Em meio a uma programação robusta uma das apresentações que se destaca no Fórum E-Commerce Brasil 2025 que será realizado entre os dias 29 a 31 de julho, em São Paulo será o que Alexandre Bonati da Cadastra vai abordar junto aos participantes
O Fórum E-Commerce Brasil 2025, o maior encontro do setor na América Latina, é um evento imperdível para quem busca entender os rumos do varejo digital acontecerá de 29 a 31 de julho no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento reunirá profissionais e empresas do setor para discutir tendências, inovações e estratégias para o varejo digital. É uma oportunidade para networking, geração de negócios e conhecimento sobre o futuro do consumo digital.
Por Regina Tupinambá

Alexandre Bonati, Diretor de Commerce da Cadastra, promete uma imersão profunda sobre como a Inteligência Artificial está transformando o comportamento de compra e a visibilidade das marcas online.
Bonati, reconhecido por sua influência na transformação do e-commerce brasileiro, trará uma visão estratégica sobre a nova realidade do mercado de varejista, mas eu destaco que essa abordagem deve ser acompanhada também por empresas de serviço e também as que ofertam soluções de tecnologia e é por isso que trazemos essa pauta aqui para o Crypto ID.
Em um cenário onde a Inteligência Artificial (IA) já é parte intrínseca do cotidiano das empresas e consumidores – com 75% das lojas virtuais no Brasil já utilizando IA e 54% dos consumidores interagindo com ferramentas baseadas nessa tecnologia – entender as implicações dessa mudança é crucial. O e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 224,7 bilhões em 2025, e essa evolução está diretamente ligada à adoção tecnológica.

Alexandre Bonati, com sua vasta experiência à frente do Commerce da Cadastra, abordará temas vitais como a personalização da jornada de compra, a automação inteligente e, principalmente, o conceito de GEO (Generative Engine Optimization). Bonati reforça a urgência dessa adaptação para as empresas que querem se manter competitivas:
“A jornada de compra migrou para onde a atenção está. A pergunta inevitável é: estamos preparados para continuar sendo relevantes em um ambiente onde a descoberta de produtos, a comparação e até o checkout acontecem fora da nossa loja? A resposta pode determinar não apenas o desempenho de curto prazo, mas a própria viabilidade dos negócios nos próximos anos”, reforça Bonati.
O GEO, como explicado no artigo “A Nova Era da Busca: Do SEO Tradicional à Otimização por IA – GEO, escrito por Susana Taboas publicado em 28 de maio de 2025 no Crypto ID, redefine como as marcas são descobertas em um mundo dominado por sistemas de IA generativa como ChatGPT, Gemini e Copilot. Não se trata apenas de ser encontrado em buscas, mas de ser citado e referenciado nas respostas automatizadas, o que exige uma nova estratégia de conteúdo e autoridade digital.

