No mundo dinâmico e em constante evolução da tecnologia, a inovação se destaca como um pilar essencial para o progresso
Douglas Miquelof, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab, é um especialista que entende profundamente essa conexão. Com uma vasta experiência em marketing, vendas e inovação, Douglas está participando de dois eventos de grande relevância: a Tech Trends e a Gamescom.
A Tech Trends é um ponto de encontro para visionários que buscam transformar ideias em ações concretas através da tecnologia. Já a Gamescom, a versão latino-americana de um dos maiores eventos de games do mundo, é um palco onde as últimas tendências e inovações no universo dos jogos são apresentadas e discutidas.
A gamescom latam corresponde à junção da gamescom, maior evento de games do mundo, com o BIG Festival, maior festival de games da América Latina. A gamescom latam está acontecendo de 26 a 30 de junho de 2024, no São Paulo Expo.
Na gamescom latam, os visitantes encontrarão o que há de melhor e mais atual no mundo dos games. As maiores empresas da indústria de jogos estarão reunidas para fazer revelações especiais, lançar seus novos projetos, disponibilizar seus títulos mais famosos para o público jogar e muito mais!
Além do evento para o público, que também conta com meet & greet com creators, palestras, cosplays, jogos de tabuleiro e campeonatos de eSports, a gamescom latam também oferece uma área de negócios para profissionais da indústria e o BIG Festival, a principal competição de games independentes da América Latina, tudo disponível para você experimentar.
Douglas Miquelof, com sua formação robusta e participação em eventos globais como SXSW, Web Summit e Hacktown, traz uma perspectiva única sobre como a inovação e a tecnologia estão moldando o futuro dos games.
Em nossa entrevista exclusiva, ele compartilha insights valiosos sobre as tendências tecnológicas que estão revolucionando a indústria de games, os desafios enfrentados e as oportunidades que surgem nesse cenário vibrante.
Convidamos você a ler a entrevista completa com Douglas Miquelof e descobrir como a Gamescom está influenciando as estratégias de negócios e inovação da Compasso Coolab. Não perca a chance de se inspirar com as experiências e conhecimentos de um dos principais nomes da inovação no Brasil.
Douglas Miquelof sobre sua participação na Tech Trends e na Gamescom
Leia a entrevista na íntegra!
Crypto ID: Como você vê a relação entre inovação, tecnologia e games no cenário atual?
Douglas Miquelof: A presença de tecnologias emergentes como IA, metaverso, computação quântica, realidades imersivas entre outras tantas que empregam aspectos inovativos, têm promovido uma ampla capacidade produtiva do mundo game ao redor do planeta, que vai muito além de entretenimento.
A metodologia e conceito de gamificação está sendo implementado em diversas áreas não nativas digitais, por exemplo, como educação, saúde, segurança, mobilidade, comunicação, entre muitas outras. Além disso, a capacidade e velocidade de formação de novos desenvolvedores de games, que envolvem atividades como programação, design, roteiro, storytelling, experiência do usuário, etc, tem se intensificado por muitos cursos e escolas que levam ao mercado profissionais cada vez mais capacitados para atuar neste pujante mercado.
Crypto ID: Quais são as principais tendências tecnológicas que você acredita que irão impactar a indústria de games nos próximos anos?
Douglas Miquelof: Os games farão cada vez mais parte da vida das pessoas em seu dia a dia, a ponto de não ser, muitas vezes, percebido como tal. A melhoria na capacidade de processamento de smartphones, computadores e outros aparelhos que estarão integrados à internet, promoverão uma sincronia por completo na jornada diária das pessoas, acompanhado de uma alta qualidade na usabilidade, cada vez mais orgânica nesta conexão entre máquinas e humanos.
Como parte desta integração, aparelhos de realidade imersiva, explorarão os sentidos da visão, audição, tato, olfato e, até paladar, deixando a relação com certas aplicações, cada vez mais realística e elevando de forma exponencial o potencial de aplicações desenvolvidas com o conceito de gameficação, integrado com histórias que envolvam emocionalmente as pessoas, levando-as para o centro do storytelling e, devido a capacidade de customização para cada usuário, fazer com que todos sejam protagonistas.
