“Cross Industry – O digital expande e conecta mercados” é o nome da trilha que integrará a programação do FEBRABAN TECH
As empresas que desejam se manter protagonistas na nova economia estão investindo em inovação cross industry, que consiste na busca por soluções em áreas que não se relacionam diretamente com o segmento original das organizações.
E para conectar esses ecossistemas, as plataformas digitais são fundamentais. “Cross Industry – O digital expande e conecta mercados” é o nome da trilha que integrará a programação do FEBRABAN TECH, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O tema central do evento neste ano será “A Jornada Responsável na nova Economia de IA”.
No terceiro dia do evento (27/06), a trilha contará com dois painéis: “Transição elétrica: a sinergia dos mercados de energia e automotivo”, das 14h10 às 15h10, no Auditório Cinza; e “O consumidor omnichannel é um desafio e uma oportunidade”, das 15h20 às 16h20.
O primeiro painel apontará as perspectivas para o mercado brasileiro de energia e como ele movimentará o mercado financeiro e reunirá João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul; Leonardo Colombo Fleck, head de Inovação Sustentável do Santander Brasil; e Fernanda Delgado, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABIHV). A moderação ficará a cargo de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban.
Atualmente, o setor automotivo está em constante jornada de transformação, movido por avanços tecnológicos, mudanças socioeconômicas e demandas crescentes por sustentabilidade.
A eletrificação, a conectividade automotiva, a autonomia e a descarbonização são metas perseguidas pela indústria à medida que os veículos se transformam em extensões digitais do dia a dia.
No painel sobre a sinergia dos mercados de energia e automotivo, os convidados abordarão temas como Open Energy, geração distribuída, marco regulatório de hidrogênio, segurança e flexibilidade operativa do Sistema Interligado Nacional.
À medida que o mundo busca soluções para diminuir os impactos ambientais e a dependência dos combustíveis fósseis, os carros elétricos surgem como um agente transformador, não apenas para a indústria automotiva, mas também para a economia global.
A aceleração da transição para veículos elétricos está impulsionando as pesquisas e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Montadoras, gigantes da tecnologia e startups estão investindo bilhões no desenvolvimento de novos tipos de bateria, softwares para veículos – incluindo autônomos –, e em novas maneiras de promover a eficiência energética.
Já o segundo painel da trilha – “O consumidor omnichannel é um desafio e uma oportunidade” – refletirá sobre a relevância da personalização nas ofertas e no atendimento ao cliente. O processo de vendas cada vez mais fluido é essencial para o conceito de Full Journey (jornada completa), visto como uma das tendências do varejo.
Sob a moderação de João Borges, diretor de Comunicação, Marketing e Mídias Sociais da Febraban, o painel contará com a participação de Barbara dos Santos Lopes Freitas, gerente-geral da Unidade Atendimento e Canais Físicos e Digitais do Banco do Brasil; Thais Redondo, diretora de Pagamentos do Ifood; Pablo Lorenzo, COO Grupo Carrefour; e de Carlos Benitez, CEO do BMP. Os painelistas abordarão como varejistas e instituições de pagamento e crédito têm muito a colaborar no ambiente omnichannel de valorização dos dados do consumidor.
O omnichannel, na visão dos especialistas, configura-se como uma solução estratégica que conecta diferentes canais de comunicação, transformando a interação em uma experiência integrada, fluida e coesa.
Nesse cenário, proporcionar uma jornada adaptada às necessidades de interação do consumidor é a chave para se destacar e conquistar a fidelidade em um mercado cada vez mais competitivo.
Na prática, significa cumprir à risca o conceito de Full Journey, abordagem de vendas na qual as marcas levam em conta as decisões do consumidor a fim de atuar de maneira personalizada em cada etapa da jornada do cliente.
Temas em destaque este ano no FEBRABAN TECH:
O congresso – que contará com 8 auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.
Em 2024, o evento baterá novos recordes, se tornando a maior edição da história. O FEBRABAN TECH terá uma área construída de 19.681 m², crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado.
A área de exposição também aumentou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20% no tamanho. No espaço serão 226 áreas de exposição – foram 188 no ano passado.
Veja as trilhas temáticas do FEBRABAN TECH 2024:
– IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
– Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
– DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
– A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
– A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
– Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
– Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
– Cross industry: o digital expande e conecta mercados
– Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
– Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
– O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
– Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão
Febraban Tech 2024 traz inovações tecnológicas para o setor financeiro
Veritran aponta as tendências que conduzirão a próxima geração de serviços financeiros
HID participará de evento sobre identificação humana de 13 a 15 de junho no Rio de Janeiro