Últimas notícias

Fique informado

Cesar Oliveira palestra no Cyber Security Summit 2023 sobre guerra russo-ucraniana

27 de setembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Como a convergência TI /TO está mudando o jogo da segurança cibernética?

Equipes de TO estão preocupadas em proteger processos e sistemas físicos que permitem que infraestruturas críticas operem de maneira confiável.

5 de setembro de 2023

Em evento esgotado, responsável pela defesa cibernética de estatal alemã visita o Brasil e compartilha experiências sobre guerra russo-ucraniana

Cesar Oliveira, Cyber Security Strategist CISO, CISM e OT Security da Uniper, já ajudou a proteger infraestruturas críticas em diversos países, retorna ao seu país de nascença em palestra para Cyber Security Summit 2023

Perdurando desde fevereiro de 2022, os conflitos armados entre Rússia e Ucrânia mostraram a importância de as nações estarem preparadas para lidar com ameaças cibernéticas contra infraestruturas críticas.

Especializado nesse campo de atuação e tendo obtido reconhecimento mundial após passar por grandes corporações dos EUA, Canadá e México, o brasileiro Cesar Oliveira retorna ao seu país de origem para palestrar durante o Cyber Security Summit 2023, que está acontecendo em São Paulo, hoje, dia 27 e amanhã, 28 de setembro, em São Paulo.

De seus 25 anos de experiência, dois deles foram dedicados à Vale, gerenciando a segurança da infraestrutura da mineradora e liderando iniciativas inovadoras de segurança perante novos conceitos tecnológicos como Internet das Coisas (IoT) e computação na nuvem (cloud). Porém, destaca-se em currículo a sua atuação como Gestor de Defesa Cibernética da Uniper, maior importadora de gás da Alemanha e que foi estatizada pelo governo em 2022 justamente para minimizar os impactos causados pela guerra citada.

A Alemanha tem sido um proeminente defensor da segurança cibernética em infraestruturas críticas, conhecidas como KRITIS. Suas boas práticas refletem um compromisso sólido em fortalecer a resiliência contra ameaças digitais que podem impactar setores essenciais, como energia, transporte e saúde”, explica Cesar. “A Alemanha adotou medidas rigorosas para mitigar riscos e aumentar a proteção dessas infraestruturas vitais”.

Desafios e necessidades urgentes

De acordo com o estrategista, o histórico de ciberataques massivos — como a “pandemia” do ransomware NotPetya, em 2017 — ajudou a Ucrânia a se preparar contra riscos e acelerar sua resposta a ameaças, otimizando a resiliência de infraestruturas críticas ao país. Ainda assim, de acordo com as análises de Cesar, o país continua enfrentando desafios que, na verdade, são globais, como a escassez de profissionais capacitados, a complexidade de sistemas interconectados e a falta de cooperação entre o setor público e as empresas privadas.

A Alemanha também promove a colaboração entre o setor público e privado, incentivando o compartilhamento de informações sobre ameaças cibernéticas e melhores práticas. Essa colaboração é fundamental para enfrentar ameaças sofisticadas e em constante evolução. É justamente neste ponto que o Brasil deveria se desenvolver em relação ao que encontrei na Alemanha”, explica — antes de ressaltar que, apesar de tudo, nosso país demonstra uma “boa maturidade” na cultura de conformidade, especialmente em setores regulados.

Em sua palestra marcada para a sétima edição do Cyber Security Summit, batizada como “Ameaças Cibernéticas em Tempos de Crise e Guerra: O Caso da Indústria de Energia na Alemanha”, Cesar planeja trazer suas experiências com uma riqueza ainda maior de detalhes, ajudando a os decisores de cibersegurança do Brasil a partir de suas percepções protegendo a infraestrutura.

Sobre a Uniper

A Uniper é uma empresa internacional de energia que opera cerca de 22,5 GW de capacidade de geração na Europa, o que nos coloca entre os maiores produtores de energia do mundo. Nossa especialidade é energia flexível com baixo teor de carbono, disponível quando necessário. A Uniper é também um comerciante global de energia e uma empresa europeia líder de gás, com um portfólio diversificado de contratos de longo prazo, GNL e transações de mercado que totalizam cerca de 200 TWh anualmente.

Como a convergência TI /TO está mudando o jogo da segurança cibernética?

Como enfrentar os ataques cibernéticos às redes de Tecnologia Operacional (OT)

Tenable é escolhida pela empresa finlandesa Wärtsilä para resolver desafios de gerenciamento de ativos de tecnologia operacional (OT)

Criptografia quântica, segurança para tecnologia operacional e cadeias de suprimento confiáveis estão entre as principais tendências para 2023, aponta CEO da Unisys

Cyber Security Summit Brasil 2023 anuncia tema e primeiros palestrantes confirmados em sua sétima edição

Cyber Security Summit 2023 – 27 e 28 de setembro

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CYBER OT

Leia outros artigos sobre OT – Tecnologia Operacional aqui!