Últimas notícias

Fique informado

Entrevista com Rômulo Caetano Rocha, CTO da Everest Digital, sobre Data Center TIER 3 e suas vantagens

16 de janeiro de 2024

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Alexandre Torres, CIO da Soluti em entrevista fala sobre a redução do ciclo de vida dos certificados SSL/TLS

A Soluti é uma das maiores IDTech brasileiras que possui uma Autoridade Certificadora de Raiz Internacional para emissão de certificados TLS/SSL e também é uma AC emissora de TLS da Raiz ICP-Brasil.

12 de julho de 2023

Desafios para as mulheres no mercado de TI

A Soluti lançou o Projeto Ada Lab, com o objetivo de ampliar a participação das mulheres no mercado de TI e fomentar a representatividade feminina.

30 de junho de 2023

Funcionalidades do Certificado Digital ICP-Brasil que você PRECISA conhecer

O Bird ID é o Certificado Digital em nuvem da Soluti que é armazenado em nuvem.

19 de junho de 2023

A importância de aplicar a sustentabilidade nos negócios

A cada dez empresas do Brasil, seis delas possuem uma área dedicada à sustentabilidade em sua estrutura organizacional

5 de junho de 2023

Produtividade nas empresas pode aumentar até 100 vezes com IA

Empresas vão demandar ferramentas customizadas para atender suas necessidades. Impacto

20 de maio de 2023

Como o prontuário eletrônico otimiza a rotina clínica?

O prontuário eletrônico surgiu como uma substituição aos prontuários de papel, mas você sabe o que é e como ele funciona?

18 de maio de 2023

Certificado Digital na contabilidade é útil para automatizar processos

O uso do Certificado Digital na contabilidade proporciona otimização de processos, através da automatização de diversas atividades

16 de maio de 2023

Como o Certificado SSL pode impulsionar as vendas do seu site?

Há mais chances de ficar entre as primeiras posições, se um dos cuidados que você tem com os seus canais de venda é o uso do Certificado SSL

5 de abril de 2023

Soluti conquista o selo internacional WebTrust dois anos consecutivos

A Soluti acaba de conquistar o selo WebTrust por dois anos consecutivos

3 de abril de 2023

Por que o Certificado Digital tem validade?

O Certificado Digital tem validade e isso oferece mais segurança ao usuário, especialmente quanto à garantia de atualização de suas normas

31 de março de 2023

Em entrevista ao Crypto ID, Rômulo Caetano Rocha destacou as funções do Data Center TIER 3 e suas vantagens

Data Center
Rômulo Caetano Rocha – CTO da Everest Digital

A entrevista com Rômulo Caetano Rocha, CTO da Everest Digital, empresa do Grupo Soluti que é o primeiro Data Center Tier III Managed Service Provider (MSP) da região Centro-Oeste, foi conduzida por Regina Tupinambá e Susana Taboas, sócias fundadoras do Crypto ID e teve como pauta o tema “Data Center Tier 3 e suas vantagens quando se disponibiliza operações na nuvem”.

Os principais assuntos abordados na entrevista foram:

O que é um Data Center Tier 3 e como ele é certificado

Rômulo explicou que uma das organizações internacionais responsável pelas certificações dos Data Centers é a Tuv Rheinland, e que os principais requisitos para um Data Center obter a certificação Tier 3 são: 

1 – Ter os projetos executivos e técnicos aprovados pela entidade certificadora -> essa etapa garante a Certificação Tier 3 Design

2- Ter o projeto implementado conforme aprovado no item acima -> essa etapa garante a Certificação Tier 3 Facilities ou Construção

3- Ter a Operação do Data Center construído conforme os requisitos da norma -> essa etapa garante a Certificação Tier 3 Operação;

Em resumo, um Data Center que possui a certificação Tier 3  Operação, garante que a alimentação elétrica passando por subestação, grupo gerador e proteção UPS, sistema de climatização e combate a incêndio, sistema de controle de acessos e segurança física do local possuem todos os quesitos de desenho, implementação e gestão operacional dando aos clientes uma certeza de disponibilidade de seus negócios.

As vantagens do Data Center Tier 3 para as empresas

Rômulo destacou que o Data Center Tier 3 oferece um ambiente cloud de alta qualidade, confiabilidade e segurança para as empresas que buscam inovação e eficiência na gestão de sistemas de missão crítica.

Ele citou alguns benefícios do Data Center Tier 3, como: redução de custos, escalabilidade, flexibilidade, performance, continuidade, conformidade e proteção de dados.

A parceria entre a Everest Digital e a Nutanix

Rômulo comentou sobre a parceria fechada entre a Everest Digital e a multinacional Nutanix, líder em soluções de cloud híbrida e multicloud.

Ele disse que a Nutanix agregou à Everest Digital a possibilidade de oferecer aos clientes uma plataforma de cloud integrada, que combina a simplicidade e a agilidade da nuvem pública com a segurança e o controle da nuvem privada.

Ele também afirmou que a Nutanix é uma referência em tecnologia de hiper convergência, que permite a consolidação de recursos de computação, armazenamento e rede em um único sistema.

O apoio ao programa Jornada para o Futuro do Governo de Goiás

Rômulo falou sobre o programa Jornada para o Futuro, uma iniciativa do Governo de Goiás que visa capacitar estudantes do ensino médio para o mercado de tecnologia.

Ele disse que a Everest Digital, em conjunto com o Grupo Soluti, está apoiando o programa, oferecendo cursos, palestras, mentorias e oportunidades de estágio para os alunos. Ele ressaltou que o programa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo em Goiás e no Brasil.

Leia a íntegra da entrevista.

Crypto ID: Vamos começar perguntando qual é a organização internacional responsável pelas certificações dos data centers e quais são os principais requisitos para um data center obter a certificação TIER 3?

