Últimas notícias

Fique informado

Crypto ID entrevista André Serpa, Vice-presidente da Neo4j para América Latina

22 de novembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Neo4j e AWS firmam parceria para oferecer novos recursos de IA generativa 

Acordo de Colaboração Estratégica das empresas inclui integração do Amazon Bedrock para resultados mais precisos, transparentes e explicáveis

29 de novembro de 2023

Neo4j e Vertigo Tecnologia firmam parceria que oferece soluções de análise de dados orientados a grafos para desenvolvimento de aplicações em alto desempenho

A oferta proporciona mais eficiência e desempenho aos aplicativos do mercado, independentemente da complexidade dos dados envolvidos

10 de novembro de 2023

AWS Summit 2023: Neo4j une inteligência artificial em banco de dados grafos e apresenta soluções para nuvem 

Plataforma de tecnologia de grafos, que potencializa diferentes serviços de monitoramento de dados.

25 de julho de 2023

Neo4j apresenta uso de plataforma de dados grafos para serviços financeiros na Febraban TECH 2023

Empresa oferece variedade de recursos e funcionalidades para instituições, como análise de dados, detecção de fraudes e gestão de riscos

28 de junho de 2023

Neo4j anuncia nova integração de produtos com recursos de IA generativa no Google Cloud Vertex 

Corporações podem utilizar os grandes modelos de linguagem do Google para tornar os resultados da IA generativa mais precisos e transparentes

12 de junho de 2023

FEBRABAN TECH 2023: Neo4j apresenta uso de plataforma de dados grafos para serviços financeiros

A plataforma pode ser utilizada para uma infinidade de soluções que exigem cruzamento e armazenamento de informações e a correlação de dados.

6 de junho de 2023

André Serpa fala sobre a tecnologia de grafos e sua aplicação no setor financeiro e em inteligências artificiais

André Serpa, Vice-presidente da Neo4j para América Latina
André Serpa, Vice-presidente da Neo4j para América Latina

Em entrevista ao Crypto ID, André SerpaVice-presidente da Neo4j para América Latina fala sobre a tecnologia de grafos e sua aplicação no setor financeiro.

A tecnologia abordada pelo Vice-presidente da Neo4j faz uso da teoria dos grafos, teoria matemática que faz uso de análise combinatória, em banco de dados para aprimorar o modo como empresas lidam com problemas e desenvolvem soluções.

Crypto ID: O que é a tecnologia de grafos? E quais seriam as outras tecnologias que a NEO4J utiliza para apoiar suas soluções?

André Serpa: Os grafos fazem parte de uma teoria matemática, desenvolvida no século 18, que usa análise combinatória para achar caminhos, respostas e aprimorar soluções. A tecnologia foi aprimorada em formato de banco de dados pela Neo4j em 2007, na Suécia, quando o co-fundador, atual CEO Emil Eifrem e outros dois co-fundadores – Johan e Peter – juntaram a teoria dos grafos com a linguagem de programação Java (de onde vem o J do logo da empresa; Neo significa novo, em Latim), para atualizar a forma com a qual empresas lidam com a solução de problemas. Atualmente, os grafos podem ser utilizados para aprimorar e potencializar soluções, como serviços financeiros e até inteligências artificiais, como é o caso do ChatGPT.

Crypto ID: Quais são as principais metodologias que vocês utilizam ao trabalhar com a tecnologia de Grafos?

André Serpa: A Neo4j trabalha com a metodologia ágil que busca atender, da melhor maneira possível, todas as necessidades de seus respectivos clientes. Para extrair os insights necessários e obter sucesso na análise de grafos, a Neo4j observa o principal problema de negócio (quais respostas precisam de elaboração), simplicidade da informação (o que de fato precisa ser buscado) e revalidação de dados (de que forma as atualizações da empresa afetam o modelo utilizado), entregando, portanto, valor de forma acelerada. 

Crypto ID: Como a tecnologia de grafos pode ser aplicada ao setor financeiro, especialmente na abertura de contas, análise de risco e crédito e oferta de produtos?

André Serpa: A tecnologia da Neo4j pode ser utilizada para uma infinidade de soluções que exigem cruzamento e armazenamento de informações. Os bancos de dados grafos podem auxiliar empresas que oferecem serviços financeiros a obter vantagem competitiva por meio da digitalização que impulsiona novas vendas, reduz custos e proporciona um relacionamento mais próximo com os clientes – já que permite a compreensão e análise de padrões, preferências e necessidades individuais, o que leva ao serviço personalizado (Private Banking).

Os grafos ainda permitem, por exemplo, uma compreensão completa do potencial de risco que uma empresa pode estar sujeita, além de auxiliar organizações que buscam o aprimoramento de detecção de fraudes por meio do monitoramento e análise de dados. As tecnologias antifraude padrão – como um desvio dos índices de compra – usam dados discretos.

