Últimas notícias

Fique informado
CIAB 2019 consolida mudanças de paradigma da área financeira

CIAB 2019 consolida mudanças de paradigma da área financeira

14/06/2019

Inovação e tecnologia marcaram o CIAB 2019. Mais uma vez, a E-VAL marcou presença no evento

Novamente o CIAB marcou o calendário de eventos do Brasil. Considerado o maior congresso de tecnologia da informação e digital para o setor financeiro, ele reuniu palestrantes nacionais e internacionais. Além disso, as principais empresas do setor estavam presentes, entre elas a E-VAL.

O CIAB 2019 se destacou por mostrar a consolidação de um novo paradigma no setor financeiro brasileiro. O evento também contou com muita tecnologia e inovação. Acompanhe este post para saber mais!

O ano da LGPD

Certamente ficou clara durante a realização do congresso a grande oferta de soluções e serviços visando ajudar as empresas a atenderem os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com a nova legislação entrando em vigor em 2020, a perspectiva do setor financeiro é que aconteça uma corrida por parte das organizações para a adequação. Afinal a LGPD prevê pesadas multas para todas as empresas que não estiverem de acordo com as exigências.

Por fim, nesse ponto o CIAB 2019 foi uma oportunidade se atualizar com a agenda do regulador. Além disso, foi um momento para conhecer insights dos principais consultores do mercado e entender o impacto das novas leis regulatórias no Brasil e no mundo.

O crescimento do Open Banking

Definitivamente as novas tecnologias e tendências tomaram conta do CIAB, especialmente o Open Banking. Este serviço transforma a indústria de meios de pagamentos a cada ano.

O setor bancário brasileiro está no início de uma jornada que tem o potencial de mudar completamente as empresas da área financeira, afinal está oferecendo mais serviços e transformando a forma como as pessoas administram os seus recursos.

Não é exagero pensar que o Open Banking será o próximo Big Bang em termos de inovação e tecnologia, pois mudará a relação dos meios de pagamento com os consumidores. Por meio do CIAB 2019, foi possível ver o que já temos disponível no mercado e o que está por vir.

A revolução tecnológica

A convergência entre a evolução tecnológica e a transformação cultural ficou clara durante o congresso deste ano. Ao se revolucionarem tecnologicamente, as instituições financeiras mostram que se preparam para um futuro bem próximo.

Temas como diversidade, trabalho e inclusão estiveram nas pautas dos principais líderes da indústria, levando o conceito de Human Centered Technologies, assim como os possíveis impactos na sociedade que podem ser gerados pela transformação do mercado financeiro.

Esse tema demonstra a preocupação das empresas do ramo financeiro em relação ao comportamento do consumidor, que muda em velocidade exponencial e se torna um componente crítico para o sucesso dos negócios em diferentes segmentos.

As empresas participantes do CIAB 2019 mostraram, portanto, maneiras eficazes de impulsionar a demanda e aumentar a fidelidade à marca por meio de serviços bancários personalizados em um contexto digital.

Um evento direcionado a inovação e negócios

O CIAB 2019 foi marcado por muitos negócios. Segundo dados oficiais, o evento contou com a participação de mais de 182 expositores, proporcionando aos visitantes a oportunidade de estreitar relacionamentos enquanto tiveram acesso a novidades e soluções tecnológicas que farão parte dos processos de pagamento nos próximos anos.

Além da E-VAL, o evento reuniu muitas empresas expositoras e patrocinadoras, Fintechs e Insurtechs, assim como todo um ecossistema próprio com o objetivo de promover a realização de networking com executivos de bancos e instituições financeiras.

O CIAB 2019 recebeu mais de 26 mil pessoas, superando a marca de 23 mil registrado ano passado. Este ano visitantes e congressistas circularam pela exposição durante três dias, quebrando o recorde de público entre todas as edições. O evento ainda contou com 182 expositores e 296 palestrantes.

Por fim, vale lembrar que o CIAB 2019 abordou 10 trilhas a partir de grandes temas:

  1. tendências tecnológicas;
  2. fintechs e startups;
  3. serviços de tecnologia;
  4. regulação;
  5. meios de pagamento;
  6. seguros;
  7. futurismo;
  8. segurança e cybersecurity;
  9. jornada do cliente;
  10. provedores de soluções e negócios.

A participação da E-VAL no CIAB 2019

Mantendo a sua tradição de participação no CIAB, a E-VAL levou para o congresso as soluções EKM, HSM, SFN, ICP e COMPE.

Além disso, foram discutidos temas atuais, a exemplo da resolução 4.658, da LGPD e de novas formas de pagamentos instantâneos, entre outros assuntos relevantes para o público do evento.

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de bancos, educação e indústria.

Fale com os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Acompanhe a coluna da E-Val no Crypto ID!