A 7ª edição do Congresso Latinoamericano de Telecomunicações reunirá mais de 60 líderes, incluindo ministros de TIC, reguladores, executivos, acadêmicos e chefes de organizações internacionais. Ajit Pai, presidente da FCC dos Estados Unidos, e sua equipe, compartilharão os avanços em matéria de digitalização e implantação de 5G
A duas semanas do início de sua primeira edição na Argentina, o 7º Congresso Latinoamericano de Telecomunicações já ultrapassou 60 palestrantes confirmados para mais de 20 atividades relacionadas a implantação de infraestrutura, inovação, regulamentação, concorrência, transparência, cobertura, fundos de serviço universal, digitalização, Indústria 4.0 e segurança, entre outras questões estratégicas.
O fórum permitirá a troca de experiências e incentivo aos debates entre os líderes dos setores público e privado para promover políticas que acelerem o fim da exclusão e da transformação digital na América Latina.
Nos últimos anos, ocorreram avanços importantes tanto na cobertura como no acesso à Internet na América Latina e no Caribe. No entanto, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), 279 milhões de pessoas ainda não usam esse serviço.
É imperativo repensar variáveis importantes, como a gestão e a disponibilidade de recursos essenciais, o espectro radioelétrico, o desenho e o uso de fundos de universalização, bem como imaginar novos mecanismos que alavanquem investimentos em áreas remotas e onde os custos de implantação e acesso tornem a conectividade de famílias de baixa renda inviável.
Essas questões serão justamente o motor das discussões que delinearão o caminho para a digitalização da América Latina.
Para abordar essas importantes discussões, está confirmada a participação governamental da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Cuba e Paraguai; além dos líderes de órgãos reguladores de 8 países; e executivos das principais empresas do setor.
Em um ano significativo para o futuro do 5G devido à iminente Conferência Mundial de Radiocomunicações (CMR-19), o CLT19 contará com convidados internacionais, incluindo Ajit Pai, presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos, e Grace Koh, chefe da delegação e representante dos Estados Unidos na CMR-19.
Também participará Chaesub Lee, diretor do escritório de normalização da UIT, e Roberto Sánchez, diretor geral de telecomunicações da Espanha. Esses convidados juntam-se a um notável programa de líderes regionais, entre os quais se destacam:
- Andrés Ibarra, secretário do Governo de Modernização e vice-chefe do gabinete de ministros da Argentina;
- Héctor Huici, secretário de tecnologias da informação e comunicações da Argentina;
- Silvana Giudici, presidente da Agência Nacional de Comunicações, ENACOM, Argentina;
- Vitor Menezes, secretário de Telecomunicações do Brasil;
- Luciano de Freitas, especialista em regulamentação, Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, Brasil;
- Pamela Gidi, subsecretária de Telecomunicações do Chile;
- Iván Mantilla, vice-ministro da Conectividade e Digitalização do Mintic da Colômbia;
- Carlos Lugo Silva, diretor executivo da Comissão de Regulamentação de Comunicações, CRC, Colômbia;
- Gilbert Camacho, membro do Conselho de Superintendência de Telecomunicações, SUTEL, Costa Rica;
- Ana Julia Marine López, vice-ministra das comunicações de Cuba;
- Ramiro Camacho e Mario Fromow, comissários do Instituto Federal de Telecomunicações, IFT, México;
- Alejandro Peralta, ministro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraguai;
- Nelson Guillén, presidente do Instituto Dominicano de Telecomunicações, Indotel, República Dominicana.
Também estarão presentes:
- Daniel Bernal, vice-diretor de assuntos regulatórios da América Móvil;
- Manuel Abelleyra, presidente, DirecTV Latin America;
- Rachel Samrén, VP – diretora de Assuntos Externos, Millicom;
- Robert Pepper, chefe de políticas tecnológicas e conectividade global, Facebook;
- María Cristina García de Miguel, gerente de Recursos Órbita Espectro e Regulação, Hispasat;
- Carlos Moltini, CEO, Telecom Argentina;
- Federico Rava, presidente, Telefónica Argentina;
- Sebastian Nieto Parra, chefe da unidade para a América Latina e o Caribe, Centro de Desenvolvimento, OCDE;
- Farah Diva Urrutia, secretária de Segurança Multidimensional, OEA;
- María Elena Estavillo, ex-comissária do Instituto Federal de Telecomunicações, IFT, México.
Veja a lista de palestrantes confirmados aqui.
O evento ocorrerá de 1 a 5 de julho no Centro de Convenções Brigadier General Juan Bautista Bustos de Córdoba, com a presença prevista de mais de 400 participantes.
O debate terá lugar em diferentes formatos: uma sessão plenária composta por painéis, flash sessions, keynotes e fire-side chats, além do encontro acadêmico da CPR LATAM, o Conselho de Administração da Comissão Técnica Regional de Telecomunicações da América Central (COMTELCA), o Fórum da UIT sobre gestão do espectro de rádio e diferentes workshops sobre fundos de serviço universal, pirataria, IoT e segurança, governança da Internet e 5G.
Veja a agenda atualizada aqui e eventos paralelos aqui.
O CLT19 é organizado pela UIT, o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA, com a Secretaria de Governo de Modernização da Argentina como sede.
Tem o apoio do Governo de Córdoba e do ENACOM, junto com organizações como a COMTELCA, a Regulatel, a CEPAL-eLAC, a ICANN, Internet Society e o LACNIC.
Para mais informações e inscrição, acesse aqui.
Sobre o Congresso Latinoamericano de Telecomunicações
O Congresso Latinoamericano de Telecomunicações (CLT) é o fórum anual mais importante para a discussão de políticas públicas associadas às tecnologias de informação e comunicação na América Latina.
Em cada edição, convoca ministros de TIC, autoridades regulatórias e executivos de telecomunicações de todo o continente. O CLT é organizado em conjunto pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA. Vigente desde 2013, já foi realizado no Panamá (duas vezes), Cidade do México, Cancun, Cartagena das Índias e Varadero.
Future Payment debate tecnologias disruptivas do setor financeiro durante o Futurecom 2019