Últimas notícias

Fique informado

ITI participa do 1º Encontro Virtual das Autoridades de Registro do Brasil

18 de fevereiro de 2022

Spotlight

Entrevistamos Darryl Green, CEO da CAF – Combate a Fraude

A CAF levantou recentemente R$ 80 milhões e se posiciona como um competidor para empresas do setor antifraude como a Unico e IDWall.

16 de agosto de 2022

BlockchaIn Rio Festival lança programação oficial

O BlockchaIn Rio Festival, que acontece entre os dias 1 a 4 de setembro, no Píer Mauá, anuncia a sua programação.

15 de agosto de 2022

As diferenças entre extorsão e ransomware segundo Tenable

São diversas formas que esses ataques podem acontecer, mas vale destacar dois tipos: extorsão e ransomware

15 de agosto de 2022

HC3 – Centro de Coordenação de Segurança Cibernética de Saúde dos USA orienta como manter a segurança da IoT na área da saúde

À medida que a saúde se torna cada vez mais interconectada, os dispositivos IoT se tornam cruciais para os fluxos de trabalho e a funcionalidade.

15 de agosto de 2022

TecBan reúne as melhores práticas de segurança para evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis

A TecBan preparou algumas dicas para ajudar a evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis.

12 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

ITI participou do evento Encontr[AR] – 1º encontro virtual das Autoridades de Registro, a convite da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB)

Na manhã da última quinta-feira, 17 de fevereiro, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou, a convite da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), do evento: Encontr[AR] – 1º encontro virtual das Autoridades de Registro.

O evento foi mediado pelo presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo, e contou com representantes do ITI, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e de Agentes e Autoridades de Registros.

Na oportunidade, os representantes dos dois órgãos puderam debater e sanar dúvidas dos participantes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a emissão de Certificados Digitais.

Representando o Instituto, participaram do evento, o Diretor-Presidente, Carlos Fortner, o Procurador Chefe da Procuradoria Federal Especializada, Alexandre Machado e o Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Pinheiro Cardoso.

Sobre o Encontr[AR]

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) realizou, no dia 17 de fevereiro, o 1º encontro virtual das Autoridades de Registro do Brasil – Encontr[AR], evento virtual que contou com temas como legislação, proteção de dados entre assuntos de interesse das ARs.

Representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), como o presidente Carlos Fortner, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Pinheiro Cardoso e o procurador-federal chefe do ITI e membro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Alexandre Munia, apresentarão temas como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e irão esclarecer dúvidas sobre o QSA (quadros societários e de administradores das pessoas jurídicas) para emissão de certificados digitais.

Segundo o presidente-executivo da AARB, e um dos palestrantes do evento, Edmar Araújo, o Encontr[AR] é a forma encontrada para superar as dificuldades que a pandemia impôs. “Sem a possibilidade de encontros presenciais, optamos por este formato de pequenos debates e falas que devem ser uma rotina para nossas Autoridades de Registro em 2022. A agenda deste ano será cheia”.

Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva do ITI no Crypto ID.

CertForum 2022

O evento mais representativo do mercado de Certificação Digital no Brasil.

O CertForum 2022, aconteceu entre os dias 21 e 23 de junho de 2022 e movimentou o mercado de Identificação Digital com temas necessários para o desenvolvimento tecnológico e financeiro do país.

Perdeu algum detalhe do CertForum 2022? Você pode assistir a todos os painéis na íntegra em nosso canal no Youtube.

Assista Agora!

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Por meio da AARB, as Autoridades de Registro podem fazer-se representar nas mais diversas esferas do poder público. Graças a sua atuação, as AR possuem melhores condições para alcançar objetivos do que teriam se atuassem de forma isolada.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!

Crypto ID e Insania Publicidade fecham apoio institucional aos eventos organizados pela AARB

Entrevista: Edmar Araújo esclarece sobre pratica ilegal com o uso de Certificados Digitais de terceiros

A longevidade dos Documentos Eletrônicos