Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, compartilha insights sobre sobre o futuro da IA
A inteligência artificial está avançando a passos largos e a NVIDIA tem se destacado com inovações que prometem transformar ainda mais a maneira como interagimos com as tecnologias.
Nesta entrevista, Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA, compartilha insights sobre futuro da IA, discute sobre os principais destaques da CES 2025, as diferenças entre os modelos de IA agêntica da NVIDIA e as possibilidades práticas de aplicação dessas tecnologias.
Exploramos como essas inovações podem impactar setores como saúde, manufatura e transporte, e entender como a NVIDIA está trabalhando para tornar a IA acessível a empresas de todos os portes.
Leia entrevista na íntegra sobre o futuro da IA!
Crypto ID: Quais foram os principais destaques da NVIDIA na CES 2025 em relação à IA agêntica?
Marcio Aguiar: Durante a CES, a NVIDIA destacou avanços significativos na era dos agentes de IA. Um dos principais anúncios foi a introdução da família de grandes modelos de linguagem (LLMs) abertos Llama Nemotron, desenvolvidos para fornecer uma base robusta para a criação e implantação de agentes de IA especializados.
Esses modelos foram projetados para atender a uma ampla variedade de aplicações, incluindo suporte ao cliente, detecção de fraudes, além da otimização de gestão de estoques e cadeias de fornecimento. A tecnologia utilizada nos modelos Llama Nemotron permite transformar processos complexos em soluções ágeis e personalizadas.
Outro destaque foi o Llama Nemotron Nano, um modelo otimizado que será oferecido como um microsserviço NIM para estações de trabalho e PCs de IA RTX. Ele se diferencia por sua precisão em uma ampla gama de tarefas de agentes de IA, como interpretação de instruções, invocação de funções, chats, codificação e matemática.
Com esses lançamentos, a NVIDIA reforça seu compromisso em liderar inovação na era dos agentes de IA, oferecendo ferramentas que capacitam desenvolvedores e empresas a automatizarem tarefas repetitivas e resolverem problemas complexos de forma mais eficiente.
Crypto ID: Como a Nemotron e o Cosmos Nemotron se diferenciam de outros modelos de linguagem em termos de IA agêntica e quais aplicações práticas da Nemotron e do Cosmos Nemotron foram demonstradas na CES 2025?
Marcio Aguiar: Os modelos Llama Nemotron e Cosmos Nemotron, se diferenciam de outros modelos de linguagem por conta da sua especialização, flexibilidade e integração em múltiplos ambientes corporativos e industriais.
Diferentemente de outros modelos genéricos, o Llama Nemotron e o Cosmos Nemotron foram projetados para atender a casos de uso específicos, como suporte ao cliente, detecção de fraudes, gerenciamento de cadeias de fornecimento. Essa especialização permite que os agentes de IA entreguem soluções mais precisas e eficientes.
A arquitetura aberta dos modelos Llama Nemotron também permite que desenvolvedores ajustem e treinem os modelos para necessidades específicas de suas empresas, garantindo maior adaptabilidade a diferentes setores.
Durante a conferência, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, apresentou algumas demonstrações e exemplos de agentes de IA. Dentre eles, um para busca e análise de vídeos, outro para verificação de segurança, monitoramento de tráfego e suporte à área de RH.
Crypto ID: Quais as vantagens de utilizar os modelos Llama Nemotron como microsserviços NVIDIA NIM?
Marcio Aguiar: Os modelos Llama Nemotron podem ser facilmente baixados e como microsserviços NVIDIA NIM podem ser implantados em diversos ambientes, incluindo nuvens, data centers, PCs e estações de trabalho.
Essa versatilidade permite que empresas de diferentes setores integrem os modelos em seus fluxos de trabalho de maneira personalizada e escalável, atendendo a uma ampla gama de necessidades operacionais.
Com os novos modelos de linguagem visual (VLMs) NVIDIA Cosmos Nemotron e os microsserviços NVIDIA NIM para pesquisa e resumo de vídeos, os desenvolvedores também podem criar agentes que analisam e respondem a imagens e vídeos de máquinas autônomas, hospitais, lojas e depósitos, bem como de eventos esportivos, filmes e notícias.
Crypto ID: Poderia detalhar as capacidades da Nemotron e do Cosmos Nemotron em relação à autonomia, planejamento e interação com o ambiente e como esses modelos se comparam em termos de precisão, eficiência e escalabilidade (Nano, Super e Ultra)?
Marcio Aguiar: Os modelos Llama Nemotron são treinados e aperfeiçoados com as mais recentes técnicas da NVIDIA, com conjuntos de dados de alta qualidade para recursos agênticos aprimorados.
Eles seguem instruções, chats, invocação de funções, codificação e matemática, ao mesmo tempo em que têm seu tamanho otimizado para serem executados em uma ampla variedade de recursos de computação acelerada da NVIDIA.
