Principal hub integrador do mercado financeiro, a RTM, completa 25 anos com mudança de marca e posicionamento
Conversamos com André Castro de Mello, CEO da RTM, principal hub integrador do mercado financeiro, sobre a consolidação da companhia no país.
Ao completar 25 anos e com expectativa de faturamento alcançando a casa dos R$ 173 milhões, a RTM mira na aquisição de empresas e lançamento de produtos para abocanhar uma fatia cada vez maior em tecnologia da informação.
Crypto ID: A RTM está completando 25 anos de atuação no mercado financeiro. Como iniciou a trajetória da companhia e de que forma ela acompanhou o desenvolvimento do setor?
André Castro: Durante esses 25 anos a RTM construiu uma história muito singular e que está totalmente conectada ao desenvolvimento do mercado financeiro nacional.
A oferta dos serviços em tecnologia da informação foi essencial ao desenvolvimento do mercado, pois permitiu que as empresas voltassem a focar no desenvolvimento do core business, direcionando os desafios em infraestrutura para a RTM.
Entendemos que a modernização do mercado financeiro precisa estar acompanhada de infraestrutura tecnológica adequada e sabemos que, com os 25 anos de experiência que temos, somos capacitados a auxiliar na integração desse mercado de maneira efetiva, ainda mais nesse momento de forte digitalização em que novos desafios emergem.
Crypto ID: Nos últimos anos a RTM tem desenvolvido soluções em tecnologia da informação para o mercado financeiro. Como esse movimento é sentido dentro da companhia e o que esperar do futuro?
André Castro: Somos uma empresa controlada pela Anbima e B3 e nos últimos anos temos evoluído nosso modelo de negócios, passando de provedora de infraestrutura de telecomunicações para o principal hub integrador do setor no país, oferecendo soluções de tecnologia para cerca de 700 empresas, entre bancos, corretoras, distribuidoras, assets, instituições de meios de pagamentos, entre outras.
Até bem pouco tempo atrás, os serviços de telecom representavam a maior parte do faturamento da companhia, mas hoje estão em 50%. O restante vem de outros produtos ligados à Tecnologia da Informação.
Tendo atingido uma receita de R$ 153 milhões em 2021, a RTM vem crescendo a um ritmo médio de 13% nos últimos anos. Com isso, a expectativa para 2022 é atingir R$ 173 milhões.
Desde o início da pandemia expandimos a nossa estrutura organizacional em 40%, ampliando as áreas de Negócios e Inovação para dar foco em parcerias e aquisições e no desenvolvimento de soluções que atendam o Open Finance, o sistema de pagamentos brasileiro e a Indústria de Fundos de Investimentos.
Crypto ID: A companhia está passando por uma atualização completa de marca e posicionamento. O que motivou essa mudança?
André Castro: O anúncio do rebranding aponta para a nova estratégia da empresa, com uma marca mais moderna e contemporânea, evidenciando o caráter especialista da RTM no mercado financeiro e revelando nosso novo propósito de estimular a evolução por meio do conhecimento.
Com isso, passamos a adotar o slogan “Entender para integrar, entender para atender”. Nossa força vem da nossa especialização, do profundo conhecimento que adquirimos do seu negócio, das suas dores, dos seus processos.
Estamos sempre em busca de novas ideias, novas conexões, novos estudos, tendências e novas entregas cada vez mais completas e relevantes para nossos clientes.
Crypto ID: De que forma a pandemia impactou os negócios da RTM?
André Castro: O cenário pandêmico fortaleceu a busca de empresas do setor por tecnologias que suprissem as necessidades de um trabalho remoto e de redes mais resilientes. Isso inclui a migração em massa para a nuvem, que se mostrou não só vantajosa, mas fundamental para sobrevivência nos novos tempos.
Não à toa, a RTM ampliou o serviço de cloud, oferecendo mais autonomia para os usuários dimensionarem os servidores. Com os agentes do setor financeiro trabalhando de casa, a RTM passou a oferecer serviços de forma remota, como as hotlines e as mesas de operação para traders.
Todas possuem opção de gravação e armazenamento das chamadas na nuvem privada da RTM para efeito de compliance, atendendo exigências regulatórias da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Crypto ID: Essa digitalização está impactando positivamente o surgimento de novas soluções para o mercado financeiro?
André Castro: Sim, temos desenvolvido soluções pioneiras para atender as dores do mercado. Além de sermos a única no Brasil a oferecer serviço de nuvem privada exclusivamente para o segmento financeiro, anunciamos em março o lançamento do RTM Hub Fundos, uma plataforma pioneira no país para integração da comunicação entre os fundos de investimentos.
A solução, que custou inicialmente R$ 5 milhões, está tornando mais rápida e transparente a comunicação entre os players, eliminando o gargalo operacional entre essas transações. Ainda no início desse ano, ampliamos a oferta de produtos voltados à cibersegurança, passando a ter o catálogo mais completo e robusto de soluções dedicadas ao mercado financeiro.
Crypto ID: De que maneira a RTM tem se envolvido no incentivo à inovação no Brasil?
André Castro: Fomentamos a inovação no país por meio de parceria corporativa ao programa de aceleração da Darwin Startups; apoio tecnológico ao LIFT Lab, laboratório de inovações financeiras e tecnológicas da Fenasbac e do Banco Central; associação à ACATE com atuação nas verticais Security Tech, Conectividade e Cloud e Fintechs.
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