Em um mundo em constante transformação digital, as habilidades em nuvem e IA tornaram-se essenciais para o sucesso das empresas
O Crypto ID teve oportunidade de entrevistar Otávio Argenton, Country Manager da SoftwareOne, que apresentou insights importantes sobre o atual cenário de habilidades nas organizações de acordo com o mais recente “Relatório de Habilidades em Nuvem” da empresa.
Em sua análise, Otávio destaca os principais desafios enfrentados pelas empresas com a adoção da IA e a falta de habilidades com a mesma e a importância de investir na capacitação das equipes.
Exploramos como a escassez de habilidades com IA, que está crescendo cada vez mais, afeta as dinâmicas de trabalho; quais estratégias têm se mostrado boas na requalificação de profissionais e como cultivar uma cultura organizacional que promova a inovação e o empoderamento.
Leia entrevista na íntegra!
Crypto ID: Como você avalia o atual cenário de habilidades em nuvem e IA nas empresas.
Otávio Argenton: De acordo com o nosso mais recente “Relatório de Habilidades em Nuvem”, o maior desafio que as empresas enfrentam em seus esforços de transformação digital é garantir que o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores acompanhe o ritmo acelerado da inovação.
Nesse contexto, a pesquisa revelou que mais da metade das empresas norte-americanas (53%) relatam atualmente não possuir habilidades adequadas para aproveitar todo o potencial da Inteligência Artificial (IA). Além disso, 38% delas estão enfrentando dificuldades para encontrar profissionais qualificados em IA.
Esse cenário destaca a importância das empresas de TI seguirem investindo na capacitação das equipes para lidar com as tecnologias emergentes, como nuvem e IA, para que as organizações possam se manter competitivas no mercado.
Crypto ID: O relatório menciona que mais da metade das empresas norte-americanas não têm habilidades adequadas para alavancar a IA. Quais são os principais desafios enfrentados pelas organizações nesse contexto?
Otávio Argenton: Os desafios são inúmeros. Dentre eles, destacam-se a falta de talentos qualificados, o que impede o progresso rápido das empresas em iniciativas de transformação digital, bem como a sobrecarga de trabalhos dos profissionais de TI.
Esses desafios indicam que as empresas precisam investir cada vez mais na capacitação de seus profissionais, na criação de uma cultura de adaptação à inovação e no planejamento estratégico para integrar IA e tecnologias avançadas na operação de forma eficiente.
Crypto ID: Como a escassez de habilidades em nuvem afeta as cargas de trabalho individuais dos profissionais de TI? Existem consequências significativas?
Otávio Argenton: A escassez de habilidades em nuvem tem um impacto direto nas cargas de trabalho individuais dos profissionais de TI, resultando em diversas consequências, como aumento da carga de trabalho e consequente dificuldade em escalar soluções. Em alguns casos, esse cenário pode ser ainda pior, resultando em ocorrências de burnout e turnover nas empresas.
Crypto ID: O relatório também destaca conflitos dentro das equipes relacionados à lacuna de habilidades em nuvem. Como esses conflitos se manifestam e qual é o impacto nas dinâmicas de trabalho?
Otávio Argenton: Os conflitos dentro das equipes relacionados à lacuna de habilidades em nuvem, conforme destacado no estudo, podem ter um impacto significativo nas dinâmicas de trabalho.
Esses conflitos podem se manifestar na distribuição desigual de tarefas, uma vez que quando há uma lacuna de habilidades, os profissionais que possuem conhecimento adequado em nuvem acabam assumindo uma carga maior de trabalho.
Além disso, esse cenário pode acarretar atrasos e projetos e baixa qualidade, impactando a empresa como um todo.
Crypto ID: Priorizar a colaboração entre humanos e tecnologias avançadas é apontado como crucial. Como as empresas estão se preparando para essa nova dinâmica organizacional?
Otávio Argenton: As empresas estão reconhecendo que a colaboração entre humanos e tecnologias avançadas é fundamental para enfrentar as constantes mudanças no ambiente de negócios. Nesse sentido, o relatório da SoftwareOne destaca como as empresas estão se preparando para essa nova dinâmica organizacional, com uma série de estratégias e práticas voltadas para integrar as habilidades humanas com o poder das tecnologias emergentes.
Crypto ID: Você poderia compartilhar exemplos de estratégias bem-sucedidas para capacitar a força de trabalho em relação à nuvem e à IA?
Otávio Argenton: A SoftwareOne vem apostando em diversos projetos relacionados à qualificação profissional. O SOAR (SoftwareOne Academy Returnship), por exemplo, é uma iniciativa desenvolvida pela companhia que visa oferecer oportunidades de reconstrução profissional para indivíduos que tenham experimentado um hiato em suas carreiras, seja por questões de saúde, maternidade ou outros motivos pessoais.
Já o programa SoftwareOne Academy, busca integrar talentos iniciantes na área de TI, bem como profissionais que estão buscando uma mudança de carreira e desejam ingressar neste setor.
Apostando em ações como essas conseguimos obter um índice de 90% de satisfação em Employee Experience, um dos seus principais pilares de atenção, juntamente com Cultura de Alta Performance e o Customer Experience.
Crypto ID: Quais são os principais obstáculos enfrentados pelas empresas ao tentar requalificar suas equipes de TI?
Otávio Argenton: A requalificação das equipes de TI para lidar com tecnologias avançadas tem sido uma pauta recorrente em muitas empresas, mas esse processo não é simples e apresenta obstáculos, especialmente com relação a resistência à mudança e os desafios de algumas companhias em implementar programas de treinamentos, faltando desenvolver ferramentas personalizadas para atender as principais dores dos colaboradores e líderes qualificados.
Crypto ID: Por fim, como podemos cultivar uma cultura de empoderamento e otimismo para enfrentar esses desafios?
Otávio Argenton: Cultivar uma cultura de empoderamento e otimismo é a chave para enfrentar os desafios da requalificação das equipes de TI e da adoção de novas tecnologias como IA e nuvem.
Isto porque, uma cultura organizacional positiva contribui para a mudança de mindset e promove o alinhamento necessário entre as equipes para alcançar os objetivos propostos pela companhia.
Além disso, trabalhar os líderes é fundamental para que eles possam incentivar e guiar seus profissionais durante o processo de transformação. Isso envolve promover uma mentalidade de crescimento, oferecendo suporte contínuo ao aprendizado e à capacitação dos funcionários, além de estabelecer um ambiente que valorize a inovação e a colaboração.
Advogado especialista comenta sobre impactos para empresas anunciantes e usuários da plataforma X
Assista e leia outras entrevistas feitas pelo Crypto ID. Você vai gostar muito. Acesse a coluna IDTalks aqui!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!