A empresa utiliza também a tecnologia digital twin para otimizar a produção, por meio da plataforma NVIDIA Omniverse
A NVIDIA, líder mundial em computação de alta performance e inteligência artificial (IA), apresentou diversas inovações em IA generativa na CES 2024, que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 12 de janeiro.
Uma das principais novidades foi o lançamento do Generative AI by iStock, um serviço de geração de imagens acessível e comercialmente seguro, desenvolvido em parceria com a Getty Images. O serviço é treinado na biblioteca criativa de dados licenciados e proprietários da Getty Images, e oferece a designers e empresas uma ferramenta de geração de texto para imagem, para criar visuais prontos para licenciamento.
Outra novidade importante foi o anúncio de que a NVIDIA está trabalhando com empresas como a Agility Robotics, a NTT e a Dreame Technology para incorporar a IA generativa em seus robôs. A IA generativa pode ajudar robôs a entender comandos de texto ou de voz, a se mover de forma segura e eficiente, e a aprender e se adaptar ao seu ambiente.
Conversamos com o Marcel Saraiva, gerente de vendas da divisão Enterprise da NVIDIA no Brasil, sobre as apresentadas na CES 2024.
As inovações apresentadas pela NVIDIA na CES 2024 abrem novas possibilidades para o uso da IA generativa em diversos setores.
Crypto ID: Como a IA generativa da Getty Images pode ajudar designers e empresas a criar imagens mais criativas e impactantes?
Marcel Saraiva: O Generative AI by iStock, um serviço de geração de imagens acessível desenvolvido com base no NVIDIA Picasso, ajudará designers e empresas na otimização do processo de criação visual. Com tecnologia que utiliza algoritmos avançados, será possível criar visuais prontos a partir da ferramenta de geração de texto para imagens.
Além disso, em breve será disponibilizado recursos avançados de inpainting e outpainting, permitindo que os desenvolvedores integre novas APIs com aplicações criativas, para adicionar pessoas e objetos às imagens, substituir elementos específicos além de expandir imagens em uma ampla gama de proporções.
A IA contribui de forma satisfatória na geração de imagens inovadoras, disponibilizando uma diversidade criativa que pode impulsionar novas imagens, personalizadas de acordo com cada campanha ou público.
Crypto ID: Como a IA generativa pode ajudar designers e empresas a criarem imagens mais criativas e impactantes, pois permite que eles explorem novas ideias e possibilidades. Por exemplo, a IA pode ser usada para criar imagens realistas de objetos ou cenários que não existem na realidade, ou para gerar imagens estilizadas ou abstratas?
Marcel Saraiva: Há uma ampla gama de possibilidades para a IA generativa, principalmente no campo de geração de imagens, que vem revolucionando vários setores. Por meio de técnicas de machine learning, é possível gerar objetos, cenários e personagens fictícios.
Existe também a possibilidade de criar imagens abstratas ou estilizadas, explorando variados formatos e estilos de design. Sem dúvidas, é uma ferramenta que estimula composições, formas e cores, permitindo que designers criem imagens únicas.
Crypto ID: Como a IA generativa pode ajudar a garantir que as imagens geradas sejam comercialmente seguras?
Marcel Saraiva: É possível implementar algumas funcionalidades e técnicas para isso. Os algoritmos podem ser treinados para filtrar ou reconhecer conteúdos sensíveis, o que contribui na não criação de imagens que possam violar normas culturais, éticas ou legais.
Os sistemas de IA também podem ser programados para identificar marcas registradas ou outros elementos protegidos por direitos autorais, ajudando a evitar a geração de imagens que possam infringir direitos de propriedade intelectual, protegendo as empresas de possíveis problemas legais, por exemplo.
Crypto ID: Em quais setores a IA generativa para geração de imagens pode ter um impacto significativo?
Marcel Saraiva: A IA generativa tem o potencial de impactar uma variedade de setores, como a área de design de produtos, publicidade e marketing, entretenimento, arquitetura, saúde, indústria, varejo entre outras. Na arquitetura, essa tecnologia permite a criação e exploração de designs alternativos para simular como o projeto se comportaria no ambiente urbano, por exemplo.
Na área de saúde, a IA generativa pode ser empregada em visualizações médicas e simulações, facilitando muitas vezes o diagnóstico do paciente. No ramo de varejo, já existem tecnologias que personalizam imagens e simulam produtos em ambientes virtuais, como é o caso da plataforma Doris.
Sendo um provador virtual, o cliente pode experimentar produtos de forma realista e realizar compras sem sair de casa. A plataforma utiliza IA generativa para gerar imagens precisas e utilizou unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA V100, com suporte CUDA, para os treinamentos das redes neurais.
Crypto ID: Como a IA generativa pode ajudar robôs a entender comandos de texto ou de voz e se mover de forma segura e eficiente?
Marcel Saraiva: Por meio do processamento de linguagem natural os robôs podem interpretar e extrair instruções fornecidas por texto ou voz, ou seja, os sistemas podem ser treinados para entender esses comandos.
A IA pode ser aplicada para otimizar o movimento dos robôs, prevendo possíveis obstáculos, auxiliando no cálculo de trajetórias seguras e eficientes, adaptando o movimento em tempo real baseado nas mudanças do ambiente. Com base em feedbacks interativos também é possível implementar melhorias na compreensão e execução de tarefas, pois o robô vai se aprimorando ao longo do tempo, de acordo com as experiências acumuladas.
Crypto ID: Quais outras soluções da NVIDIA além das soluções de IA foram apresentadas no CES 2024.
Marcel Saraiva: A NVIDIA também apresentou algumas soluções voltadas para a indústria automotiva. A solução NVIDIA Omniverse, é uma plataforma de software que permite desenvolver e implantar aplicações 3D avançadas e pipelines baseados no OpenUSD. Com essa ferramenta, é possível visualizar instantaneamente as alterações na cor de um carro ou personalizar seu interior com acabamentos luxuosos.
A Mercedes-Benz está adotando tecnologia NVIDIA DRIVE Orin, para aprimorar a direção automatizada. A empresa utiliza também a tecnologia digital twin para otimizar a produção, por meio da plataforma NVIDIA Omniverse. Com os recursos oferecidos pela plataforma, é possível o desenvolvimento de aplicações que permitem o planejamento, colaboração e operação eficiente de instalações de fabricação e montagem.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor.
IA generativa e os impactos nas organizações. Por Marcio Aguiar da NVIDIA
Nvidia anuncia Superchip para acelerar aplicativos de IA
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br