Diretor comercial da WDC Networks, Bruno, teve uma conversa com Crypto ID, compartilhando insights sobre a presença da empresa no Futurecom
O Crypto ID teve oportunidade de conversar com Diretor Comercial da WDC Networks, Bruno Rigatieri, contando a experiência da WDC Networks no Futurecom 2024 e compartilhando novidades, desafios e oportunidades da empresa.
Além disso, contou um pouco como a WDC Networks está utilizando sua experiência de mais de 20 anos no setor para ajudar provedores em municípios menores a elaborarem projetos robustos e competitivos, e como as soluções de 5G privado podem transformar o cenário de telecomunicações.
Leia a entrevista na íntegra!
Crypto ID: Considerando que 95% dos clientes dos ISPs são residenciais, que estratégias a WDC Networks e a Solintel estão utilizando para auxiliar os pequenos provedores a adaptarem seus negócios e conquistarem o mercado corporativo, aproveitando os recursos do FUST para oferecer serviços como datacenter e cibersegurança?
Bruno Rigatieri: A WDC Networks desenvolve projetos e ofertas estratégicas para apoiar os parceiros ISPs na entrega de Cibersegurança e de todo o nosso portfólio.
A companhia oferece, além dos produtos e soluções, uma equipe completa de especialistas em cada vertical de oferta – o Design Center – que é um time preparado para auxiliar os clientes ISPs a desenvolverem projetos desde o seu início e contribuindo no desenvolvimento de expertises do cliente para que ele possa adaptar e expandir a sua própria oferta para novas oportunidades.
Temos tudo que é necessário para apoiar o ISP na conquista do mercado corporativo: apoio técnico, no desenho de projetos, propostas em modelo Turn key, ou na mais recente proposta que estamos desenvolvendo, que é uma oferta de MSP – Provedor de Serviços Gerenciáveis, na qual os clientes finais poderão adquirir, por meio dos ISPs, as soluções e produtos de cibersegurança e conectividade entregues e monitorados pela WDC Networks.
Crypto ID: A linha de crédito de 100 milhões de dólares do BID, via Programa Acessa Crédito Telecom, é destinada a municípios de até 30 mil habitantes. Como a WDC Networks pretende garantir que os ISPs dessas localidades, muitas vezes com menor estrutura, consigam elaborar projetos robustos e competitivos para acessar esses recursos?
Bruno Rigatieri: Um dos maiores diferenciais da WDC é atuar no mercado de Telecom desde sua fundação, há mais de 20 anos.
Com isso, temos capilaridade e atendemos clientes em todos os cantos do Brasil, mantendo relacionamentos duradouros e sempre focando na necessidade dos clientes, independentemente de sua localidade.
A WDC tem uma estrutura interna denominada Design Center, que conta com especialistas nas soluções que comercializa, capaz de suportar todos os nossos clientes na construção de projetos de fim a fim.
Desta forma, seremos mais um braço para nossos clientes em montar projetos estruturados e que sejam viáveis para acessar esses recursos.
Crypto ID: Quais os principais desafios e oportunidades que a WDC Networks enxerga na implementação de serviços de 5G privado por pequenos provedores, considerando o contexto do FUST e a expertise da empresa em parceria com a Huawei?
Bruno Rigatieri: A infraestrutura, segurança, implementação e regulamentação são os maiores desafios na implementação de uma rede 5G privada, porém ela é, sem dúvidas, uma grande oportunidade de resolução de vários problemas, pois possibilita maior eficiência expandindo a área de cobertura, viabilizando maior mobilidade, complementando redes Wi-Fi e adaptando a tecnologia às características de cada requisito específico do caso de uso.
Nosso time de Design Center expande a oportunidade do cliente ISP em construir de forma conjunta o projeto do início ao fim, propiciando as capacidades, caminhos, vínculos, parcerias e todos os melhores recursos e condições comerciais para que o provedor seja capaz de desenvolver uma rede 5G privada.
Crypto ID: Além do apoio na elaboração de projetos e acesso aos recursos do FUST, que outros serviços e soluções a WDC Networks oferece para impulsionar a transformação digital dos pequenos provedores e sua expansão no mercado corporativo?
Bruno Rigatieri: O portfólio de soluções e produtos da WDC Networks é muito amplo, o que permite aos clientes uma maior abrangência em projetos que vão além das entregas dos provedores.