Crypto ID: Pode nos contar um pouco sobre as inovações apresentadas na Tech Trends que mais chamaram sua atenção?
Douglas Miquelof: A Tech Trend é um evento que trouxe um amplo debate sobre questões técnicas e de aplicabilidade de tecnologias portadoras de futuro, que se apresentam em fases iniciais de uso, mas que apontam para uma tendência de aplicação exponencial na vida de pessoas e dos negócios.
Entre os destaques temos uma iniciativa inédita da criação da criptomoeda chamada Alegria, pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Alegria em parceria com a C9 Tech, que tem como objetivo ser um ativo monetário digital para fomento de transações locais a partir do pagamento de benefícios como vale alimentação aos funcionários públicos da cidade, dando mais transparência para a gestão pública, bem como promovendo economia entre as transações financeiras, pois os comerciantes terão acesso a uma ferramenta de meio de pagamento livre de taxas e descontos das operações tradicionais mantidas por grandes bancos. Este modelo se replicado por outras prefeituras ou até mesmo empresas, como por exemplo, no setor varejista, deverá criar uma nova relação de comportamento, gestão e controle financeiro.
Outra tecnologia portadora de futuro que destaco é o uso de biotecnologia, onde um aparelho movido a energia solar faz um processo de fotossíntese através da captura de gás carbônico (CO²) transformando e devolvendo oxigênio (O²) para o ar atmosférico através do uso de algas.
Essa tecnologia é uma das apostas para negócios relacionados com a geração de crédito de carbono, uma vez que ela pode ser adquirida e instalada em diversos locais, promovendo adicionalmente, a melhoria da qualidade do ar em regiões pouco arborizada como acontece em grandes centros metropolitanos, inclusive integrando outras funcionalidades combinadas como sistemas de iluminação pública, de vias, sinalização e até mesmo como decoração de mobiliários espalhados pela cidade, integrados aos conceitos de arquitetura e urbanismo das cidades.
Crypto ID: Como a participação na Gamescom pode influenciar as estratégias de negócios e inovação da Compasso Coolab?
Douglas Miquelof: O contexto da gamificação é algo que deverá ganhar ampla participação na construção de narrativas de conteúdo e desenvolvimento de comunicação com as pessoas nos próximos anos, dado todos os pontos que a jornada de um jogo onde estão envolvidos elementos como superação de desafios, competitividade, conquistas e reconhecimento se aproxima muito dos códigos de comportamento sociais, porém de forma lúdica, o que amplifica a facilidade de compreensão, engajamento, atenção e participação das pessoas.
Sendo assim a gameficação deverá estar presente em muitos processos de atividades da empresa, como por exemplo, em sistemas da área de operações junto ao time, que estará integrado com a jornada conectada, onde tarefas e atividades cumpridas deverão gerar pontuações para um programa de desenvolvimento pessoal da carreira, benefícios e outras bonificações que possam acontecer, partindo do indivíduo e os impactos gerados no time e na empresa.
Além disso, as integrações de sistemas de controle como financeiro, por exemplo, deverá gerar um score (pontuação) de acordo com as metas alcançadas, dando uma característica de comprometimento dos líderes como protagonistas nas mudanças necessárias para buscar ao atingimento e, que uma vez cumprida, seja reconhecida e premiada, fortalecendo o modelo meritocrático.
Crypto ID: Quais são os desafios mais significativos que a indústria de games enfrenta atualmente em termos de inovação?
Douglas Miquelof: Falando especificamente no Brasil, a indústria ainda engatinha no desenvolvimento de games originalmente brasileiro, devido a falta de mão de obra especializada e capacitada para operar na velocidade do restante do Mundo, assim como acontece no mercado de tecnologia como um todo em terras Brasilis.
Além disso, existe uma interpretação antiga que profissionais de tecnologia que trabalham com a vertente game, tenha o estereótipo de atuar apenas com jogos de entretenimento, o que não acontece na prática, dado a ampla capacidade de aplicação em outras áreas de negócios.
Crypto ID: Como você enxerga o papel do Brasil no cenário global de inovação e tecnologia, especialmente no setor de games?
