O material será apresentado, no dia 28/01, durante o Legal Innovation – Data Protection Day, evento promovido pelo escritório Peck Advogados e pelo Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado.
Também será lançada a 1ª Pesquisa Nacional da Cultura de Privacidade, voltada para o mercado empresarial
O Peck Advogados – primeiro e único escritório de advocacia de grande porte do Brasil dedicado à transformação digital e inovação regulatória para o mercado – e o Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE) irão realizar, no dia 28/01 (sexta-feira), Dia Internacional da Proteção de Dados, das 9h às 13h, o evento online e gratuito Legal Innovation – Data Protection Day.
Durante a programação será lançada a certificação de adequação das escolas à legislação de proteção de dados, uma iniciativa do instituto iStart – organização que atua há mais de dez anos na disseminação de conteúdos sobre Ética e Segurança Digital para instituições de ensino de todo o país.
Segundo a advogada Patricia Peck, sócia-fundadora do Peck Advogados, presidente do Instituto iStart e membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais (CNPD), “essa certificação pretende ser uma ferramenta de colaboração, que além de motivar o engajamento e o planejamento dos gestores educacionais em relação ao uso ético, responsável e transparente da tecnologia, ajudará pais e responsáveis a analisarem o comprometimento da comunidade educacional com a LGPD”.
Ela explica que outro benefício é que as instituições de ensino poderão validar sua adequação como instituição idônea e reconhecida no mercado, transformando isso em diferencial competitivo e vantagem estratégica em relação a outras instituições.
Além disso, o evento terá a divulgação da 1ª Pesquisa Nacional da Cultura de Privacidade, fruto da parceria da PALQEE com a Copenhagen Business School.
A pesquisa apresentará os pilares fundamentais para a existência da cultura de privacidade e indicadores que revelam os maiores riscos e oportunidades para as empresas no Brasil a nível departamental e por cargo/senioridade.
Segundo o advogado Marcelo Crespo, sócio do Peck Advogados e moderador do painel que apresentará o estudo, por ser a primeira pesquisa sobre o tema, ela poderá servir como uma ferramenta de benchmarking para que as empresas se tornem mais competitivas e aprimorem a confiança junto a seus clientes, justamente em razão dos insights que trará.
“Certamente o mercado da proteção de dados ganha muito com uma pesquisa diferenciada como essa”, diz.
O evento também reunirá especialistas para debater os impactos, desafios e tendências da proteção de dados com a LGPD nas eleições e no processo sancionador da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Além de apresentar cases e discutir a proteção de dados em diversos segmentos como: marketplaces, saúde, chatbots e algoritmos inteligentes, dentre outros tópicos.
A abertura será feita pelo presidente do Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD), Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro, e um dos painéis contará com a Secretária Nacional do Consumidor no Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon), Juliana Oliveira Domingues, junto com outros profissionais renomados do mercado.
O ID Cast com Dra Patricia Peck já está disponível!
Advogada Patricia Peck Pinheiro diz que ANPD deve investigar vazamento milionário de dados
No Crypto ID você lê excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e a segurança da informação, também novidades sobre ferramentas e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!