A coleta dos dados pela ferramenta gera informação em tempo real ao prontuário eletrônico, auxiliando no melhor direcionamento e classificação de risco dos pacientes
A inteligência artificial é uma força propulsora que contribui para a excelência em diversos setores da saúde.
A telemedicina, consolidada como uma alternativa viável no atendimento médico, utiliza essa tecnologia para personalizar a consulta e engajar os pacientes.
Neste contexto, a Doutor Ao Vivo, healthtech em de saúde digital e telemedicina, lança sua IA para apoiar a triagem de pacientes no pronto-atendimento das unidades de saúde.
“Ao acessar o totem de atendimento, a inteligência artificial solicita que o paciente informe seus sintomas inicialmente por voz. A IA processa esses dados iniciais e, em seguida, faz novas perguntas relacionadas aos sintomas para fornecer o melhor direcionamento dentro de protocolos de classificação de risco, adotado pela unidade de emergência”, explica o CEO da Doutor Ao Vivo, Mauren Souza.
Com isso, será gerada uma classificação de risco, indicando se o paciente pode aguardar na fila conforme sua posição ou se ele necessita de atendimento prioritário.
“Todas as informações inseridas durante o primeiro acesso são enviadas diretamente para o prontuário do paciente. Assim, quando o médico acessar a sala de consulta, ele poderá ver todo o histórico de informações e apoio para geração de hipóteses diagnósticas a partir desses dados”, reforça.
O CEO ainda ressalta que a ferramenta é totalmente customizável, permitindo configurar o percentual de acurácia na classificação de risco e a quantidade de interações que o paciente pode ter com a IA. “O objetivo é gerar uma classificação de risco precisa e um atendimento mais assertivo”, afirma Souza.
Na visão do executivo, o acesso inicial a cuidados via telemedicina tende a reduzir as superlotações nas unidades de emergência.
“A integração com prontuários eletrônicos permite que os médicos analisem o histórico do paciente e façam avaliações completas sem a necessidade de procurar em registros de papel”, detalha.
Telemedicina
Impulsionada pela pandemia de Covid-19, a telemedicina se consolidou como uma alternativa viável no atendimento médico e vem crescendo no Brasil, tanto entre as empresas privadas quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), que planeja investimentos e expansão nos próximos anos.
Em 2023, mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram realizados à distância no país, de acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que reúne 14 grupos de operadoras de planos de saúde. Esse número representa um aumento de 172% em relação às 11 milhões de consultas remotas realizadas entre 2020 e o final de 2022.
Nesse contexto, a telemedicina une práticas da medicina tradicional com tecnologia de conexão remota, expandindo o atendimento para regiões anteriormente isoladas e que historicamente sofrem com a falta de profissionais dispostos a atuar no local. Isso promove o bem-estar e uma abordagem mais humanizada ao cuidado.
O primeiro semestre de 2024 da Doutor Ao Vivo foi marcado por conquistas significativas. Desde 2019, 1 milhão de pacientes foram atendidos e 2 milhões de consultas foram realizadas.
“Esses números nos enchem de orgulho, pois não foram alcançados rapidamente. Foram necessários anos de trabalho árduo, estudo e dedicação à causa da telemedicina no Brasil”, reforça Souza.
Lançamento da solução
O lançamento da IA será nesta quarta-feira, 18/9 no estande da Saúde Digital Brasil (SDB), às 10 horas, localizado setor Advence, A07, durante a Healthcare Innovation Show (HIS), realizado na São Paulo Expo, que fica na Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo.
Sobre a Doutor Ao Vivo
A Doutor Ao Vivo tem como missão ampliar e democratizar o acesso à saúde. Combinando tecnologia e sua expertise em saúde digital, ela cria soluções que promovem o bem-estar de pessoas e organizações, impactando significativamente a sociedade de maneira segura, ágil e humanizada.
Fundada por Mauren Ginaldo, Gian Pestana e Luciano Lima, que trabalhavam juntos quando decidiram sair para empreender, a healthtech, por meio da telemedicina, estabelece uma conexão inovadora e humanizada entre médicos, organizações e pacientes, resultando uma transformação nas rotinas, reduzindo tempo e custos.
Atualmente, a startup – que já recebeu mais de R$ 1,7 milhão em aporte e figura na lista das 20 startups mais promissoras da AEVO e Fundação Dom Cabral – conta com mais de 200 clientes, entre eles o Grupo Fleury, Bradesco Saúde, Medicar, HB Saúde, Hospital Oswaldo Cruz e as Unimeds de São José do Rio Preto (SP) e Londrina (PR). A healthtech é membro da Saúde Digital Brasil, entidade que amplia o acesso de pacientes aos médicos, por meio da tecnologia.
Tecnologia em favor da personalização no cuidado de pacientes
Beth Health Tech lança tecnologia inovadora para cuidado contínuo de pacientes no HIS 2024
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia!
O setor de Saúde tem experimentado um crescimento significativo, aliado a avanços constantes e inovações tecnológicas, especialmente com uso da Inteligência Artificial. Esses progressos têm trazido benefícios tanto na precisão dos diagnósticos médicos quanto na otimização de processos burocráticos, como o gerenciamento de documentos e prontuários eletrônicos. A integração dessas tecnologias não só aprimora a qualidade do atendimento, mas também aumenta a eficiência operacional e reduz erros humanos.
Conheça mais sobre os conteúdos de tecnologia no setor da Saúde e como elas estão moldando o futuro da medicina!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!