Especialista destaca estratégias para proteger o comércio online de ataques hackers
Uma pesquisa da Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS revelou que o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% nos próximos três anos. Segundo o levantamento, as vendas do e-commerce no Brasil, por sua vez, devem avançar 95% até 2025.
Toda essa movimentação também reforça a atenção para a segurança dos clientes no ambiente digital e requer um olhar minucioso dos varejistas para que seus consumidores possam navegar com tranquilidade.
“É cada vez mais essencial buscar meios de proteção que tragam segurança aos usuários e às lojas. Proporcionar uma experiência de consumo positiva também passa pela segurança e esse quesito também é fundamental para a sustentabilidade dos negócios em um meio tão competitivo”, destaca Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint – sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza.
Pensando nisso, Rodrigo traz dicas para que lojistas possam trabalhar de forma segura e conquistar a confiança dos clientes:
1. Mantenha seus sistemas atualizados
Isso inclui todos os softwares utilizados no negócio e assim você preserva sua loja contra possíveis invasões digitais;
2. Utilize senhas fortes
Lembre-se sempre de incluir caracteres diversificados entre números, letras ou símbolos. Isso pode dificultar o acesso de invasores;
3. Adote certificados de segurança
Eles são fundamentais para proteger a comunicação entre o cliente e o servidor, garantindo que a transação ocorra sem riscos.
São os protocolos de segurança SSL/TLS – TLS – Transport Layer Security, o protocolo que substituiu o SSL – Secure Sockets Layer.
4. Invista em Blockchain
Blockchain é uma tecnologia é uma espécie de banco de dados descentralizado contendo as transações ou interações realizadas entre as partes envolvidas.
Esse recurso distribui as informações em blocos de registro que são ligados uns aos outros, criando um banco de dados permanente e à prova de violações;
5. Escolha uma plataforma segura
Os sistemas disponíveis possuem diferentes graus de estabilidade no que se refere à segurança. Esse quesito deve ser avaliado de forma criteriosa na escolha da plataforma a ser adotada.
Sobre a SmartHint:
Fundada em 2017, a SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu e tem como foco principal elevar a experiência de compra on-line. Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como “vendedores virtuais” e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar, em média, em 30% as vendas online das marcas. A SmartHint trabalha com mais de 25 segmentos e possui integração com mais de 35 plataformas de vendas pela internet. Suas ferramentas geraram R$620 milhões em vendas em 2020 e entre seus milhares de clientes estão empresas como Multilaser, Philco, Wine, Lego, Kabum, Kipling, Colcci e Diesel.
Segurança no e-commerce: 5 dicas para proteger sua loja virtual
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.