Douglas Miquelof: O mercado de game brasileiro ainda é pequeno perto dos Estados Unidos, bloco europeu e asiático. Porém, notamos através da Gamescom que os ‘studios’ daqui estão crescendo de maneira exponencial e tendo acesso as tecnologias destes mercados já consolidados para desenvolvimento de games.
Com o aumento de mão de obra qualifica, intensificada por novas escolas, universidades e, até mesmo, programas de educação e fomento de negócios apresentados por governos municipais, estaduais e do federal, devemos ter grandes avanços na quantidade e disponibilidade destes profissionais desenvolvedores no mercado nos próximos cinco anos.
Sendo assim, acredito que temos potencial para evoluirmos e nos tornamos um grande produtor mundial de games, uma vez que já somos o terceiro país em consumidores, com mais de 95 milhões de jogadores.
Crypto ID: Quais são as principais habilidades e conhecimentos que os profissionais de marketing e vendas precisam desenvolver para se destacar na indústria de tecnologia e games?
Douglas Miquelof: Assim como em outros segmentos, os profissionais de marketing e vendas que atuam na indústria de games, devem estar atendo ao comportamento das pessoas e como jornadas e narrativas feitas com o uso da metodologia da gamificação podem contribuir na geração de engajamento e atenção deste público, nos mais diversos setores e tipos de negócios.
Por exemplo, dentro da área de educação existem uma série de oportunidades onde os jogos podem desenvolver um papel importante na capacitação de estudantes de várias cadeiras acadêmicas, ampliando não apenas o conhecimento tácito, como podendo explorar atividades de simulação evidenciando melhor os processos em vários níveis de aplicabilidade.
Assim também, pode acontecer na área da saúde, onde técnicos dos mais variados tipos, médicos, enfermeiros, entre outros, podem usar a gamificação para realizar capacitações, testes de habilidade, treinamentos e revalidação de certificados, através do uso de games com uso de realidade imersivas.
Na área de segurança, a simulação pode ser um grande aliado utilizando técnicas de realidade virtual e aumentada para treinar situações que envolvam emergências dos mais variados tipos, criando um ambiente de maior controle emocional e operacional para agentes de segurança.
E, por último, temos o exemplo da simulação, vinda dos games, como parte complementar para treinamento e capacitação de atletas das mais variadas modalidades, que realizam treinos dos mais variados tipos em equipamentos que recriam situações reais, mas que por estarem em um ambiente controlado e monitorado, favorece a leitura de dados que ajudam no estudo de movimentos, atividade metabólica, entre outros aspectos como condicionamento físico e de fundamentos do esporte que aumentam a performance deste profissional quando levado ao habitat natural da sua prática esportiva, seja ela em uma piscina, mar, quadra, campo, pista, etc.
Crypto ID: Pode compartilhar alguma experiência ou insight valioso que você adquiriu em eventos como SXSW, Web Summit ou Hacktown que aplicou na sua carreira.
Douglas Miquelof: Hoje as ferramentas de inteligência artificial generativa, combinadas com outras tecnologias emergentes, tem contribuído na melhoria de muitas atividades e processos do cotidiano, aumentando a qualidade dos nossos serviços. Muitas delas foram conhecidas em eventos como os citados.
Exemplo, é uma ferramenta de edição de vídeo que fortalece a inclusão de pessoas com deficiência, onde temos geração de legendas, inclusive com a possiblidade de tradução em diversas línguas e, também, a geração de tradução em libras com uso de animação virtual que pode ser inserida nos vídeos.
Além disso, usamos outra ferramenta de marketing de relacionamento combinada com inteligência artificial que nos ajudam a manter um plano de comunicação mais frequente, customizado e relevante com nossos clientes e prospects.
Entrevista com Stephanie Treiber sobre o XVI Congresso Brasileiro de Identificação Humana
Protegendo-se contra invasões de dados do CadSus: estratégias e alertas por Longinus Timochenco
Assista e leia outras entrevistas feitas pelo Crypto ID. Você vai gostar muito. Acesse a coluna IDTalks aqui!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outras