A Importância da qualidade de dados na cadeia de suprimentos e o padrão global de identificação de itens comerciais tornam-se mais relevantes na era da transformação digital
A qualidade dos dados trafegados pelos sistemas de automação de toda a cadeia de abastecimento é fator fundamental para minimizar o impacto das perdas no varejo supermercadista, que representaram R$ 6,4 bilhões na última “Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados”, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Erros em inventários, em função de informações imprecisas, representam 15% desse valor das perdas. Durante a ABAD 2019 Atibaia – 39ª Convenção Anual do Canal Indireto, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil mostra como alguns sistemas de informação melhoram a qualidade de cadastros de produtos, promovem a eficácia dos negócios e, principalmente, garantem a melhor experiência de compra ao consumidor final.
A importância do conhecimento pelo intercâmbio de informações e estudo de casos será outro tema de destaque da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil na ABAD 2019 Atibaia.
A próxima Missão Técnica de Portugal, promovida pela entidade entre 2 e 9 de novembro deste ano, terá seu espaço no estande e será tema no relacionamento com os visitantes.
A missão participará do Web Summit Lisboa 2019, considerado o maior evento maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo da Europa.
Além disso, haverá visitas ao Centro de Inovação e Competitividade da GS1 Portugal, à Heineken-Sociedade Central Cervejas e Bebidas, à palestra COTEC – Indústria 4.0, ao Grupo Luis Simões, ao Mercado da Ribeira e ao El Corte Inglés para estudo de casos.
No painel da ABAD, “A transformação digital do atacado distribuidor”, no dia 24/04, às 11h, Ana Paula Maniero, gerente de Engajamento Setorial da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, vai expor a relevância dos dados para a inequívoca identificação de produtos e mostrar como o Serviço de Qualidade de Dados da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil segue normas globais.
O serviço permite não apenas agilidade, mas também segurança entre parceiros comerciais e apresenta cinco características fundamentais: o cadastro é completo, consistente, acurado, atualizado e padronizado.
Quem garante que essas regras sejam cumpridas é um time de especialistas certificados internacionalmente. A eles cabe avaliar e mensurar a consistência e padronização dos dados, verificando desde a autenticidade do código de barras padrão GS1 até à análise de dimensões de um produto.
No caso da análise de impressão de código de barras, que faz parte do Serviço de Qualidade de Dados, o processo de avaliação é feito em máquinas de alta tecnologia que seguem as normas ISO.
A correta impressão do código de barras, significa maior agilidade no checkout e mais eficácia em todo processo da cadeia logística, resultando na redução de filas, erros e atrasos.
Benefícios do Serviço de Qualidade de Dados para os elos da cadeia
Distribuição e atacado
- Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
- Qualidade da informação (dados já auditados, completos)
- Melhor gestão do estoque e dos produtos
- Processos ágeis e real time com parceiros de negócios
- Redução de custos em todas as etapas de compras e vendas
E-commerce
- Gestão de estoque
- Exposição correta do produto
- Qualidade da informação e identificação exata dos produtos
- Imagens de qualidade
- Melhor experiência de compra
Indústria
- Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
- Cadastro centralizado
- Atualização e validação das regras de rotulagem, ajudando na tributação
- Informação única, da indústria até o varejo
Varejo
- Melhor aproveitamento e exposição dos produtos
- Otimização dos espaços da operação (loja e CD)
- Controle de estoque mais eficiente
- Classificação tributária correta
- Informação correta ao consumidor
Serviço
ABAD 2019 ATIBAIA – 39ª Convenção Anual do Canal indireto
Data: 23 a 25 de abril
Local: Bourbon Convention Resort Atibaia (Rodovia Fernão Dias, Km 37,5 s/nº Jardim Boa Vista – Atibaia – SP)
Participação da GS1 Brasil: 2º Painel – “A Transformação Digital do Atacado Distribuidor” – Plenária Piso C; dia 24/04, às 11h, com Ana Paula V. Maniero – Gerente de Engajamento Setorial
Neoway participa da 4ª edição do Brasscom TecFórum
CPqD e Venture Hub realizam hackathon com foco em identidade digital e blockchain