Isso é útil para capturar criminosos individuais que agem sozinhos, mas os métodos discretos são insuficientes quando se trata da detecção de uma fraude mais complexa. Além disso, muitos métodos discretos são propensos a falsos positivos, o que pode afetar a satisfação do cliente e resultar em perda de receita. A Neo4j permite que o processamento de dados seja feito em tempo real, com a confiabilidade necessária, com consultas mais rápidas e constantes, de maneira profunda. 

Atualmente, a Neo4j é utilizada pelos 20 maiores bancos norte-americanos, como JP Morgan Chase, Citi e UBS. 

Crypto ID: Como você usaria um banco de dados de grafos para entender padrões de comportamento, preferências e necessidades individuais de cada cliente em uma instituição financeira?

André Serpa: O banco de dados grafos da Neo4j atua de maneira totalmente personalizada ao permitir a análise 360° do cliente de uma instituição financeira. Diferentemente do banco de dados relacionais, que demandam complexidade computacional, os grafos de conhecimento são capazes de monitorar a jornada do cliente, sendo capaz de verificar os dados necessários da relação de aquisições, imóveis, consórcios, financiamentos, e muito mais. Ao conectar a jornada de execução à visão 360°, a empresa é capaz de auxiliar a segmentação e recomendação para cada cliente de maneira mais precisa e segura.

Crypto ID: Algumas soluções de dados exigem cruzamento e armazenamento de informações. Como o banco de dados grafos da Neo4j pode contribuir para melhorar os processos? Por exemplo, dar celeridade?

André Serpa: O grafo é capaz de entregar otimização e eficiência na filtragem de informações, mesmo aquelas que são desconhecidas. Ele calcula caminhos, aponta respostas, identifica empresas e seus faturamentos, sendo fundamental pela capacidade de dados que é capaz de armazenar. Ainda hoje, empresas utilizam a tecnologia de banco de dados em BI (Business Intelligence), que tem um limite de volume e variedade. Já os grafos podem identificar qualquer tipo de dado e são desenhados para grandes escalas: ele pode processar mais de 10 trilhões de ligações numa única base.

Resultados observados com o banco de dados grafos da Neo4j:

– Remove a complexidade dos processos;

– Otimiza os fluxos de trabalho da ciência de dados;

– Redução de 95% no tempo de computação do aprendizado de máquina (machine learning); 

– Até 500 vezes mais rápido do que as bibliotecas de código aberto;

– Melhora os resultados comerciais;

– Melhoria de ao menos 30% no desempenho de performances; 

Previsibilidade 3x maior da rotatividade de clientes;

Redução de 5x no tempo de produção da fábrica;

600% de melhoria no tráfego de tarefas;

US$ 5 milhões de casos adicionais de fraude detectados.

Crypto ID: Quais são os principais desafios que as organizações enfrentam ao trabalhar com a tecnologia de grafos e como vocês auxiliam os contratantes a superarem esses desafios?

André Serpa: A Neo4j procura romper o desconhecimento das instituições perante a tecnologia dos grafos, que possui enorme potencial para ser habilitada dentro de qualquer setor e organização. A Neo4j trabalha para fazer com que as empresas passem a enxergar seus dados de forma multidimensional e cada vez mais conectados, para além do mundo bidimensional, de documentos e tabelas, nos quais eles geralmente estão inseridos. 

Crypto ID: Além do setor financeiro, quais outros setores que são grandes usuários da tecnologia de grafos?

André Serpa: Qualquer empresa ou setor que lida com grandes quantidades de dados, e portanto necessitam de um sistema inteligente para processá-lo, armazená-lo e analisá-lo, podem usufruir da tecnologia desenvolvida pela Neo4j. A empresa tem, por exemplo, mais de 1.700 clientes pelo mundo e é utilizada por mais de 75% das empresas da Fortune 100. Abaixo, listamos alguns exemplos de setores que utilizam a base de dados grafos da Neo4j:

7 dos 10 maiores varejistas do mundo – para processos de recomendações, promoções e logística simplificada;

3 dos 5 maiores fabricantes de aeronaves – para conectar e resolver problemas complexos de dados;

8 das 10 maiores empresas de seguros – para gerenciar informações e combater fraudes;

Todos os 20 maiores bancos da América do Norte – linhagem de dados, cliente 360 e conformidade regulamentar;

7 das 10 maiores empresas de telecomunicações;

10 dos 10 principais fabricantes de automóveis;

3 dos 5 maiores grupos hoteleiros;

– Todas as principais empresas farmacêuticas;

Alguns exemplos de clientes: Astrazeneca, Adobe, Grupo BMW, Boston Scientific, CNN, IBM, Microsoft, Nasa, Volvo, Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIC), UBS, Petronas, JP Morgan Chase, Citi, entre muitos outros. 

Crypto ID: Você poderia compartilhar alguns exemplos de como a tecnologia de grafos foi aplicada em outros setores além do financeiro?

