Últimas notícias

Fique informado

USP vence Hackathon internacional promovido pela Huawei Cloud no México

17 de dezembro de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O 5G pode transformar definitivamente a educação

Importante notar que a efetividade da transformação no setor passa necessariamente por um novo programa estruturado de educação

25 de outubro de 2022

Golpes e Fraudes: a necessidade da educação financeira para formação de redes de proteção

Com o aumento de golpes e fraudes no país, algumas empresas estão adotando novas estratégias de comunicação com seus clientes, propondo a formação de redes de proteção.

6 de outubro de 2022

Setor da Educação sofre aumento de 114% de ciberataques nos últimos dois anos no mundo

Em julho deste ano, ciberataques semanais em organizações de educação e de pesquisa dobraram em comparação com a média de outros setores

9 de agosto de 2022

Com robô capaz de avaliar o mercado de ações com base em notícias, estudantes brasileiros da USP vencem Hackathon da Huawei

A Huawei, multinacional do segmento de infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoveu, no final de novembro de 2022, a última etapa do Huawei Developer Competition LATAM. A competição aconteceu na Cidade do México e contou com a participação de mais de 400 estudantes de graduação e pós-graduação da Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, México e Peru. 

O projeto vencedor foi o da equipe brasileira, formada por quatro jovens estudantes da Poli/USP. Consiste em um robô capaz de avaliar o mercado de ações com base em notícias. Os alunos desenvolveram um mecanismo que interpreta as manchetes de uma API, classifica o tom dessas manchetes entre positivo e negativo e prevê a movimentação de determinada ação no mercado. O robô pode avaliar diferentes ações ao mesmo tempo. No futuro, os estudantes pretendem utilizar as informações do dia anterior para aumentar a acurácia do modelo e incorporar novos tipos de análises. 

Cloud Computing e Inteligência Artificial 

As equipes participantes do Huawei Developer Competition LATAM puderam optar por desenvolver suas aplicações em quatro categorias: PaaS, Banco de Dados, Enterprise Intelligence e Inteligência Artificial. O projeto da equipe brasileira superou outros 108, todos baseados nas soluções da Huawei Cloud. 

O caminho do título brasileiro teve três etapas. Na primeira, todos os participantes enviaram descritivos detalhados do escopo. Apenas 15 equipes seguiram para a fase seguinte, a Hacking Week, uma semana de imersão e mentoria com especialistas da Huawei sobre questões técnicas e comerciais. 

Na final, as equipes selecionadas apresentaram seus projetos para os jurados, um time de especialistas liderados por Ma Wei, diretor de Marketing da Huawei Cloud LATAM, que anunciou prêmios de até 15 mil dólares aos vencedores.

“Acredito que nossos principais diferenciais foram a comunicação, as longas horas de prática, a confiança e a nossa ideia inovadora, que impressionou os juízes”, disse Jungeui Choi, 21 anos. Ele e os colegas Lucas Cremaschi, 20, Felipe Souza, 20, e Pedro Antunes, 22 anos, são estudantes de Engenharia Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

“Desde o começo, o processo de brainstorming foi fundamental para a criação de diferentes ideias até chegar a um projeto possível de ser implementado”, comentou Choi. “Além disso, creio que um diferencial do nosso projeto foi apresentar uma solução para um problema real das pessoas, voltada para a área de investimentos. O programa nos proporcionou uma grande experiência e um enorme desenvolvimento técnico”.
 

Sobre a Huawei 

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente.

Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação.

Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, os investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo.

25% de profissionais de cibersegurança são mulheres, aponta BCG

O importante papel da segurança digital para as instituições de ensino

5G e educação: entenda como a forma de aprender será impactada

Linha de vestíveis da Huawei busca proporcionar uma vida mais saudável para seus usuários

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!