Mais de 20.000 pessoas e 400 empresas nacionais viram o criador da metodologia dividir atenções com autoridades portuguesas no Web Summit Lisboa
A abertura do Web Summit Lisboa 2024 realizada ontem consolidou a VCW (Value Creation Wheel) como uma das metodologias mais promissoras do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo global.
O professor titular português Luís Filipe Lages, criador do método, e a sua equipa da VCW foram convidados a estarem presentes na Recepção Oficial oferecida pelo Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Posteriormente, na noite de abertura do Web Summit (11), a equipa da VCW teve a honra de partilhar o palco principal do evento ao lado de algumas das principais autoridades portuguesas como Luís Montenegro (Primeiro Ministro), Pedro Reis (Ministro da Economia), Carlos Moedas (Presidente da Câmara de Lisboa) e António Dias Martins (Start Portugal).
O congresso é considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo tendo mais de 70.000 participantes.
Tradicionalmente o evento conta com a participação de um grande número de empreendedores brasileiros em busca de contato com as tendências mais relevantes para o futuro e internacionalização de suas marcas.
Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Serpro, a edição deste ano bate o recorde de participantes nacionais com mais de 400 empresas inovadoras presentes.
A VCW capacita organizações a tomar melhores decisões para resolver problemas complexos por meio de um processo estruturado, colaborativo e com o apoio de inteligência artificial, no qual o profissional responsável engaja stakeholders na cocriação de soluções inovadoras e eficazes.
“Nossa presença em um espaço de tamanho prestígio ao lado de autoridades governamentais como essas demonstra a seriedade com a qual a VCW é vista tanto pelo setor privado quanto pelo governamental. Estamos felizes em constatar que os diferenciais da metodologia têm sido entendidos e temos a certeza de que oportunidades como essa oferecida pelo Web Summit contribuem significativamente para os esforços de tornar estes atributos ainda mais conhecidos e disseminados pelo planeta para ajudar start-ups, PMEs, grandes empresas, governos e ONGs a encontrarem melhores soluções para seus desafios”, afirma o professor Lages.
A metodologia está presente no Brasil por meio da VCW Brasil, que tem como Diretor Executivo o consultor e professor, Luiz Oliveira. De acordo com ele, o grande volume de brasileiros presentes no Web Summit de Lisboa que puderam constatar a relevância com a qual a VCW é percebida num ambiente extremamente moderno e desenvolvido como aquele fortalece os esforços para disseminar o método pelo território brasileiro.
“Temos uma agenda totalmente focada na formação de embaixadores da VCW no Brasil por meio da educação e certificação. Certamente o testemunho dos representantes dessas mais de 400 empresas brasileiras falando sobre o que viram e ouviram a respeito do assunto no WEB SUMMIT favorecerá a aproximação com profissionais e estudantes além da abertura de portas junto a empresas, governos e entidades de classe de todo o país”, afirma.
O framework da VCW foi desenvolvido pelo professor português Lages (Professor Titular da Nova SBE – Faculdade Economia e Gestão da Universidade Nova, de Lisboa e Professor Visitante em várias escolas de referência a nível mundial) que tem contribuído para a realização de projetos de sucesso junto a algumas das maiores corporações globais financiados por órgãos como a Comissão Europeia e até pela ONU.
Sobre o VCW LAB
O Value Creation Wheel (VCW) é desenvolvido pelo VCW Lab da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), um laboratório de inovação e pesquisa que promove a metodologia em diferentes contextos. O principal objetivo do VCW Lab é ajudar as organizações a criar valor, seja ele financeiro, social, ambiental ou outro. Isso é feito por meio da aplicação da metodologia VCW, que envolve várias etapas de geração de ideias e filtros/critérios, filtragem e implementação das soluções finais.
Construir ecossistemas na era de IA será tema da palestra de Marco Stefanini no Web Summit Lisboa
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]