25ª AUTOCOM será maior, celebrando inovação e tecnologia no ecossistema das empresas que promovem automação comercial no Brasil
Em uma edição ampliada, a feira realizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços – AFRAC e organizada pela Francal, reunirá os principais desenvolvedores e fabricantes de soluções avançadas que envolvem Inteligência Artificial e facilitam as operações desde a produção até o varejo
A AUTOCOM deste ano será maior e com mais expositores, ao celebrar 25 edições de inovação e tecnologia no ecossistema das empresas que promovem a automação comercial no Brasil.
A feira será realizada de 1º a 3 de abril, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, em São Paulo (SP). As marcas expositoras levarão o que há de mais avançado na indústria de equipamentos, sistemas, serviços e pagamentos que automatizam tarefas e oferecerão muito mais interatividade e satisfação ao consumidor.
Com o crescimento de opções que facilitam o trabalho na cadeia de abastecimento e desenvolvimento de novas tecnologias – self-checkouts, robótica e inteligência artificial (IA) –, a implantação de soluções de automação tanto no setor de produção e logística quanto no de varejo ganha impulso constantemente.
Os visitantes da 25ª AUTOCOM encontrarão novidades nos segmentos de terminais PDV, impressoras, monitores, balanças inteligentes, computadores, leitores de código de barras bidimensionais, autoatendimento, totens, self-checkouts e servidores, e terão a oportunidade de conhecer como as novas soluções integradas de automação e gestão estão sendo desenvolvidas com o auxílio de recursos como a IA.
A área da feira proporciona ampla variedade de soluções integradas como, por exemplo, automação que vai desde a retaguarda da gestão de varejo até o checkout tradicional ou de autoatendimento. E como os dados são hoje o maior patrimônio das empresas, não faltarão os sistemas desenvolvidos para coleta, armazenamento e tratamento de informações como os de Enterprise Resource Planning (ERP).
O setor de e-commerce recebe muita atenção dos expositores nesse sentido, já que representa grande proporção das vendas em relação ao varejo da loja física. Embora a compra presencial represente 70% do varejo no País, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce no Brasil em 2024 foi de R$ 204,3 bilhões – crescimento de 10,5% em relação a 2023.
Importante lembrar da área fiscal, que terá novidades em sistemas de geração de notas fiscais eletrônicas com finalidade de agilizar o processo de preenchimento e geração das notas. Cada vez mais, os desenvolvedores buscam a facilidade para os usuários com interfaces gráficas de fácil navegação.
Da mesma forma, recebem atenção as soluções de automação para emitir documentos fiscais, Certificado Digital, sistemas financeiros, aplicações para dispositivos móveis, ferramentas de integração para finanças e muito mais.
De acordo com Edgard de Castro, presidente da AFRAC, realizadora da 25ª AUTOCOM, “o mercado brasileiro de tecnologia para o comércio e serviços tem potencial significativo para expandir sua participação global com a internacionalização de soluções de software, exportação de serviços de TI e parcerias estratégicas“. Um levantamento da International Data Corporation – IDC projeta a distribuição do mercado global de tecnologia para comércio e serviços em de cerca de U$S 160 bilhões.
Serviço:
AUTOCOM 2025
Datas: 1º a 3 de abril
Horário: 10h à 18h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Mais informações: Site Oficial
Sobre a AFRAC
Fundada em 1987, a AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo entre seus associados os fabricantes de equipamentos de automação comercial, empresas de software, fabricantes de periféricos, distribuidores e revendas, meios de pagamentos, empresas de suprimentos do segmento de papel e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além de varejistas e demais canais de distribuição. Mais de 84% das transações B2C e 92% de transações de pagamento passam de alguma forma pelas soluções da AFRAC.
Sobre a Francal Feiras
Maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, a Francal Feiras atua em 15 diferentes setores, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes. Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.
Gartner identifica as principais tendências em Data & Analytics para 2025
Cogra e DocService IT realizam o GONEXT – Outsourcing, IA & Sustentabilidade
Identity Management Day 2025: O Epicentro Mundial da Segurança de Identidade
em 2025 O Crypto ID é partner de Mídia dos evento:
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!