Acontece na cidade de Curitiba-PR a 4ª edição do evento CLASS – Conferência Latino-Americana de Segurança em SCADA
Sob o tema “A Transformação Digital e os Impactos na Segurança Cibernética Industrial”, o evento CLASS 2022 reúne de hoje (28), até quinta-feira (30) em Curitiba (PR), pesquisadores com interesse na segurança de sistemas de controles industriais e sua exposição crescente no ciberespaço.
Os tópicos abordados na conferência são variados, como governança para sistemas de controle industrial a aspectos de sistemas SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) como arquiteturas seguras, criptografia, controle de acesso e defesa em profundidade, dentre outros.
O painel com tema “O perigo crescente de ransomware criminoso em indústrias críticas”, que abre o evento na quarta-feira, dia 29 de junho, será conduzido por Marty Edwards, Vice-presidente de Segurança de Tecnologia Operacional da Tenable.
O executivo irá falar sobre a Infraestrutura Crítica, aquela que mantém um país e sua produção em funcionamento, e está hoje na mira de potenciais hackers. Os tempos mudaram e agora o ransomware e o hacking em geral passaram de uma oportunidade de busca de dinheiro para atos de terrorismo, financiados até por nações.
Um estudo recente da Forrester Consulting, encomendado pela Tenable, revelou o ransomware como o principal tipo de ataque em organizações no Brasil, citado por 51% dos líderes de segurança e negócios em organizações brasileiras que sofreram um ataque cibernético com impacto nos negócios.
Quase quatro em cada 10 (38%) desses líderes indicaram que os ataques cibernéticos que suas organizações vivenciam envolveram tecnologia operacional.
Em sua apresentação, Edwards abordará o cenário desses tipos de ataques sob os seguintes temas:
– Infraestrutura Crítica e Transformação Digital
– Cibersegurança como parte dos processos
– Importância das Políticas Abrangentes de Cibersegurança
– Por que a Infraestrutura Crítica é o principal alvo dos ataques cibernéticos no momento?
Perfil Marty Edwards
Marty Edwards é Vice-presidente de Segurança de Tecnologia Operacional da Tenable, especialista em segurança cibernética de Tecnologia Operacional (OT) e Sistema de Controle Industrial (ICS). É reconhecido mundialmente por impulsionar a conscientização sobre os crescentes riscos de segurança que afetam a infraestrutura crítica e a necessidade de tomar medidas para mitigá-los.
Como vice-presidente de segurança de OT da Tenable, Edwards trabalha com líderes governamentais e do setor em todo o mundo para ampliar a compreensão e a implementação de soluções de pessoas, processos e tecnologia para reduzir o risco cibernético geral. Com mais de 30 anos de atuação no segmento, antes de ingressar na Tenable, Edwards atuou como Diretor Global de Educação na Sociedade Internacional de Automação (ISA).
Enquanto na ISA, foi reconhecido pelo segmento com o prêmio SANS ICS 2019 Lifetime Achievement. Antes ainda atuou como o Diretor mais antigo da Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas de Sistemas de Controle Industrial do Departamento de Segurança Interna dos EUA (ICS-CERT).
Edwards também atuou como gerente de programa focado em segurança de sistemas de controle no Departamento de Energy (DOE) Idaho National Laboratory (INL) e ocupou funções em instrumentação e campos de automação. O profissional tem formação em Tecnologia em Controle de Processos e Automação Industrial (Magna cum Laude) do British Columbia Institute of Technology (BCIT), e em 2015 recebeu o Prêmio Distinguished Alumni do instituto.
Em 2016, Edwards foi reconhecido pela FCW em seu “Federal 100 Awards” como um dos principais profissionais de TI do governo federal dos EUA.
Sobre a Tenable
A Tenable®, Inc. é a empresa de Cyber Exposure. Mais de 30 mil organizações no mundo todo contam com a Tenable para entender e reduzir o risco cibernético. Como criadora do Nessus®, a Tenable ampliou sua experiência em vulnerabilidades para oferecer a primeira plataforma do mundo para verificar e proteger qualquer ativo digital em qualquer plataforma computacional. Entre os clientes da Tenable, estão mais de 50% das empresas da Fortune 500, mais de 30% das empresas da Global 2000 e agências governamentais de grande porte.
Mais de 40 bilhões de dados confidenciais foram expostos em 2021, aponta pesquisa da Tenable
Segurança cibernética: medidas básicas podem evitar grande parte das violações e ataques