Rômulo Caetano Rocha: Temos algumas instituições internacionais que certificam os Data Centers em níveis de qualidade e robustez – a Tuv Rheinland foi quem certificou a Everest Digital no nível mais alto da Certificação Tier 3, incluindo o Projeto, Construção e também a Operação do Data Center.

Importante falar desses três niveis da certificação Tier 3, pois é comum as empresas / clientes não terem a visão clara que não basta o prestador de serviço ter somente a certificação Tier 3 para Desenho e Projeto. Ele precisa garantir que Desenhou, Construir e que também Opera o Data Center seguindo as normas requiridas na certificação.

Ter a chancela de uma entidade internacional renomada como a Tuv, nos coloca em um patamar bastante celoto de Data Centers não somente no Brasil, mas também na America Latina onde podemos garantir uma Operação para nossos clientes com todos os níveis de redundancia, proteção e disponibilidade necessários (Energia Elétrica, Climatização, Acesso Físico, Acesso Lógico, Sistemas de Combate a Incendio).

Crypto ID: Qual é o nível de disponibilidade e confiabilidade do ambiente cloud em um datacenter TIER 3? Como ele se compara com outros níveis de datacenter?

Rômulo Caetano Rocha: Um Data Center Tier 3 certificado em Operação, entrega uma disponibilidade mínima de 99,98%. O mais comum é que a Operação atue com 100% de disponibilidade. Quando olhamos para o mercado e principalmente para outros sites que não possuem esse nivel de certificação nos chama bastante a atenção para ausencia de algumas rotinas básicas para quem busca prover o serviço de Data Center como manutenções preventivas em subestações, geradores, nobreaks, sistemas de combate a incendio … o que acaba colocando em risco as operações dos clientes. 

A Everest buscou desde sua criação, a preocupação em entregar ao mercado realmente algo que gere valor, confiança e robustez. 

Crypto ID: Quais são os benefícios do datacenter TIER 3 para grandes corporações, médias e pequenas organizações?

Rômulo Caetano Rocha: Sem dúvida, o grande benefício é o cliente poder ter a segurança que está com seus dados e seus sistemas de missão crítica hospedados em um Data Center que possui uma governança e processos maduros de gestão e operação pro ativa, com objetivo de garantir a disponibilidade dos sistemas 24x7x365 dias no ano.

Crypto ID: Como funciona o sistema de redundância N+1 em um datacenter TIER 3? Como ele garante a continuidade das operações em caso de falhas ou desastres?

Rômulo Caetano Rocha: Um Data Center, assim como qualquer ativo, precisa passar por etapas de manutenção seja preventivas ou até mesmo reativas. Isso implica que equipamentos por questões diversas, podem apresentar um problema ou compartamento não esperado e quando isso acontece, você precisa ter a garantia que os clientes hospedados continuem operacionais. E isso acontece em função das redundâncias N+1 que nos permite atuar sem que haja indisponibilidades.

Crypto ID: Recentemente noticiamos a parceria fechada entre a Everest e multinacional Nutanix. Você poderia comentar sobre as vantagens estratégicas que a Nutanix agregou a Everest Digital? 

Rômulo Caetano Rocha: Temos uma aliança muito forte com a Nutanix. Estrategicamente, quando iniciamos a operação de Cloud Pública (o primeiro provedor na América Latina a ofertar esse serviço como MSP), precisávamos ter um “time to market” bastante agressivo e uma experiencia que realmente trouxesse valor aos clientes. E conseguimos com a parceria, entregar performance, escalabilidade associado a outros serviços como equipe especializa, observabilidade, ciber segurança, modernização de aplicações entre outros.

Crypto ID: Como a Everest Digital pretende auxiliar as empresas no Brasil e na América Latina na jornada de transformação digital, usando as soluções da Nutanix?

Rômulo Caetano Rocha: A transformação digital precisa estar associada a algum beneficio seja em uma melhor experiencia do cliente, ou em um valor de mercado melhor, ou disponibilidade e performance do seu produto no mercado e também a uma agilidade / escalabilidade que suporte o negócio das empresas como exemplos. E neste sentido, estamos prontos para suportar essa escalada digital através não somente da Cloud Everest mas com todo um portifólio de serviços bastante amplo.

Sobre Rômulo Caetano Rocha

Carreira desenvolvida na área de TI, ao longo de 24 anos, com ampla experiência técnica e na gestão de áreas como Arquitetura de Soluções, Escritório de Projetos, Sustentação de Operações de grandes empresas no Brasil e internacionais. Atualmente Rômulo é CTO da Everest Digital, uma empresa do Grupo Soluti.

Sobre Everest Digital

Everest Digital, empresa do Grupo Soluti , é o primeiro Data Center Tier III Managed Service Provider (MSP) da região Centro-Oeste. É a parceira ideal para empresas que buscam inovação e eficiência na gestão de sistemas de missão crítica.

Contando com uma estrutura moderna e equipada com as mais recentes tecnologias, possui um portfólio completo para apoio aos clientes, que vai além do Colocation: Cloud Pública Everest, Serviços Gerenciados (com especialistas em várias tecnologias), Hosting, Cyber Security e equipe especializada na gestão das principais Clouds Públicas. Além de ser um ambiente seguro e confiável para os dados do seu negócio, nosso Data Center conta com equipe altamente qualificada e disponível 24 horas, garantindo que sua empresa tenha sempre acesso às informações e aos serviços fundamentais a qualquer momento.

Agora, com o Data Center mais moderno do Centro-Oeste da Everest Digital, as empresas da região e de todo o país, vão contar com uma infraestrutura de TI de alta qualidade, que atende às suas necessidades específicas, garantindo aumento da produtividade e da competitividade no mercado.