Aconteceu em São Paulo a 2ª edição do Cisco CyberSec Tech Day, com tendências e inovações do portfólio da Cisco em segurança cibernética
Aconteceu em São Paulo, em meados de Outubro, a 2ª edição do Cisco CyberSec Tech Day, evento que apresenta ao mercado as tendências e inovações do portfólio da Cisco em segurança cibernética, além do impacto das novas tecnologias nesta área.
O encontro reuniu cerca de 100 clientes e parceiros no escritório da Cisco, em São Paulo, e contou com workshops e demonstrações das modernas soluções de cibersegurança e destacou o uso de Inteligência Artificial (IA) na Segurança.
As soluções de segurança baseadas em nuvem foram apresentadas como uma resposta ágil e eficiente às novas ameaças, destacando o compromisso da Cisco em manter as empresas protegidas em um cenário em constante mudança.
Para tal, a empresa destacou o lançamento de uma infraestrutura de data center local para a solução Cisco Secure Access, em parceria com a AWS. Atualmente, a Cisco mantém quatro datacenters, em São Paulo e Rio de Janeiro, em parceria com a Equinix.
Os três novos datacenters locais com a AWS garantem não só um melhor desempenho e uma redução de latência para os clientes no Brasil, mas também proporcionam uma cobertura de segurança abrangente, incluindo detecção avançada de ameaças e proteção robusta para profissionais remotos, por exemplo.
Fernando Zamai, líder de cibersegurança da Cisco, explicou que a novidade também engloba mais integração e mais flexibilidade.
“A solução Secure Access se integra perfeitamente aos produtos de segurança do nosso portfólio, com uma estratégia unificada, e o data center local permite à Cisco oferecer soluções na nuvem escaláveis e flexíveis que podem se adaptar às necessidades e desafios de cada cliente”.
No evento, também foi apresentado um panorama geral da área de cibersegurança da Cisco. “O direcionamento das soluções de segurança para a nuvem é um caminho sem volta. Hoje, a nuvem já é uma realidade para muitas empresas e vai expandir ainda mais com as crescentes demandas por maior produtividade, inovação e capacidades avançadas de proteção contra as ameaças emergentes”, destacou Zamai.
Demonstrações de segurança
A Cisco realizou algumas demonstrações de ameaças cibernéticas no mundo atual, mostrando como a Inteligência Artificial pode ser usada para controlar e notificar ações não permitidas por usuários.
Entre as demonstrações, a Cisco apresentou um sistema que categoriza e bloqueia comportamentos indesejados, como o envio de arquivos via aplicações de IA, como Chat GPT, que também notifica os usuários sobre essas ações, promovendo uma abordagem educativa e preventiva.
Outro ponto central foi a apresentação de um dashboard, que facilita o gerenciamento de políticas de segurança. A plataforma permite a criação e aplicação de regras, como o bloqueio do WhatsApp para grupos específicos, sendo capaz de otimizar a segurança interna das empresas.
A Cisco destacou também a importância de ferramentas para avaliar e gerenciar riscos associados a aplicações em uso, com objetivo de reforçar a necessidade de sanções ou bloqueios de softwares que não atendem aos padrões de segurança.
O evento também destacou os desafios da segurança cibernética e proteção de dados a partir de brechas de segurança física em empresas e instituições financeiras. Com a crescente ameaça de fraudes físicas, como o uso de dispositivos não autorizados dentro de empresas e bancos para interceptar dados, a importância da criptografia foi enfatizada como uma proteção essencial.
Evento Ciber começa dia 21 de outubro em Orlando
pRÓXIMos eventos APOIADOS POR cRYPTO ID
2024
2025
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID! @redacaocryptoid
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!