Últimas notícias

Fique informado

Universidade Federal do Pará – UFPA concluirá a implantação do Processo Administrativo Eletrônico – PAE-UFPA em dezembro de 2021

13 de setembro de 2021

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Já tem data definida para que a tramitação de processos administrativos da Universidade Federal do Pará (UFPA) seja exclusivamente eletrônica

A partir do dia 31 de dezembro de 2021, a implantação total do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) será uma realidade. Esse é mais um passo da Universidade em direção à modernização de sistemas, que, desde a implantação do SIG-UFPA, visa à informatização das atividades com o auxílio dos subsistemas: SIPAC, SIGAA, SIGADMIN, SIGRH, entre outros.

A fase atual é de capacitação para que a comunidade universitária se adapte aos novos procedimentos administrativos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a transição para os 100% de processos e documentos transitando no formato eletrônico, definido pela Portaria GR Nº 1405/2020. A próxima turma será de 20 de setembro a 1º de outubro, com oferta de 150 vagas. O curso ensina a “Operacionalização do Processo Administrativo Eletrônico”, mostrando todas as funcionalidades necessárias para o uso da mesa virtual do SIPAC.

O que é o PAE?

Com o processo eletrônico, o cadastramento de processos e documentos deixará de ser feito pelo Protocolo Geral e passará a ser feito pelos próprios servidores da UFPA. Toda a transição está sendo gerenciada pela Comissão de Implantação do Processo Administrativo Eletrônico (CIPAE), e, logo, todas as unidades poderão colaborar com a transformação dos processos, identificando o fluxo padrão deles e os documentos que os compõem. 

Com essas informações, a comissão poderá orientar a adaptação dos formulários, do trâmite e do cadastramento observando as questões legais de restrição, o acesso às informações e a classificação delas. 

É importante destacar que os processos que compõem o legado físico da UFPA continuarão tramitando neste formato, ressalvados os casos excepcionais em que a Administração Superior considere pertinente a digitalização dos autos para tramitação eletrônica. Pretende-se, desta forma, evitar a produção de um acervo híbrido que possa ocasionar problemas de duplicidade, perda de informações e inconsistência de dados”, afirma Suely Palheta, diretora do Arquivo Central da UFPA.

Proteção de dados

Para dar mais segurança na produção dos processos e documentos eletrônicos, uma outra ação com que a CIPAE tem se preocupado é o estabelecimento de uma governança que permita que a UFPA tenha segurança acerca do tratamento e gerenciamento das informações que passam a ser produzidas e compartilhadas de forma eletrônica, possibilitando a ampliação da política de transparência da administração pública e garantindo a segurança de dados pessoais e restritos contidos nos documentos.

Diante disso, membros da CIPAE têm atuado junto à Comissão de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a fim de garantir mais esclarecimentos e condições para que os servidores saibam identificar casos, no dia a dia, em que devem atribuir restrição de acesso aos processos eletrônicos, impedindo o alcance público a eles.

Por isso é primordial que a comunidade acadêmica docente e discente se inscreva e participe do curso de capacitação do PAE que está sendo ofertado pelo Capacit/Progep, o qual visa auxiliar os servidores na transição tecnológica que vem acontecendo na UFPA, na administração pública em geral”, complementa Suely.

Inscrições abertas para a segunda turma do Curso Operacionalização do Processo Eletrônico (PAE)

Data de virada da chave: 31/12/2021

Fonte: UFPA

Era Digital: o uso da tecnologia na educação

Uso de diploma digital gera economia, segurança e agilidade para universidades e estudantes

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!