A Genetec. apresentará o Genetec™ Security Center, sua plataforma unificada de arquitetura aberta na FEBRABAN TECH 2024
A Genetec., líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, apresentará o Genetec™ Security Center, sua plataforma unificada de arquitetura aberta na FEBRABAN TECH 2024, reforçando seus benefícios para a transformação digital dos bancos e para o aperfeiçoamento de sua proteção patrimonial e gestão operacional.
Na Febraban Tech 2024, que ocorrerá de 25 a 27 de junho, a Genetec participará junto com dois parceiros comerciais a Bosch Security & Safety Systems, que levará os sistemas de videomonitoramento, sonorização e intrusão para demonstrações reais da tecnologia e inteligência dos seus produtos, e a PluginBot, que mostrará sua solução FisitalView, plataforma de inteligência de dados e analíticos, que correlaciona diversas fontes de dados e cria painéis e modelos preditivos de segurança para a tomada de decisões em tempo real.
“Para o setor financeiro a proteção de seus ativos físicos e cibernéticos é fundamental e aproveitaremos o evento para demonstrar em uma agência simulada, como nossa plataforma unificada e aberta, ao unificar a solução da FisitalView e os equipamentos da Bosch, pode contribuir para a modernização dos sistemas de segurança já em vigor”, afirma José Rodrigues da Silva Neto, gerente de Vendas para as verticais de Varejo e Finanças da Genetec.
O Security Center SaaS como uma plataforma aberta unifica novas tecnologias provenientes de mais de 950 fornecedores globais de equipamentos e softwares de ponta e soluções disruptivas, além de integrar-se à infraestrutura legada dos bancos.
Esta característica permite aos bancos planejarem e implementar sofisticados projetos de segurança, aproveitando a infraestrutura existente e a incrementando com novos softwares e hardwares do mercado, sempre em conformidade com padrões globais de cibersegurança e privacidade.
“Com o avanço da era digital e a sofisticação dos crimes físicos e cibernéticos, as demandas por segurança crescem e se tornam mais desafiadoras constantemente. Diante deste cenário, é natural que os bancos precisem estar preparados para se defender de furtos e roubos de agências físicas, assim como de cibercrimes, e temos hoje uma solução com padrões globais de cibersegurança e privacidade, que agrega features de business analytics, IA e IoT, entre outras tecnologias, capazes de tornar as operações físicas cada vez mais inteligentes, integrando-as com as digitais”, ressalta Silva Neto.
Os visitantes do evento poderão conhecer um pouco melhor a nova oferta da Genetec hospedada em nuvem ou hibrida. “O Genetec Security SaaS é uma solução de software como serviço (SaaS) massivamente escalável, aberta e unificada, que combina controle de acesso, gerenciamento de vídeo, pesquisa forense, monitoramento de intrusões, automação e muitos outros recursos avançados de segurança, que representam novo capítulo na evolução tecnológica do setor de segurança física. Ou seja, reúne as principais soluções demandadas pelos bancos e lhe dá a opção de contratar totalmente na nuvem ou de forma híbrida, com a vantagem de poder escalar a demanda de acordo com o crescimento ou redução de suas necessidades”, conclui Silva Neto.
Principais demandas de segurança dos bancos
A segurança física dos bancos precisa cobrir várias etapas essenciais. A primeira delas é controle de acesso, porque ao controlar a entrada e saída de pessoas e veículos, com sistemas de autenticação multifator, como biometria, cartões magnéticos, reconhecimento facial e senhas, monitoramento constante por câmeras de segurança nos ambientes, segurança perimetral reforçada com cercas, muros altos, sistemas de detecção de intrusão e alarmes, assim como rotinas de inspeção e patrulhamento por profissionais são evitados incidentes.
Além disso, quaisquer atitudes suspeitas podem gerar alarmes para uma central geral de segurança, que pode controlar agências distribuídas em todo o país. “Com um gerenciamento perimetral ALPR, por exemplo, é possível ver se um carro está frequentemente circulando próximo de uma agência ou caixa eletrônico e gerar imediatamente um alerta para que a equipe de segurança cheque se existe risco de roubo”, explica Silva Neto.
Os bancos também precisam se proteger contra a ocorrência de ataques com a implementação de medidas para prevenir e mitigar ataques físicos, como assaltos, sequestros e invasões, para o que é fundamental ter um bom sistema de vídeo monitoramento, associado com analíticos, a fim de monitorar as atividades dentro das agências e identificar quaisquer comportamentos suspeitos a serem checados e mitigadas eventuais ocorrências.
Estas imagens podem ser inclusive utilizadas para treinar as equipes e ajudá-las na gestão de riscos cotidianos. É essencial também ainda planos de contingência específicos para diferentes tipos de ameaças, com protocolos de ação claros e bem definidos, assim como em tecnologia de segurança avançada, como sistemas de detecção de armas e explosivos.
Com a sofisticação digital, a cibersegurança é outra prioridade. É preciso proteger dados confidenciais dos clientes e dos bancos contra acessos não autorizado, roubos ou perdas, implementar medidas de segurança cibernética robustas, como firewalls, criptografia e autenticação multifator, monitorar constante rede e ter sistemas para detectar e prevenir ataques virtuais, com a consequente motivação e preparação da equipe para se proteger com a adoção das melhores práticas proteger dados confidenciais.
As instituições financeiras necessitam ainda ter segurança contra incêndios e desastres, com sistemas de prevenção contra estas ocorrências e planos de evacuação e emergência, bem como manutenção preventiva de todos estes sistemas. “Os participantes da FEBRABAN TECH terão a oportunidade de saber como nossas soluções podem contribuir para fazer a gestão dos dispositivos IoT a fim de ajudar a assegurar a eficiência e agilidade das manutenções. Poderão também verificar que o Security Center tem recursos que ajudam a gerir ocupação, fornecendo insights importantes sobre a circulação de pessoas nas agências para os negócios e sobre o dia a dia dos colaboradores para o RH, por exemplo”, detalha Silva Neto.
Outro diferencial que os visitantes do evento conhecerão é o Genetec Mobile, que possibilita aos gestores de segurança receber alertas e acessar o Genetec Security Center em qualquer horário e local por meio de celular autorizado pela empresa, o que garante comunicação ágil e eficiente para uma ação mais efetiva de proteção ao patrimônio e às pessoas do banco 24 horas por dia, sete dias por semana.
Sobre a Genetec
A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando a indústria de segurança física há mais de 25 anos. O portfólio de soluções da empresa permite que empresas, governos e comunidades em todo o mundo protejam pessoas e ativos, respeitando ao mesmo tempo a privacidade individual e a demanda por eficiência operacional.
Baseadas em uma arquitetura aberta e construídas com cibersegurança em seu núcleo, as soluções da Genetec podem ser implementadas in loco, na nuvem ou em implantações híbridas. Os principais produtos da empresa, Genetec Security Center e Genetec Security Center SaaS, unificam as principais funções de segurança física, como controle de acesso, videomonitoramento, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), detecção de intrusão, comunicações e analíticos.
Based on an open architecture, and built with cybersecurity at their core, Genetec solutions can be implemented on-premises, in the cloud, or in hybrid deployments. The company’s flagship products, Genetec Security Center and Genetec Security Center SaaS, unify core physical security functions, such as access control, video surveillance, automatic license plate recognition (ALPR), intrusion detection, communications, and analytics. Com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países
Lançamento da AnaMid DF: Unindo forças para impulsionar o ecossistema digital de Brasília