Com um time de especialistas em Telecom, redes, infraestrutura, data center, segurança eletrônica, cibersegurança, comunicação unificada e áudio & vídeo, a WDC impulsiona cada vez mais a transformação digital dos pequenos provedores provendo a capacidade técnica terceirizada, construindo, capacitando e elevando a maturidade em novas verticais para que ele consiga entregar além do que é comum ao seu negócio, expandindo, assim, sua oferta no mercado corporativo.
Crypto ID: O painel da Abradisti na Futurecom abordou o tema “Estratégias de Canais e Modelos de Negócios: modelos tradicionais x modelos disruptivos”. Como a WDC Networks enxerga a importância da distribuição e revenda de TIC nesse cenário, e como a empresa se posiciona para atender às demandas de canais tradicionais e modelos inovadores de negócio?
Bruno Rigatieri: Acredito que a resposta para essa pergunta está no modelo de negócio As a Service. Essa modalidade apresenta uma série de benefícios fiscais e contribui com os dois lados da cadeia: se para nós, distribuidores, favorece a previsibilidade da receita, para os clientes traz mais comodidade a partir de investimentos Opex, preservando o valor do capital.
O cliente final demanda cada vez mais por tecnologias e serviços de implementação dos produtos e soluções adquiridos para a viabilidade da operação.
Visando a entrega de ponta a ponta, a WDC possui soluções financeiras que o parceiro pode oferecer tanto no modelo de locação como de venda ao seu cliente.
Outro ponto importante é a instalação das soluções comercializadas, para uma entrega de qualidade. Este é o ponto de encantamento do cliente final que sempre buscará o parceiro para outros projetos futuros.
Crypto ID: No painel da Abradisti foi discutido o Censo das Revendas e o Estudo Setorial realizados pela IT Data. Que insights a WDC Networks levou para esse painel para aprimorar suas estratégias e melhor atender às necessidades dos distribuidores e revendedores de TIC no Brasil?
Bruno Rigatieri: A pesquisa da Abradisti corrobora com a estratégia da WDC em possuir um portfólio com produtos e soluções de TI e Telecom que atendam a grande maioria das empresas.
Estamos indo nessa direção de atuar com foco em verticais e soluções, para atender as necessidades e evoluções que o mercado exige.
Sair de um posicionamento de mercado com foco em produto para um distribuidor com foco em soluções é atuar como um parceiro tecnológico que viabiliza projetos inovadores, desde a concepção até a entrega final, preservando a rentabilidade do negócio e garantindo a satisfação do cliente final.
Nossos parceiros precisam se atualizar para acompanhar esta orientação do mercado e se capacitarem para atender bem seus clientes.
Eles, inclusive, podem trazer as oportunidades que identificarem para a nossa equipe de Design Center que vamos apoiá-los na construção de um projeto que englobe a melhor solução ao cliente final.
Sobre a WDC
Uma empresa de tecnologia e inovação com mais de 20 anos de experiência nos mercados de Telecomunicações, Soluções Corporativas, Áudio e Vídeo Profissional e Energia Solar. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, somos pioneiros no modelo de negócio TaaS – Tecnologia As A Service (hardware e software como serviço), acompanhando as tendências mundiais na aquisição de produtos. Estudos do Gartner indicam que IaaS (Infraestrutura As a Service), software, segurança e praticamente todo o mercado de tecnologia deve caminhar para esse modelo.
Assim como a tecnologia que evolui em alta velocidade, a WDC vive em constante mudança, descomplicamos o futuro, inovamos nas oportunidades e soluções para nossos clientes e antecipamos as tendências de mercado. Por isso, garantimos um portfólio amplo com 60 marcas e soluções voltadas para internet banda larga via fibra ótica, Segurança Eletrônica, Telefonia via Internet, Redes WI-FI, Redes de Dados (Networking), Cyber Segurança, Áudio e Vídeo Profissional, Smart-Home e Energia Solar. Nosso propósito é conectar empresas e pessoas às inovações que movem o mundo de forma descomplicada e, assim, acelerar o acesso à tecnologia, essencial para a qualidade de vida de todos. A WDC já estruturou uma rede de canais de venda em todo o Brasil e atende mais de 2.000 ISPs.
ID Talks com Arthur Capella da Tenable Brasil
Cloudera concede entrevista exclusiva ao Crypto ID – Assista aqui!
Assista e leia outras entrevistas feitas pelo Crypto ID. Você vai gostar muito. Acesse a coluna IDTalks aqui!
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!