Em entrevista ao Crypto ID, executivos da ANAC detalham medidas para combater ciberataques, proteger dados de passageiros e fortalecer a segurança aeroportuária
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está implementando uma série de medidas para garantir a segurança cibernética e a proteção de dados no setor aéreo brasileiro.
Em entrevista exclusiva ao Crypto ID, executivos da agência detalharam as iniciativas que visam fortalecer a segurança contra ciberataques, proteger os dados dos passageiros em face do uso crescente de tecnologias digitais como biometria e reconhecimento facial, e intensificar a segurança aeroportuária em resposta a incidentes recentes.
Destaques da entrevista
- Criação do Comitê de Segurança Cibernética (CSC) para elaborar políticas e diretrizes de segurança cibernética no setor, incluindo o controle de acesso a sistemas e áreas críticas.
- Realização de seminários e workshops para promover a cultura de segurança cibernética e a troca de experiências entre profissionais do setor.
- Elaboração de manuais e orientações para apoiar o setor na melhoria contínua da segurança cibernética, como o Manual de Conscientização sobre Cibersegurança.
- Participação em exercícios de simulação de incidentes cibernéticos, como o Guardião Cibernético, para fortalecer a capacidade de resposta do setor.
- Fomento ao uso de biometria por reconhecimento facial para aumentar a segurança e a eficiência no embarque de passageiros, com atenção à proteção de dados pessoais.
- Colaboração com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) na definição de padrões globais de segurança cibernética para a aviação civil.
- Investigação do uso de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a segurança e a eficiência no setor aéreo, com a criação de um grupo de estudos dedicado ao tema.
- Intensificação da segurança aeroportuária em resposta a incidentes como a troca de etiquetas de bagagem, com a criação do projeto “Aeroportos + Seguros” e a publicação da Resolução nº 753/2024, que visa modernizar os aeroportos brasileiros.
A ANAC reforça continuamente seu compromisso com a segurança e a proteção de dados no setor aéreo, buscando garantir um ambiente seguro e resiliente para a aviação brasileira e internacionale é isso que você vai conferir a seguir.
Leia a entrevista na íntegra!
Crypto ID: Como a ANAC está organizada para inibir ciberataques aos sistemas aéreos brasileiros? Quais medidas preventivas são adotadas e como a agência se prepara para responder a incidentes?
Anac: A Anac tem implementado uma série de medidas para prevenir ciberataques em todo o setor de aviação civil. Uma iniciativa central é o Comitê de Segurança Cibernética (CSC) que atua na elaboração de políticas e diretrizes para um fortalecimento da segurança cibernética no ecossistema da aviação civil.
O Comitê de Segurança Cibernética no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil (CSC/Anac) foi instituído pela Portaria nº 11.126, de 24 de abril de 2023, como um instrumento de governança que tem como objetivo promover a coordenação, harmonização e consolidação da atuação da Agência na temática de segurança cibernética, bem como implementar políticas de segurança da aviação civil (safety e security) contra ameaças cibernéticas.
Para fomentar a cultura de segurança cibernética, a Anac busca promover espaços de interação e troca sobre o tema. Nesse sentido, realizamos dois eventos do tipo seminário com participação significativa de profissionais do setor, nos anos de 2023 e 2024.
Esses eventos serviram como plataformas para a troca de experiências, discussões sobre melhores práticas e conscientização acerca dos riscos e desafios na segurança cibernética.
Além disso, a Anac tem se dedicado a criar manuais e orientações para apoiar o setor na melhoria contínua da segurança cibernética. Um exemplo é o Manual de Conscientização sobre Cibersegurança, que oferece diretrizes e recomendações práticas para aumentar a resiliência cibernética dos operadores e organizações envolvidas na aviação civil.
A Agência também coordena a participação do setor aéreo em exercícios como o Guardião Cibernético. Na edição 6.0, a Anac liderou os trabalhos do setor, envolvendo diversos órgãos para simular e aprimorar respostas a incidentes cibernéticos.
Essa iniciativa é crucial para fortalecer a capacidade de resposta e a resiliência dos sistemas da aviação civil brasileira frente a possíveis ameaças cibernéticas. Para mais detalhes acesse este link.
Crypto ID: Vocês poderiam falar sobre os desafios na proteção de dados dos passageiros com o aumento do uso de tecnologias digitais como biometria e reconhecimento facial?
Anac: Claro. No cenário atual, o avanço tecnológico tem revolucionado a experiência dos passageiros nos aeroportos, trazendo melhorias em eficiência e segurança.
Contudo, esse progresso também apresenta desafios significativos relacionados à proteção de dados pessoais e à privacidade.
O aumento do uso de tecnologias digitais, como biometria e reconhecimento facial, exige uma abordagem cuidadosa para equilibrar os benefícios operacionais com a salvaguarda das informações dos usuários.
A Anac tem buscado fomentar o uso de biometria por reconhecimento facial para a identificação de passageiros e tripulantes durante o embarque.
A Agência é apoiadora do projeto Embarque + Seguro, que visa difundir essa tecnologia nos aeroportos brasileiros. Este projeto conta com a participação do Serpro, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Polícia Federal.
O uso de biometria aumenta a segurança ao permitir uma identificação mais inequívoca dos passageiros, além de proporcionar maior facilidade, ao dispensar o uso de documentos físicos no acesso às áreas de embarque e às aeronaves.
Por outro lado, o emprego dessas tecnologias traz novas preocupações, especialmente relacionadas à segurança da informação e à proteção dos dados pessoais dos passageiros. Essa é uma preocupação constante não só da Anac, mas de todos os órgãos participantes do projeto.
