Últimas notícias

Fique informado

Ministério da Educação lança vitrine de soluções digitais

22 de junho de 2022

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Dentro desse contexto de inovações também foi lançado, na cerimônia, o MECPlace, uma vitrine de soluções digitais para a educação pública brasileira

O Ministério da Educação anunciou, em cerimônia no Palácio do Planalto, o lançamento do MECPlace, uma vitrine de soluções digitais de apoio à rede educacional brasileira. A ocasião também foi marcada pela assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Google Brasil.

Outros dois acordos já foram firmados em abril, com a Microsoft, e maio, com o Serpro, impulsionando a transformação digital da pasta.

Desde maio, o Serpro tem um acordo para apoiar o Ministério da Educação em seu projeto de disponibilizar soluções digitais para aproximadamente 138 mil redes educacionais, alcançando 38 milhões de crianças brasileiras”, detalhou o presidente da empresa pública, Gileno Barreto.

O Serpro está comprometido com as políticas públicas de educação e o grande objetivo é promover a democratização no uso de soluções digitais pelas instituições de ensino de todo o país“, complementou.

Em recuperação

A suspensão das atividades escolares presenciais durante a pandemia de Covid-19 trouxe um desafio a ser vencido: o retrocesso nas aprendizagem dos estudantes.

Estamos na busca do tempo perdido, recuperando o ensino com uma metodologia reconhecida por outros países, algo que nos orgulha”, avaliou o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Sabíamos que devíamos pensar nessa recuperação, além do combate à evasão escolar, valorização dos professores e transformação digital da educação brasileira”, relatou o ministro da Educação, Victor Godoy.

Segundo ele, a política de recuperação brasileira foi tão bem avaliada que chegou a ser adotada como referência pelo Banco Mundial.

No momento, já são cerca de 4,7 milhões de estudantes brasileiros cadastrados, com quase cinco milhões de testes aplicados de português, matemática, ciências e inglês, incluindo todo o ensino fundamental e o médio”, detalhou.

Acordos

Para acelerar a entrada de novas tecnologias nas instituições ensino, foi firmado, em abril, um primeiro acordo de cooperação técnica com a Microsoft. Em maio, houve uma segunda assinatura, dessa vez com o Serpro, a empresa de tecnologia do governo federal.

E, agora, está anunciada uma terceira parceria com a Google. “Seguiremos com novos acordos com outros parceiros globais como Oracle, Amazon, Adobe e Huwai”, anunciou Victor Godoy.

Toda essa inovação tecnológica adotada pelo MEC já permite agrupar os estudantes de acordo com seu grau de conhecimento e oferecem materiais pedagógicos estruturados para o reforço escolar.

Também existe um aplicativo que utiliza inteligência artificial para prevenir a evasão escolar. No futuro, a política de recuperação prevê a adoção de tecnologias que vão permitir a aplicação de inteligência artificial diretamente no aprendizado.

MECPlace

Dentro desse contexto de inovações também foi lançado, na cerimônia, o MECPlace, uma vitrine de soluções digitais para a educação pública brasileira. O objetivo é integrar, em um único lugar, soluções educacionais digitais para alunos, professores e gestores escolares. A plataforma funciona em um ambiente aberto e colaborativo, abrindo espaço para a participação de startups, como govtechs e edtechs.

Fonte: Serpro

Tecnologia desenvolvida pelo Serpro traz mais eficiência para a autorização do uso de agrotóxicos no país

Serpro apresenta case de validação de dados para a melhoria do ambiente de negócio

Educação financeira: as vantagens das criptomoedas nos negócios