Indústria 4.0, Realidade Virtual, Internet das Coisas, robótica, carros elétricos entre muitos outros temas marcarão presença no FEI Portas Abertas 2022
O evento gratuito, que ocorre no próximo dia 14 de maio, tem como proposta oferecer estudantes do ensino fundamental e médio, além de todos os interessados, a possibilidade de conhecerem o campus e os laboratórios da FEI por meio da participação didática em experimentos, atividades interativas e palestras.
As atividades desta 12ª edição são organizadas por professores, colaboradores e alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Engenharia de Robôs, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica (ênfases: Eletrônica, Computadores e Telecomunicações), Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Automobilística, Engenharia de Produção e Engenharia Química.
Com foco nas megatendências globais, com uso da inovação para as soluções do futuro, a programação traz ações como o FEI Imersiva, na qual os participantes poderão utilizar óculos para Realidade Virtual e Aumentada para interagir com avatares e hologramas espalhados pela FEI.
Também será possível interagir com robôs humanoides, small-size e de serviços, a exemplo da Hera, uma unidade autônoma e inteligente desenvolvida pelos alunos da FEI para assistência em ambientes domésticos e de serviços em geral. Também estão inclusas na programação atividades que envolvem gestão via metaverso, com uma experiência totalmente interativa para os participantes.
Entre outras iniciativas, o evento ainda conta com apresentações de projetos premiados nacional e internacionalmente. Entre eles, o Fórmula FEI Elétrico, o primeiro carro elétrico de corrida do Brasil, e o Fórmula FEI H2, que é movido a célula hidrogênio.
Contato com o estudo das megatendências no universo FEIano
Vice-reitor e coordenador do curso de Engenharia de Robôs da FEI, o único do País, o professor Flavio Tonidandel explica que o FEI Portas Abertas é uma chance para jovens que desejam trilhar uma carreira voltada para a ciência, novas tecnologias, gestão e inovação entrarem em contato com todo o potencial da instituição.
“Mais do que encantar com todos os experimentos e atividades em nossos diversos laboratórios, nosso objetivo também é aproximar o público das soluções hoje pesquisadas e desenvolvidas para as megatendências que irão impactar o mundo, os mercados e as indústrias, áreas nas quais preparamos nossos alunos para atuar e empreender globalmente“, conta.
De acordo com ele, as temáticas preponderantes do presente também serão debatidas nas palestras com os professores e pesquisadores da Instituição.
“Por isso, o evento terá apresentações e demonstrações práticas em questões como a criação de algoritmos para negócios, eletrificação da mobilidade, automação industrial, novos materiais de construção etc. Os estudantes que vislumbram conhecer ou seguir carreiras em Engenharias, Administração e Ciência da Computação, poderão não apenas ver, mas também interagir com o que há de mais moderno nestas áreas, compreendendo melhor a importância dessas carreiras para o mundo, a sociedade e suas vidas profissionais”, diz o docente.
Serviço Portas Abertas FEI 2022
Evento gratuito e aberto ao público
Data e horário: Sábado, 14 de maio, das 9h às 16h.
Endereço: Campus São Bernardo do Campo — Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972-B – Assunção, São Bernardo do Campo — SP
Sobre a FEI
Com 81 anos de tradição, a FEI é referência entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Sendo referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.
Mantida pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e oferece os cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia — habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País.
Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.
Educação Superior no pós-pandemia foi tema de evento em Congresso
Educação, diversidade e inclusão: a base das finanças descentralizadas
Educação é um dos três setores mais visados por cibercriminosos