Susana Taboas, economista e sócia fundadora do Crypto ID, e autora do artigo sobre GEO, complementa: “Alexandre fará um alerta estratégico para empresas que vendem produtos de consumo e também para as que ofertam serviços e soluções de tecnologia com as que apresentamos no Crypto ID. A IA está mudando a forma como os consumidores descobrem e consideram marcas. Estar presente nas respostas geradas por IA exige conteúdo técnico, autoridade editorial e presença distribuída. Isso com certeza vale não só para marcas de consumo, mas também para quem entrega consultoria, certificados digitais ou soluções de segurança. É uma oportunidade para compreender as novas regras do jogo.”
A discussão de Bonati complementa o que falamos em relação a transformação maior na comunicação corporativa. Como temos observado, a dinâmica do marketing global tem sido profundamente redefinida.
Grandes grupos globais de comunicação e as principais agências de relações públicas, por exemplo, já operam na vanguarda da disseminação de conteúdo em múltiplos canais, um pilar estratégico que molda o marketing global. Hoje, o investimento migra dos grandes veículos medidos por audiência bruta para uma lógica de pulverização estratégica: conteúdos são distribuídos de forma assertiva em diversos canais de nicho e segmentados, onde o contexto e a autoridade da marca são mais relevantes do que a “massa”. Tudo isso impulsionado pela presença das IAs que já transformaram o comportamento de busca e compra do consumidor principalmente dos consumidores mais jovens.
Compras e buscas influenciadas diretamente por IA
É aqui que a IA e o GEO fazem todo o sentido. As compras e buscas que antes se concentravam em plataformas convencionais, estão migrando rapidamente para canais como o Tik Tok, outras redes sociais e ambientes imersivos, onde as narrativas são mais autênticas e as comunidades ditam as tendências. O consumidor transita entre site, redes sociais, lojas físicas, aplicativos, marketplaces, WhatsApp, e-mail, vídeos no YouTube, Tik Tok e etc. Ele pode começar a pesquisa no Instagram, ir para o site, consultar uma loja física e finalizar a compra por um link de pagamento no WhatsApp.
Essa Cultura Jovem ou Youth Culture – á estabelecida – com seus valores, comportamentos e linguagens, define o fluxo do engajamento e da decisão de compra.
Hoje, esses jovens podem estar buscando conhecimento e produtos de consumo ou curiosidades em geral, mas em breve parte deles se tornarão os médicos, contadores, advogados, engenheiros, gestores de TI e líderes de inovação que decidirão a adoção de serviços e tecnologias voltadas para negócios. Eles levarão consigo seus hábitos de busca e avaliação, e serão os futuros consumidores e decisores de soluções de tecnologia que hoje podem parecer complexas, mas que para eles serão perfeitamente intuitivas.
IA Não é Tendência, É Infraestrutura
Em um cenário onde a IA define o que é visto, considerado e comprado, as marcas precisam revisar sua presença digital com urgência. A jornada de compra migrou para onde a atenção está, e a pergunta fundamental é: estamos preparados para continuar sendo relevantes em um ambiente onde a descoberta de produtos, a comparação e até o checkout acontecem fora do nosso e-commerce? A resposta a essa pergunta pode determinar não apenas o desempenho de curto prazo, mas a própria viabilidade dos negócios nos próximos anos.
Em suma, a nova era da busca e do marketing digital exige uma mudança de paradigma. Como conclui Susana Taboas em seu artigo sobre GEO: “Em suma, o GEO exige uma mudança de mentalidade do SEO tradicional, priorizando a qualidade, a autoridade e o reconhecimento pela IA como pilares para a visibilidade da marca na nova era da busca.”
Adicionalmente durante o evento, a Cadastra — empresa global especialista em serviços tecnológicos aplicados ao marketing para impulsionar o crescimento de marcas — participará do Fórum E-Commerce Brasil 2025 para discutir como a IA está transformando profundamente o varejo digital e por que as empresas precisam agir agora para se adaptar a essa nova realidade. A companhia abordará temas como personalização da jornada de compra, automação inteligente e o conceito de GEO (Generative Engine Optimization) — que redefine como as marcas são descobertas e consideradas pelos consumidores. A Cadastra apresentará cases e tendências sobre o uso responsável da IA para manter a relevância no varejo online.
Certificado digital na rotina do comércio: eficiência e segurança na gestão documental
TOTVS assina contrato para aquisição da Linx
Une.cx desenvolve plataformas de IA focadas em saúde, educação, setor público e varejo
A chegada do TikTok Shop no Brasil e o desafio logístico para o varejo

REGINA TUPINAMBÁ | CCO – Chief Content Officer – Crypto ID. Publicitária formada pela PUC Rio. Como publicitária atuou em empresas nacionais e internacionais atendendo marcas de grande renome. Em 1999, migrou sua atuação para empresas do universo de segurança digital onde passou ser a principal executiva das áreas comercial e marketing em uma Autoridade Certificadora Brasileira. Acompanhou a criação da AC Raiz da ICP-Brasil e participou diretamente da implementação e homologação de inúmeras Autoridades Certificadoras. Foi, também, responsável pelo desenvolvimento do mercado de SSL no Brasil. É CEO da Insania Publicidade e como CCO do Portal Crypto ID dirige a área de conteúdo do Portal desde 2014. Acesse seu LinkedIn.
Leia outros artigos escritos por Regina, aqui!
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Muitos artigos interessantes sobre soluções para segurança e identificação digital aplicadas no segmento do Varejo e e-Commerce são publicadas aqui no Crypto ID. Confira aqui!
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Há 11 anos provocamos reflexão que sustentam decisões estratégicas para transformação digital e cibersegurança.





























