Com líderes de empresas como Bradesco, IBM, Vivo, Porto Seguro, SafraPay, VR e Livelo, Stefanini Data Summit 2025 debateu o papel da hiperpersonalização e da inteligência artificial no crescimento sustentável dos negócios
Em um cenário em que apenas 5% dos projetos de inteligência artificial generativa conseguem acelerar o crescimento da receita empresarial, conforme apontado pelo relatório The GenAI Divide: State of AI in Business 2025, do MIT, o Stefanini Data Summit 2025 reuniu líderes e especialistas do setor financeiro, varejista, de telecomunicações, tecnologia e seguros para discutir como transformar promessas tecnológicas em impacto real para os negócios.
Com o tema “O Futuro é Singular: IA, Dados e a Era da Hiperpersonalização”, o evento reforçou a necessidade de uma visão estratégica para destravar o potencial de dados e IA de forma escalável, segura e com retorno claro sobre investimento.
O CEO global do Grupo Stefanini, Marco Stefanini, abriu o evento destacando a importância da liderança orientada por dados para navegar em tempos de transformação acelerada. Em um painel com a participação de Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, os executivos debateram os desafios de inovação em grandes instituições e o equilíbrio entre automação e humanização no relacionamento com o cliente.
“Falar de transformação não é apenas falar de tecnologia. É falar de pessoas, de cultura e da forma como integramos novas ferramentas ao dia a dia das organizações”, afirmou Noronha. “A IA generativa é uma facilitadora, que aumenta a eficiência interna e permite entregar ao cliente uma experiência mais personalizada. Os ganhos não vêm de atalhos, mas da preparação das pessoas e da solidez dos processos”, enfatizou.
Para Marco Stefanini, o grande diferencial está na aplicação estratégica da tecnologia com foco em negócios. “IA não é uma solução mágica, mas uma jornada estruturada. Para gerar resultados reais, é preciso ter dados organizados, objetivos claros e envolver pessoas”.
Produtos personalizados com base em dados
No segundo painel, Filipe Cotait, CEO da Stefanini Data & Analytics, conduziu uma conversa sobre engenharia da personalização com executivos da Livelo, Vivo e IBM. Os participantes compartilharam suas experiências na construção de arquiteturas robustas de dados para sustentar produtos cada vez mais inteligentes e centrados no consumidor.
“Para chegar à hiperpersonalização, é preciso unir dados bem estruturados, machine learning, automação e decisões estratégicas de negócio”, disse Cotait. Os representantes da Vivo e da Livelo destacaram o papel das assistentes virtuais e plataformas digitais como propulsores de eficiência, enquanto Marcelo Braga, CEO da IBM, apresentou os aprendizados internos da empresa como usuária e provedora de soluções de IA.
“A partir dos dados que foram catalogados pela Livelo, existe uma base integrada e atualizada que ajuda a entender o perfil de cada cliente e oferecer uma oferta personalizada. Se alguém quer fazer uma viagem internacional, conseguimos indicar o melhor clube para alcançar esse objetivo com mais rapidez”, disse Filipe Ávila, diretor de tecnologia, dados e produtos da Livelo. “Os dados são um dos maiores patrimônios da empresa e, por isso, implementamos soluções para garantir segurança e privacidade.”
Para Tânia Azevedo, diretora de tecnologia estratégica da Vivo, a IA se tornou praticamente um sistema operacional dentro da companhia. “Ela está presente no desenvolvimento de soluções, no monitoramento e no atendimento. Nosso objetivo é garantir a melhor experiência para o cliente, tanto no ambiente físico quanto no digital.”
Dados como ativo estratégico
O terceiro painel, moderado por Guilherme Stefanini, CMO Global do Grupo Stefanini, abordou o uso de dados como força propulsora de transformação e personalização. Executivos da VR, SafraPay e Porto Seguro relataram casos de uso em que a inteligência analítica permitiu ganhos relevantes em experiência do cliente, fidelização e eficiência operacional.
Entre os destaques, o projeto “Recomenda”, da VR, foi citado como exemplo de como a análise preditiva pode evoluir para jornadas personalizadas. Com arquitetura moderna e orientada a eventos, desenvolvida em parceria com o Grupo Stefanini, a VR reduziu drasticamente a latência e aumentou a precisão das informações junto aos clientes, de acordo com Cássio Carvalho, diretor-executivo de Negócios Pessoa Física da VR.
A parceria resultou na reformulação completa do “Recomenda”, que agora conta com tecnologia de ponta para oferecer sugestões personalizadas de forma contextualizada, considerando variáveis como saldo atualizado, geolocalização, promoções e seleção de estabelecimentos comerciais conforme regras de negócio.
Já José Clemençau Assad, head do SafraPay, destacou que o preço é uma variável-chave no setor de adquirência. “Com dados organizados, sabemos exatamente qual cliente queremos atrair. O objetivo é ter uma oferta de serviços financeiros mais potente, conectada com o perfil de cada cliente”, afirmou.
Rodrigo Tofoli, superintendente de Advanced Analytics e Dados da Porto, apresentou resultados alcançados com a utilização de marketing analytics, que já renderam reconhecimento no Agile Trends com projeto desenvolvido em parceria com a Gauge, empresa da Stefanini Marketing. O case vencedor demostrou a força dos dados e da análise para a tomada de decisão e geração de valor.
Segundo Toffoli, a empresa trabalha com a estratégia focada em fundação robusta, combinando estrutura de dados e IA, e vários casos de negócios escalados com inteligência artificial. O executivo destaca como os dados podem ajudar na transformação e personalização do atendimento.
Ao longo dos painéis, um ponto ficou claro: dados isolados não geram valor. É a integração entre tecnologia, processos e pessoas — com metas bem definidas e foco na execução — que transforma potencial em resultado. “Estamos em um momento em que o hype ficou para trás. O que faz a diferença agora é aplicar IA aonde ela realmente impacta o negócio”, finalizou Marco Stefanini.
Sobre o Grupo Stefanini
A Stefanini é uma consultoria tech global que oferece uma ampla gama de soluções com uma abordagem cocriativa e foco constante em resultados. A Stefanini apoia empresas em jornadas de transformação digital e na busca pela excelência operacional. Com um portfólio totalmente acelerado por IA, o grupo Stefanini reúne seu amplo portfólio em sete unidades de negócios: Technology, Cyber, Data & Analytics, Financial Tech, Operations, Marketing e Manufacturing.
Thales no Gartner CIO & IT Executive 2025: Bots Maliciosos e IAs Definem o Futuro da Cibersegurança
Diretores do Banco Central Fazem Anúncios Importantes Durante o Finance of Tomorrow
Como foi o IJCB 2025 em Osaka: retrospectiva de um dos maiores encontros globais sobre biometria
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