Com relação aos tamanhos, temos o Nano, que é o modelo mais econômico, otimizado para aplicações em tempo real com baixa latência, ideal para a implantação em PCs e dispositivos de borda.
Já o Super possui alta precisão e oferece rendimento excepcional em uma única GPU. O modelo Ultra conta com a mais alta precisão, e é projetado para aplicações em escala de data center, ou seja, que exigem o mais alto desempenho.
Crypto ID: Como os desenvolvedores podem personalizar esses modelos com o NeMo para seus próprios casos de uso? Ainda, de que forma a otimização com NVIDIA NeMo garante a execução eficiente em diferentes plataformas?
Marcio Aguiar: Os desenvolvedores podem personalizar esses modelos e casos de uso específicos utilizando os microsserviços NVIDIA NeMo, com o objetivo de simplificar a curadoria de dados, acelerar a avaliação e personalização de modelos.
Utilizando o NVIDIA NeMo, os modelos NVIDIA Llama Nemotron conseguem realizar a destilação, o aperfeiçoamento e alinhamento. Utilizando essas técnicas, os modelos são pequenos o bastante para serem executados em uma variedade de plataformas de computação, ao mesmo tempo que fornecem alta precisão e maior rendimento dos modelos.
Crypto ID: Quais as expectativas da NVIDIA para o futuro da IA agêntica após a CES 2025 e como a NVIDIA pretende democratizar o acesso à IA agêntica e seus benefícios, considerando os diferentes tamanhos dos modelos?
Marcio Aguiar: Acredito que os agentes de IA terão um impacto transformador em setores como saúde, manufatura, varejo e transporte, ao oferecer soluções altamente eficientes e personalizadas.
Estamos fazendo esse trabalho de ampliar as possibilidades de integração dos agentes de IA, com opções de modelos em diferentes tamanhos e que atendam às necessidades de empresas de todos os portes. É um reflexo do nosso compromisso em tornar o futuro da IA cada vez mais acessível a todos os setores da sociedade.
Crypto ID: Que mensagem você deixa para os entusiastas e profissionais que desejam se aprofundar no mundo da IA agêntica?
Marcio Aguiar: Os agentes de IA prometem redefinir a forma como trabalhamos e solucionamos os problemas. Por isso, para aqueles que desejam se aprofundar nesse universo, é preciso ter curiosidade e insistir no aprendizado constante. Explorar as inovações e ferramentas recentes pode contribui no entendimento dessas novas tecnologias.
Crypto ID: Em nome de toda a equipe do Crypto ID, gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão pela sua participação na entrevista. Agradecemos imensamente por ter compartilhado seu tempo, expertise e paixão pelo tema conosco. Seus insights foram valiosos e com certeza contribuirão para o debate sobre o futuro da IA. Foi um prazer tê-lo conosco!
Fique agora com a palestra do Jensen Huang CEO da NVIDIA na CES 2025.
Na CES 2025, Jensen Huang CEO da NVIDIA, subiu ao palco para apresentar as últimas inovações da NVIDIA. A palestra cobriu uma variedade de tópicos, desde as novas GPUs GeForce RTX, com tecnologias de ponta para gamers, até a arquitetura Blackwell, que promete revolucionar a performance em jogos e inteligência artificial. Um dos destaques foi a “IA Agenciada”, com sistemas mais autônomos e inteligentes, capazes de tomar decisões e interagir de forma mais natural com o mundo. A empresa também demonstrou como a IA está sendo integrada aos computadores pessoais, melhorando a performance e a experiência do usuário.
Huang também explorou as aplicações da IA em simulações e interações com o mundo físico, como robótica e direção autônoma, e apresentou avanços em tecnologias de direção autônoma que moldarão o futuro da mobilidade. Novas plataformas e ferramentas para o desenvolvimento de robôs mais inteligentes e capazes também foram reveladas. Por fim, a NVIDIA anunciou o Projeto DIGITS, uma iniciativa para democratizar o acesso à IA e facilitar o desenvolvimento de aplicações, impulsionando a inovação em diversas áreas. Vale assisir a palestra! Ele é ótimo!
A Inteligência Artificial no Direito: Uma Conversa com Klaus Riffel CEO da doc9
ID Talk com Marcelo Castilho: Liveness e o Futuro da Biometria Facial no Bradesco
Reinaldo Borges fala sobre: Renovação do e-CNPJ A1, Mudanças na ICP-Brasil e RFB
Entrevista com diretor de comunicações do BityBank sobre criptomoedas e o futuro do mercado
Em entrevista exclusiva, Heitor Pires apresenta o Syn, o certificado digital em nuvem da Syngular ID
Assista e leia outras entrevistas feitas pelo Crypto ID. Você vai gostar muito. Acesse a coluna IDTalks aqui!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!