O Futurecom que tem como tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”
Começou nesta terça-feira a 24ª edição do Futurecom, maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina, que tem como tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”.
A palestra de abertura do Future Congress “Desbravando Fronteiras Digitais: o papel da Anatel em um mundo interconectado e inteligente”, contou com a participação de Arthur Coimbra, Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações-Anatel, que abordou tanto os aspectos econômicos como o papel dos agentes gate-keepers, além de questões comportamentais, segurança e transparência.
“A Anatel implementa programas de letramento digital para promover segurança e conhecimento, com apoio a políticas públicas e desenvolvimento social, ao atuar como arena democrática para interesses diversos da sociedade”, explicou.
A palestra também abordou o progresso do 5G na América Latina em 2024, ao observar que, embora alguns países tenham lançamentos este ano, o desenvolvimento tem sido mais lento devido ao alto custo dos dispositivos e à falta de casos de uso convincentes para os consumidores.
Rodrigo Robles, Oficial de Programa International Telecommunication Union (ITU) da ONU, argumentou que a expansão do 5G deve abranger tanto áreas urbanas quanto rurais, promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio do acesso equitativo a dispositivos e serviços de telecomunicação.
Robles também ressaltou a importância da regulamentação para garantir acessibilidade financeira aos serviços de telecomunicação, defendendo que o custo não deve exceder 2% da renda per capita para promover inclusão digital em escolas, hospitais e lares.
Solenidade de abertura com a participação de autoridades
A abertura oficial do Futurecom, contou com a presença de importantes autoridades do setor público e privado. Entre eles: Juscelino Filho, ministro das Comunicações; Felicio Ramuth, vice-governador de São Paulo; Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Hermano Barros Tercius, secretário Nacional de Telecomunicações/MCom; Artur Coimbra de Oliveira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marcos Ferrari, presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis) e da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel); Rosilda Prates, presidente-executiva da P&D Brasil (Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação); Ione Coco, presidente da MCIO Brasil; Tomas Fuchs, presidente do Conselho da TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas); Marco Basso, presidente da Informa Markets Latam; e Hermano Pinto, diretor geral do Núcleo de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets Latam.
Na abertura, Marco Basso, presidente da Informa Markets Latam, afirmou que, de acordo com a Distrito, as inovações disruptivas devem crescer de US$ 19 trilhões em 2023 para US$ 220 trilhões até 2030, com a maior parte dos investimentos voltados à Inteligência Artificial (IA).
“Um dos setores mais impactados por esse avanço será o agronegócio, que verá a IA transformar desde a automação e o monitoramento até a sustentabilidade e segurança de dados no campo. O Futurecom promoverá discussões sobre o papel da IA na redução de custos e otimização de recursos no agro, além de explorar seu impacto na saúde e na competitividade da indústria brasileira. Parcerias entre empresas, universidades e governo serão essenciais para fomentar o ecossistema de inovação no país, com destaque para o potencial das tecnologias emergentes nos debates e exposições do evento”, ressaltou.
Hermano Pinto, diretor geral do Núcleo Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets Latam, destacou que este ano o evento discutirá temas como governança, inovação tecnológica, liderança feminina no setor e as melhores práticas em diversas indústrias.
“O Futurecom Congress trará três palcos dedicados às tendências e inovações que impactam setores como agro, saúde, varejo e governo, abordando questões como 5G, 6G, IA, segurança cibernética e conectividade em cidades inteligentes. Com 9 palcos de conteúdo, 25.000 m² de exposição e uma programação repleta de discussões sobre o futuro da tecnologia, estamos prontos para mais um evento recorde em visitantes e marcas”, afirmou.
Os avanços na conectividade da cidade foram pontos ressaltados por Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo. Após distribuir 500 mil tablets para alunos da rede pública, descobriu que 120 mil crianças viviam em áreas sem acesso à internet. Com o apoio da iniciativa privada, instalou 216 antenas em sete meses para garantir acesso a essas comunidades.
“A cidade mais rica do país ainda sofria com falta de acesso; imaginem as demais“, comentou o prefeito. Nunes destacou ainda que São Paulo agora conta com 100% de cobertura de internet, com a maioria das regiões utilizando tecnologia 5G.
Além disso, falou sobre as iniciativas para transformar a cidade em uma Smart City, como a instalação de semáforos inteligentes e o programa SmartSampa, que terá 20 mil câmeras com IA em operação até o final do ano, visando melhorar o trânsito e aumentar a segurança.
Felicio Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo, falou sobre o papel do Estado em desburocratizar e criar um ambiente favorável para negócios, emprego e renda.
Destacou a integração dos programas de segurança estaduais e federais como o Cortex e a Muralha Paulista, e o avanço na digitalização de processos como autorizações imobiliárias.
Ramuth destacou a importância de modernizar a legislação para acompanhar o rápido avanço da tecnologia.
Afirmou que a nova lei de licitações foi um passo importante, mas ainda há muito a ser feito para que as inovações possam ser aplicadas no setor público.
O ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho, enfatizou a importância do Futurecom como espaço de discussão para temas essenciais como segurança e inovações tecnológicas.
Ele celebrou as conquistas de 2024 como o uso dos recursos do FUST para conectar 8.600 escolas, com previsão de aumentar esse número para 15 mil até 2025. “O FUST passou décadas sem ser utilizado. Destravamos seu uso e já superamos 600 milhões de reais em investimentos”, disse o ministro.
Ele destacou também a ampliação da infraestrutura de telecomunicações em 30 municípios e 73 localidades, além da instalação de 4 mil quilômetros de fibra ótica e 205 novas Estações Radiobase (ERB).
O ministro reafirmou o compromisso do governo em garantir inclusão digital em todas as regiões do país, com foco especial no Norte e Nordeste. Juscelino Filho finalizou afirmando que o compromisso do Ministério das Comunicações é construir um Brasil mais conectado, inclusivo e próspero.
Anote na agenda
Futurecom 2024
8, 9 e 10 de outubro
São Paulo Expo
Mais informações e novidades: site e canal digital Futurecom
Sobre o Futurecom
O Futurecom é uma plataforma B2B dinâmica que opera o ano todo oferecendo ao mercado soluções de conectividade e tecnologia para diversos setores da economia. Como líder na integração do setor de TIC, o Futurecom se posiciona como um hub essencial para negócios e inovação, facilitando a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia e telecomunicações, por meio de uma série de ações e iniciativas. Com uma visão abrangente dos desafios e oportunidades nos setores da indústria, logística, mineração, agronegócio, saúde e energia, o Futurecom proporciona acesso contínuo a tecnologias de ponta, tendências de mercado e insights estratégicos.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
FUTURECOM 2024 confirma presença de autoridades na solenidade de abertura
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!