Febraban lança nova campanha contra golpes financeiros, com apoio da Meta e Polícia Federal, destacando cidadãos como protagonistas na prevenção a fraudes
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e seus bancos associados lançam hoje (22) a segunda fase da campanha de conscientização da população sobre golpes e fraudes eletrônicas, que tem como tema principal “Se é golpe, tem contragolpe”. Para esse ano, o direcional como contragolpe é: “Capricha no NÃO, que não tem golpe”. O objetivo é orientar a população a dizer “Não” diante de qualquer suspeita de golpe.
A partir de hoje, o público poderá ver as peças publicitárias em redes sociais, portais jornalísticos, sites de e-commerce e nos perfis dos influenciadores parceiros.
Na primeira fase, a campanha usou o carisma e o poder de comunicação de Fábio Porchat para ensinar de maneira simples e direta como reconhecer os golpes financeiros e como escapar deles. Nesta segunda fase, a campanha trará cidadãos como protagonistas, mostrando que qualquer pessoa pode aplicar o contragolpe: dizer “não” com convicção. O objetivo da abordagem é ampliar o alcance da mensagem e fortalece o senso de empoderamento da população frente às tentativas de golpes.
“A Febraban e seus bancos associados investem de maneira ininterrupta e massiva em campanhas de conscientização e esclarecimento com a população por meio de ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais. A segurança de nossos clientes sempre foi prioridade. Além das ações de comunicação, os bancos investem anualmente cerca de R$ 5 bilhões em cibersegurança e prevenção a fraudes, para que o cliente faça suas transações financeiras cotidianas com total tranquilidade e confiança”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban.
A nova etapa da campanha terá uma parceria estratégica com a Meta, que disponibilizará criadores de conteúdo para amplificar a campanha nas redes sociais. Juntos, lançam a iniciativa “Diga não aos golpes: Sua Segurança é Coisa Séria”, com o objetivo de disseminar informações de utilidade pública de forma leve, acessível e envolvente.
Nas próximas semanas, criadores de conteúdo abordarão diferentes temas que atingem os públicos mais diversos, vão demonstrar como as tentativas de golpes acontecem na internet e compartilharão dicas práticas de prevenção.
Os conteúdos vão abordar desde fraudes bancárias até as formas mais comuns de engenharia social, reforçando a importância da atenção e da postura vigilante como ferramentas de proteção no dia a dia. Os conteúdos serão autênticos e bem-humorados, mas sem perder o caráter educativo.
Além da Meta, a campanha da Febraban também conta com a parceria do Ministério da Justiça, Polícia Federal, Banco Central, Fin e Zetta.
Resultados da primeira fase
Na comparação com a campanha realizada pela Federação em 2024, a ação deste ano já cresceu 77,65% em alcance, 120% em impressões e 246% em cliques.
“A nova fase da campanha trará uma abordagem ampliada, com o objetivo de empoderar a população para reconhecer e reagir a tentativas de fraude, além de fortalecer o senso de segurança dos clientes. Com nossos parceiros estratégicos, acreditamos que a nova ação terá grande alcance e impacto positivo”, finaliza Faria.
A campanha pode ser vista nas redes sociais da Febraban: Instagram, Youtube, Facebook e TikTok.
Veja todos os vídeos da campanha no Youtube da Febraban neste link.
Repensando a segurança de identidade na era da IA
Microsoft é alvo de 40% dos ataques de phishing de marca no 3º trimestre de 2025
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























