Últimas notícias

Fique informado
8 artigos sobre gerenciamento de chaves escritos pela EVAL Tecnologia – Ouça

8 artigos sobre gerenciamento de chaves escritos pela EVAL Tecnologia – Ouça

09/10/2019

Por que a criptografia e o gerenciamento de chaves são tão importantes? Existem vários fatores que serão utilizados pelas empresas para decidir se devem implementar o gerenciamento de chaves.

Vamos mostrar as três principais

– Os regulamentos de conformidade.

 – A tolerância ao risco.

 – A redução de custos

Gerenciamento de chaves, como o próprio nome diz, refere-se a gestão de chaves criptográficas dentro de um sistema criptográfico. Ele lida com a geração, troca, armazenamento, uso e substituição de chaves, conforme necessário, no nível do usuário.

Um sistema de gerenciamento de chaves também incluirá servidores-chave, procedimentos e protocolos do usuário, incluindo design de protocolo criptográfico. A segurança do sistema criptográfico depende de um gerenciamento de chaves bem-sucedido.

Aliás, no blog da E-VAL, o tema de gerenciamento de chaves foi abordado em várias publicações. Sempre com o objetivo de ajudar entender os conceitos por trás deste assunto e, principalmente, para tirar suas dúvidas.

Por isso, separamos os oito principais artigos publicados em nosso site. Assim, você poderá, de forma fácil e rápida, ter o entendimento necessário para dar início ao projeto de implantação de gerenciamento de chaves em sua organização.

Não perca mais tempo e comece já a criar uma base sólida a respeito do tema.

8 posts fundamentais para entender tudo sobre gerenciamento de chaves

O gerenciamento de chaves cobre o ciclo de vida completo do uso das chaves criptográficas. Ele vai desde momento em que a chave se torna operacional até a sua eliminação. Seguindo essa linha vamos apresentar nossa lista de artigos em uma ordem que facilitará seu entendimento.

  1. Gerenciamento de chaves: Excel x software

Sim, ainda existem empresas que utilizam a ferramenta Excel para realizar o gerenciamento das chaves de criptografia. Longe de desmerecer a ferramenta e seus recursos, entretanto, para as organizações que buscam crescimento em plena era da Transformação Digital é preciso ir além.

No artigo “Gerenciamento de chaves: Excel x software”, mostramos quanto o planejamento estratégico e a gestão empresarial são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Provando que não temos nada contra a ferramenta Excel, apresentamos logo no início do artigo como esse recurso é importante para o gerenciamento de uma organização.

Entretanto, existem desafios que inviabilizam o uso de planilhas eletrônicas no gerenciamento de chaves, principalmente para as empresas que tem a proteção de dados como uma prioridade.

  1. Criptografia de dados e gerenciamento de chaves

No artigo “Criptografia de dados e gerenciamento de chaves”, vamos revisar conceitos básicos importantes de criptografia de dados, apresentando aspectos fundamentais que precisam estar consolidados para qualquer projeto de implantação de gerenciamento de chaves.

Apesar de não ser novidade para muitos profissionais técnicos, em especial na área de proteção de dados, ter essa visão detalhada de todo o processo de criptografia e gerenciamento de chaves padroniza o conhecimento a respeito do tema e serve de pontapé inicial para os próximos passos.

  1. Por que o gerenciamento de chaves parece ser tão difícil?

Sem dúvida, o gerenciamento de chaves não é algo considerado trivial para uma organização, independente do seu segmento e porte.  Porém no artigo “Por que o gerenciamento de chaves parece ser tão difícil?”, mostramos quais são os principais desafios e como resolvê-los de forma assertiva e ágil. Certamente é uma leitura obrigatória para todos que buscam entender o que vem pela frente no processo de implantação de gerenciamento de chaves.

  1. Relatório: como o mercado está investindo em gerenciamento de chaves

Contra números não há argumentos. E por isso, no post “Relatório: como o mercado está investindo em gerenciamento de chaves”, apresentamos dados importantes publicados em um estudo publicado pela Grand View Research, empresa de consultoria e pesquisa de mercado com sede nos EUA, mostrando dados interessantes que indicam o porque do mercado estar investindo em gerenciamento de chaves.

Além disso, podemos ver porque o investimento no mercado de gerenciamento de chaves corporativas deve crescer nos próximos anos, movimentando investimento superiores ao valor de US$ 2.300,00 milhões até 2022.

  1. Saiba mais sobre armazenamento de certificados digitais

Ainda reforçando conceitos e tirando dúvidas sobre gerenciamento de chaves, no artigo “Saiba mais sobre armazenamento de certificados digitais”, mostramos a importância da proteção dos certificados digitais através de diferentes formas de armazenamento.

Além disso, apresentamos nesta publicação os ataques baseados na confiança, seus impactos no armazenamento de certificados digitais e como eles acontecem. Leitura muito importante no processo de implantação do gerenciamento de chaves no aspecto da segurança da informação e no atendimento aos requisitos regulatórios.

  1. Por que você deve gerenciar chaves criptográficas?

E se por acaso restou alguma dúvida sobre gerenciamento de chaves, na publicação “Por que você deve gerenciar chaves criptográficas?”, são apresentados aspectos desde a criação das políticas de segurança, padronização de processos e outros pontos importantes que não podem ser esquecidos em seu projeto de implantação de gerenciamento de chaves.

Afinal, o gerenciamento de chaves criptográficas é um desafio, mas não é impossível. Além disso, a gestão criptográfica bem-sucedida no mundo corporativo exige boas práticas em várias frentes de desenvolvimento.

  1. A verdade que ninguém nunca contou a você sobre perda de chaves

Em um artigo bem interessante, a E-VAL aborda no post “A verdade que ninguém nunca contou a você sobre perda de chaves”, que apesar do entendimento sobre a importância do armazenamento das chaves de criptografia com segurança, de forma protegida e recuperável, a realidade é outra nas empresas e você deve saber como termina a história quando ocorre a perda de chaves.

São pontuados no artigo tópicos relacionados ao armazenamento e backup, os impactos para a exposição de dados de pessoas e empresas e, por fim, situações comuns que levam a perda de chaves criptográficas.

  1. O que é um HSM e como ele funciona?

E para finalizarmos a nossa lista sobre gerenciamento de chaves, no artigo “O que é um HSM e como ele funciona?”, vamos mostrar o conceito sobre Hardware Security Module (HSM), com informações sobre como funciona, suas funções, aplicabilidade, padrões e características principais.

Ao final, você terá o entendimento completo sobre a tecnologia e porque sua empresa precisa adotá-la em seu projeto de gerenciamento de chaves.

Para que a indústria continue a proteger seus dados em repouso, em movimento, em uso ou onde quer que residam, os padrões são tão importantes para a segurança quanto a consistência com a qualidade.

A consistência na busca por qualidade em nossos processos nos leva a adoção e conformidade com os padrões como um componente vital em nossa busca por proteção e segurança de dados.

E como foi dito na leitura do artigo, gerenciar chaves criptográficas pode ser um desafio, especialmente para organizações maiores que dependem de criptografia para vários aplicativos, portanto, é preciso ser assertivo no projeto de implantação e na escolha das tecnologias.

E-Val Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale com os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo assim para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

EVALWebSigner: A confiança de sua assinatura digital em apenas um clique

EVAL homologa componentes de Assinatura Digital junto ITI

Não fique de fora dos 7 assuntos mais debatidos em segurança digital para saúde – Ouça