Não faz tanto tempo que a simples existência do e-commerce no dia a dia do cliente era uma inovação por si só
Por Thiago Mazeto
Não faz tanto tempo que a simples existência do e-commerce no dia a dia do cliente era uma inovação por si só. E essa percepção não era por menos: a possibilidade de usufruir do ambiente online para realizar compras de diversos produtos, com pagamentos e entregas realizadas de forma segura, é um marco fundamental na transformação do comportamento e das expectativas de qualquer consumidor.
Quando muitos não pensavam que o varejo levaria mais tempo para inovar, surgem as redes sociais, marketplaces e aplicativos adaptados a uma realidade mobile, capazes de acelerar ainda mais o compartilhamento de informações e o potencial de interação entre pessoas, organizações e marcas. O desafio, a partir deste ponto, passou a se concentrar no desenvolvimento de estratégias capazes de atingir o público com mais assertividade.
Todas estas estratégias podem ser traçadas com o uso das integrações destas plataformas de e-commerce com outras ferramentas fundamentais para o dinamismo das vendas online. Estas integrações são realizadas por meio de sistemas e APIs que otimizam a gestão de uma série de operações presentes no comércio virtual, como meios de pagamento, sistemas de segurança e anti-fraude, marketing, redes sociais, logística, e sistemas de ERP, estes são apenas alguns exemplos.
Munido das tecnologias adequadas, é possível que estes PMEs consigam se comunicar de forma adequada com diversos públicos e oferecer seus produtos em redes sociais como o Facebook e Instagram, por meio da estratégia de social commerce. Além de fazer da ferramenta uma vitrine, as parcerias permitem que o empreendedor realize campanhas, direcione anúncios e atualize descrições, preços e outros aspectos de forma automática.
Grande parte da importância das integrações está na percepção de que o lojista não precisa arcar com todos os desafios da digitalização sozinho ou de uma vez só. A presença destes parceiros em seu dia a dia permite que ele possa concentrar esforços específicos em determinadas ações e direcionar as funções de seus colaboradores para outras atividades, equilibrando os esforços cotidianos e garantindo que a jornada digital seja próspera e proveitosa para quem vende e para quem compra.
Sobre o autor
Thiago Mazeto é CEO da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, sendo responsável pelas áreas de marketing, comercial, novos negócios, sucesso do cliente e experiência do cliente. Com ampla experiência no varejo, Thiago tem know-how em growth hacking, marketing digital de performance, branding e gestão de pessoas, além disso, tem MBA em Empreendedorismo, Gestão e Marketing pela PUC-RS.
Sobre a Tray
Com 19 anos de história, a Tray – unidade de e-commerce da Locaweb – é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp. Para mais informações, acesse
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