 78% dos associados de loja sem uma única visão acionável de seus compradores – resultando em perda de produtividade e experiências de compra fragmentadas.
“Juntos, o trabalho digital alimentado por IA e um PDV moderno podem desbloquear uma nova escala de capacidade operacional para os varejistas. Com essas habilidades mais recentes do Agentforce para varejo e um sistema de PDV intuitivo baseado em nuvem, a Salesforce está ajudando os varejistas a oferecerem experiências de compra perfeitas e unificadas nos reinos físico e digital do varejo que impulsionam os avanços de produtividade e o crescimento dos negócios em toda a sua empresa” afirma Nitin Mangtani, vice-presidente sênior e gerente geral de varejo da Salesforce.
Disponibilidade:
- Habilidades de comércio para compras guiadas (pesquisa de produtos, recomendações de produtos, adicionar ao carrinho, novo pedido e WISMO) estarão geralmente disponíveis em março de 2025.
- Habilidades de comércio para gerenciamento de pedidos estarão geralmente disponíveis em março de 2025.
- Habilidades de serviço de campo para agendamento de compromissos estarão geralmente disponíveis em fevereiro de 2025.
- Habilidades de marketing para criação de promoção de fidelidade estarão geralmente disponíveis em fevereiro de 2025.
- Retail Cloud com PDV Moderno estará geralmente disponível no primeiro trimestre de 2025.
- Raciocínio aprimorado e RAG estarão geralmente disponíveis em fevereiro de 2025.
Quaisquer serviços ou recursos não lançados mencionados aqui não estão disponíveis atualmente e podem não ser entregues no prazo ou nunca. Os clientes devem tomar suas decisões de compra com base nos recursos que estão atualmente disponíveis.
Sobre a Salesforce
A Salesforce ajuda organizações de qualquer tamanho a reimaginar seus negócios para o mundo da IA. Com o Agentforce, a plataforma confiável da Salesforce, as organizações podem reunir humanos com agentes para impulsionar o sucesso do cliente – com tecnologia de IA, dados e ação.
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