Para prevenir possíveis problemas, medidas têm sido adotadas, como a exigência de que a biometria utilizada nos aeroportos esteja baseada em dados biométricos contidos em bases governamentais confiáveis. Isso garante que as informações utilizadas sejam seguras e devidamente protegidas.
Crypto ID: A Organização Internacional de Aviação Civil OACI estabelece padrões e regulamentos globais para a aviação civil, incluindo a identificação de aeroportos internacionais. Nesse contexto,
qual é a relação da Anac com a OACI?
Anac: A Anac mantém uma estreita colaboração com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para alinhar e fortalecer os padrões de segurança na aviação civil global.
No âmbito da OACI, existe um painel específico dedicado ao tratamento de questões de segurança cibernética, o Cybersecurity Panel – CYSECP. Este painel reúne especialistas de diversos países para discutir, desenvolver e harmonizar estratégias e práticas relacionadas à segurança cibernética na aviação.
A Anac tem um membro titular ativo no CYSECP, participando dos encontros do painel desde o seu início. Essa participação contínua permite que o Brasil contribua significativamente para a definição de políticas e padrões internacionais.
O CYSECP possui vários Grupos de Trabalho dedicados a discutir questões específicas associadas à segurança cibernética. Esses grupos produzem materiais de apoio, orientações e recomendações que auxiliam os Estados membros na implementação de medidas eficazes de segurança cibernética.
O Brasil, por meio da Anac, participa ativamente desses grupos de trabalho, tendo contribuído significativamente para a elaboração de diversos produtos e documentos técnicos. A atuação brasileira no CYSECP reforça o compromisso do país em colaborar internacionalmente para enfrentar as ameaças cibernéticas que afetam a aviação civil.
Crypto ID: E qual é o papel da Inteligência Artificial na prevenção de ciberataques e na melhoria da segurança no ambiente aeroportuário?
Anac: No cenário atual, a Inteligência Artificial (IA) tem ganhado destaque como uma ferramenta poderosa para transformar diversos setores, incluindo a aviação civil.
O uso crescente da IA apresenta tanto desafios, como questões éticas e de segurança, quanto oportunidades significativas para aprimorar processos, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a segurança.
A IA pode ser utilizada na prevenção de ciberataques ao identificar padrões anômalos e comportamentos suspeitos em sistemas e redes, permitindo a detecção precoce de ameaças e a implementação de medidas preventivas.
Além disso, algoritmos de aprendizado de máquina podem melhorar sistemas de vigilância, otimizar o fluxo de passageiros e cargas, e auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Soluções como essa já tem sido exploradas por toda a indústria.
Reconhecendo esse potencial, a Anac possui um grupo de estudos ativo dedicado a discutir o uso da Inteligência Artificial tanto internamente quanto no setor de aviação civil.
Este grupo busca criar uma política sobre o uso de IA, avaliando as melhores práticas e garantindo que a implementação dessa tecnologia seja realizada de forma segura, ética e alinhada com as regulamentações vigentes.
Crypto ID: Considerando o incidente envolvendo a troca de etiquetas de bagagem e a subsequente prisão das passageiras brasileiras na Alemanha, quais medidas a ANAC tomou para intensificar a segurança das informações e prevenir a ocorrência de crimes semelhantes, especialmente no que se refere à identificação de passageiros e bagagens, e ao controle de acesso de funcionários em áreas restritas dos aeroportos?
Anac: Em resposta ao incidente envolvendo a troca de etiquetas de bagagem que resultou na prisão de passageiras brasileiras na Alemanha, a Anac intensificou seus esforços para aprimorar a segurança nos aeroportos.
Nesse sentido, uma iniciativa desenvolvida para buscar essa melhoria foi a criação do projeto prioritário “Aeroportos + Seguros“.
Nesse sentido, a Anac tem empenhado esforços para trazer mais modernização e capacidade operacional para as infraestruturas aeroportuárias.
Tem havido um grande esforço para incentivar a modernização do parque tecnológico dos aeroportos Brasileiros. Recentemente foi publicada a Resolução nº 753, de 08 de agosto de 2024, que estabelece diretriz de modernização tecnológica, de equipamentos e de procedimentos aeroportuários.
O objetivo dessa normativa é aprimoramento da segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (security), a elevação dos níveis de segurança operacional (safety), o aperfeiçoamento da experiência dos serviços prestados ao passageiro e o aprimoramento da capacidade aeroportuária por meio da modernização tecnológica, de equipamentos e de procedimentos aeroportuários.
É sabido que o ocorrido no Aeroporto de Guarulhos foi resultado da atuação de um grupo criminoso. Para enfrentar essa ameaça, é essencial fortalecer o sistema de segurança dos aeroportos, equipando-os com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de segurança.
Isso inclui a adoção de sistemas de vigilância avançados, controles de acesso aprimorados e procedimentos rigorosos de manuseio de bagagens. Essas medidas visam minimizar ao máximo a possibilidade de ações ilícitas que comprometem o desenvolvimento adequado e seguro do setor aéreo.
A ANAC reforça seu compromisso com a segurança e a proteção de dados no setor aéreo, buscando garantir um ambiente seguro e resiliente para a aviação brasileira e internacional. Ao investir na modernização tecnológica e no aprimoramento dos procedimentos aeroportuários, a Anac busca não apenas responder a incidentes específicos, mas também prevenir futuras ocorrências, reforçando a confiança dos passageiros e assegurando a integridade das operações aéreas no Brasil.
Agradecemos aos executivos da ANAC pela entrevista concedida ao Crypto ID.
Sobre Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Instituída em 2005, começou a atuar em 2006 substituindo o Departamento de Aviação Civil (DAC). É uma autarquia federal de regime especial e está vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. As ações da ANAC se enquadram nos macroprocessos de certificação, fiscalização, normatização e representação institucional.
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