André Serpa: Um exemplo de grande notoriedade da Neo4j são os casos do Pandora e Panamá Papers. Foram milhões de documentos produzidos de identificados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), o que levaria anos para analisar e fazer conexões de e-mails confidenciais, planilhas e registros corporativos, em seis idiomas, de todo esse período. O ICIJ carregou todas essas informações na plataforma Neo4j, capacitando as investigações que permitiram a recuperação de mais de US$ 1 bilhão em impostos para governos de todo o mundo.

Pandora Papers em números

– 600 jornalistas de 150 veículos de mídia em 117 países

– 2,94 terabytes

– 11,9 milhões de arquivos

– 14 prestadores de serviços offshore (como escritórios de advocacia e bancos)

– Documentos mais antigos de 1970, mas a maioria entre 1996 e 2020

– Empresas de fachada em 38 jurisdições

– 27.000 empresas de fachada e 29.000 proprietários beneficiários finais

– 130 bilionários (lista da Forbes)

– 330 políticos de 90 países

Crypto ID: Quais são as principais diferenças na aplicação da tecnologia de grafos em diferentes setores? 

André Serpa: Os grafos podem ser alimentados e adaptados com diferentes algoritmos ou, como são conhecidos, “grafos de conhecimento” de modo a fornecer resultados específicos demandados por empresas contratantes, seja qual for a necessidade. A tecnologia é altamente adaptável a qualquer tipo de solicitação. Por exemplo, a Neo4j pode ser utilizada para potencializar soluções para inteligência artificial generativa, como é o caso do Chat GPT, desenvolvido por meio do modelo amplo de linguagem (LLM) que funciona como um cálculo probabilístico. A partir da frase enviada, o programa busca um conjunto de associações que sejam prováveis para responder a uma resposta, porém, é comum que falhas, como as chamadas “alucinações” – conceito de resposta inválida ou errônea – aconteçam. Para evitar isso, a Neo4j aplica o grafo de conhecimento, que fornece contexto de informação ao algoritmo, fazendo com que haja o aumento da precisão e confiabilidade da informação.

Crypto ID: A tecnologia de grafos pode ser utilizada para reduzir fraudes financeiras e crimes cibernéticos?

André Serpa: Sim. Ao investigar indícios de fraudes financeiras e crimes cibernéticos, é preciso identificar padrões de monitoramento que mostrem o volume e a variedade de informações dentro desse ecossistema, para que governos e instituições tenham acesso aos responsáveis pelas rupturas.

A Neo4j é capaz de atuar, por exemplo, frente às malhas fiscais, seja estadual ou federal, para coibir a evasão ou diminuir as discrepâncias apontadas. Isso, por meio do monitoramento de dados disponíveis em um banco de dados grafos, pode levar ao aumento da arrecadação de impostos de um país, como foi o caso das investigações do Pandora e Panamá Papers, que tiveram apoio da base de dados da Neo4j para identificar a relação de dados e entes.

A plataforma pode rastrear contas e mapear o faturamento de grandes empresas, com base nas informações fornecidas pelo cliente contratante, criando assim um caminho fiscal a partir das relações de vendedor, distribuidor, comprador e consumidor. A inteligência artificial baseada em grafos mostra a relação dos dados cruzados, desde um algoritmo de centralidade, com base no critério necessário. Isso pode servir de início de qualquer investigação, seja para desvendar uma organização criminosa ou identificar responsáveis por crime contra patrimônio público.

Sobre a Neo4j

Neo4j, criadora e líder em Banco de Dados Grafos & Analytics, ajuda as organizações a encontrar relacionamentos ocultos e padrões em bilhões de conexões de dados de forma profunda, fácil e rápida.

Os clientes aproveitam a estrutura de seus dados conectados para revelar novas maneiras de resolver seus problemas de negócios mais urgentes, desde detecção de fraude, cliente 360, grafos de conhecimento, cadeia de suprimentos, personalização, IoT, gerenciamento de rede e muito mais – mesmo com o crescimento de seus dados.

A solução completa de grafos da Neo4j oferece poderoso armazenamento nativo em grafos, ciência de dados, análise avançada e visualização, com controles de segurança de nível empresarial, arquitetura escalável e conformidade com ACID.

A comunidade de líderes de dados da Neo4j compreende uma vibrante comunidade de código aberto de mais de 250.000 desenvolvedores, cientistas de dados e arquitetos em centenas de empresas da Fortune 500, agências governamentais e ONGs.

Neo4j e Vertigo Tecnologia firmam parceria que oferece soluções de análise de dados orientados a grafos para desenvolvimento de aplicações em alto desempenho

AWS Summit 2023: Neo4j une inteligência artificial em banco de dados grafos e apresenta soluções para nuvem 

Neo4j apresenta uso de plataforma de dados grafos para serviços financeiros na Febraban TECH 2023

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

TAGS

neo4j