Últimas notícias

Fique informado

ITI participa do 1º Encontro Virtual das Autoridades de Registro do Brasil

18 de fevereiro de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

ITI participou do evento Encontr[AR] – 1º encontro virtual das Autoridades de Registro, a convite da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB)

Na manhã da última quinta-feira, 17 de fevereiro, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou, a convite da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), do evento: Encontr[AR] – 1º encontro virtual das Autoridades de Registro.

O evento foi mediado pelo presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo, e contou com representantes do ITI, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e de Agentes e Autoridades de Registros.

Na oportunidade, os representantes dos dois órgãos puderam debater e sanar dúvidas dos participantes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a emissão de Certificados Digitais.

Representando o Instituto, participaram do evento, o Diretor-Presidente, Carlos Fortner, o Procurador Chefe da Procuradoria Federal Especializada, Alexandre Machado e o Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Pinheiro Cardoso.

Sobre o Encontr[AR]

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) realizou, no dia 17 de fevereiro, o 1º encontro virtual das Autoridades de Registro do Brasil – Encontr[AR], evento virtual que contou com temas como legislação, proteção de dados entre assuntos de interesse das ARs.

Representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), como o presidente Carlos Fortner, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Pinheiro Cardoso e o procurador-federal chefe do ITI e membro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Alexandre Munia, apresentarão temas como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e irão esclarecer dúvidas sobre o QSA (quadros societários e de administradores das pessoas jurídicas) para emissão de certificados digitais.

Segundo o presidente-executivo da AARB, e um dos palestrantes do evento, Edmar Araújo, o Encontr[AR] é a forma encontrada para superar as dificuldades que a pandemia impôs. “Sem a possibilidade de encontros presenciais, optamos por este formato de pequenos debates e falas que devem ser uma rotina para nossas Autoridades de Registro em 2022. A agenda deste ano será cheia”.

Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!

Publicado decreto com novas atribuições para o ITI

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber mais sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!

Crypto ID e Insania Publicidade fecham apoio institucional aos eventos organizados pela AARB

Entrevista: Edmar Araújo esclarece sobre pratica ilegal com o uso de Certificados Digitais de terceiros

A longevidade dos Documentos Eletrônicos