Últimas notícias

Fique informado

Instituições educacionais são alvo de ataques cibernéticos

27 de outubro de 2022

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Segundo a Microsoft, 80,19% dos ataques de malware reportados são provenientes do setor de educação

ESET explica o que as instituições de ensino podem fazer para melhorar sua segurança e ficar a salvo de ameaças cibernéticas

A educação online é uma tendência que chegou para ficar, mesmo após as aulas voltarem aos prédios escolares.

De acordo com dados da TIC Educação 2020, 82% das escolas brasileiras possuem acesso à internet.

Neste cenário, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta que escolas estão expostas a riscos, uma vez que possuem dados confidenciais como nomes, endereços e detalhes de pagamento de alunos e funcionários.

Portanto, a administração de cada instituição deve ser responsável por monitorar a segurança cibernética da mesma.

Segundo a Microsoft, 80,19% dos ataques de malware reportados são provenientes do setor de educação.

Porém, as ameaças também podem acontecer em diferentes formatos e vir de qualquer lugar, por exemplo:

Cibercriminosos: os criminosos podem enviar e-mails que parecem ser legítimos, mas são armadilhas para tentar fazer com que um funcionário da escola clique em um link e, sem saber, dê acesso a diferentes tipos de dados pessoais.

Com essas informações, os golpistas podem roubar contas bancárias, cometer fraudes ou até mesmo vender os dados.

Outro risco são os ataques de ransomware, em que os cibercriminosos roubam dados de sistemas que podem incluir informações pessoais confidenciais dos alunos.

Alunos: os próprios alunos podem ser os que tentam violar os sistemas da escola.

Às vezes só por diversão; outras vezes para alterar suas classificações ou acessar informações de outras pessoas.

Funcionários da escola: assim como um aluno, funcionários de uma instituição de ensino também podem estar por trás de um ataque cibernético.

Embora este cenário seja menos frequente, pode ocorrer por desejo de causar dano, pânico ou vingança.

Para a ESET, a segurança cibernética pode ser dividida em 5 etapas concisas ao implementar uma nova estratégia:

Fazer um inventário do equipamento: quantos computadores a escola tem? Todos eles estão funcionando corretamente e possuem uma solução de segurança instalada? O sistema operacional está atualizado para a versão mais recente disponível? Listar todos os equipamentos um a um, incluindo detalhes sobre onde cada peça de software está instalada, quem pode acessá-lo e se ele precisa de inspeção adicional.

Encontrar um especialista em TI dedicado: para entender se todos os dispositivos listados estão funcionando corretamente ou se precisam ser atualizados, dependendo do tamanho da escola, será preciso contar com uma equipe de TI.

Somente profissionais especializados podem avaliar e manter corretamente equipamentos tecnológicos.

A equipe de TI também será responsável por configurar credenciais de usuário com senhas fortes, implementar autenticação de dois fatores e acompanhar quem tem acesso a qual dispositivo.

Eles também serão responsáveis pela implementação de uma política de uso fácil de entender para todos os funcionários e alunos da escola.

– Criar workshops de cibersegurança para treinar funcionários da escola: convidar especialistas na área para fazer apresentações, solicitar apoio das autoridades locais e explorar os recursos disponíveis online são uma boa opção para conscientizar a equipe para que, com o tempo, entendam a importância de não compartilhar computadores, manter a privacidade de senhas, não publicar imagens que identifiquem informações confidenciais e reconhecer as características básicas dos e-mails de phishing para golpes.

Incentivar os funcionários a denunciarem possíveis ameaças: é importante conscientizar a todos os colaboradores que eles estão suscetíveis a ataques, pois é importante que denunciem eventuais incidentes para que a instituição possa tomar medidas oportunas para proteger tanto a pessoa afetada quanto a escola.

Os cibercriminosos usam truques simples de engenharia social para enganar as pessoas, então todos são uma vítima em potencial.

Introduzir a segurança cibernética no currículo escolar: mais do que apenas proteger a escola de uma ameaça em potencial, os professores devem ter conhecimento da segurança da computação para garantir que eles sejam capazes de transmitir esse conhecimento para seus alunos desde cedo.

Mesmo que tenha uma aula sobre tecnologia da informação em que esses tópicos são ensinados em profundidade, considerando que os alunos usam laptops e dispositivos móveis na maioria das aulas, é importante que esse treinamento esteja presente para os alunos durante toda a jornada escolar.

“Não é apenas dentro da escola que alunos e funcionários devem cumprir as regras de segurança online. Assim como usar o cinto de segurança é algo importante para a segurança no trânsito, a cibersegurança deve ser uma prioridade, principalmente considerando como os riscos cibernéticos estão presentes em nossas vidas”, diz Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Segurança da Computação da ESET.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET.

Por outro lado, o ESET convida você a conhecer o Conexão Segura, seu podcast para saber o que está acontecendo no mundo da cibersegurança. Para ouvi-lo, acesse.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança.

Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa.

A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.

5G leva ISPs brasileiros a se transformarem em provedores de serviços gerenciados de segurança  

TIVIT oferece um serviço que garante rápidas respostas e resoluções a ataques cibernéticos

O 5G pode transformar definitivamente a educação

5G e educação: entenda como a forma de aprender será impactada

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00