SXSW 2025 trouxe avanços em inteligência artificial, experiências imersivas, marketing em games e tecnologia aplicada ao esporte
O SXSW 2025 não foi somente um festival de inovação e criatividade, foi praticamente uma viagem no tempo, seja ela para o futuro ou passado. O evento contou com a palestra de Ben Lamm, CEO da Colossal Bioscience, startup que está tentando trazer os mamutes de volta à vida e até mesmo uma apresentação de um dispositivo inspirado nos CDs dos anos 90, um gadget físico que, ao ser conectado ao celular, permite ouvir músicas de um único artista, com apenas uma possibilidade de repetir a mesma música.
E quem esteve por lá de olho nas tendências foi o trio, Newton Neto, Chairman, Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency e Thiago Diniz, Head of Strategic Planning. Eles voltaram do Texas com a mala cheia de percepções sobre o futuro do marketing, da tecnologia e do comportamento do consumidor. E segundo eles, tem muita coisa incrível vindo por aí.
O que bombou no SXSW 2025?
Entre um painel e outro (e algumas boas conversas pelos corredores), algumas tendências ficaram bem claras para o Newton e o Anselmo. A Inteligência Artificial continua sendo a grande estrela, mas agora com um foco maior em personalização e experiências imersivas.
O futuro do consumo digital também apareceu com força, com novas formas de interação entre marcas e pessoas, principalmente no universo dos games e do entretenimento.
E não dá pra falar de SXSW 2025 sem mencionar os avanços em Realidade Aumentada e Virtual. “O metaverso pode até ter saído dos holofotes, mas a integração entre o digital e o físico está mais forte do que nunca”, comenta Albuquerque. Segundo ele, as marcas que conseguirem explorar esse mix de forma natural vão sair na frente.
1. Brand Vibes: como criar momentos digitais reais em um mundo cheio de bots?
Com a ascensão da Inteligência Artificial e dos chatbots, o desafio das marcas é criar momentos autênticos e significativos para os consumidores. O SXSW trouxe insights sobre como a humanização das interações digitais pode fortalecer a conexão com o público. Personalização extrema, storytelling autêntico e interações naturais são o segredo para criar experiências que ressoam emocionalmente. Empresas que investem em formatos inovadores, como experiências imersivas e atendimento híbrido (humano + IA), conseguem gerar engajamento genuíno e lealdade.
2. Games: o marketing nas redes sociais está dividindo espaço com os jogos
O universo dos games está cada vez mais sendo explorado por marcas que desejam engajar o público de forma inovadora. No SXSW 2025, especialistas destacaram que o tempo gasto pelos consumidores em plataformas como Twitch, Roblox e Fortnite está crescendo exponencialmente. Isso significa que as empresas precisam repensar suas estratégias e buscar novas formas de interação nesses ambientes imersivos. A gamificação das campanhas publicitárias e a criação de experiências interativas dentro dos jogos são algumas das apostas para o futuro do marketing digital.
3. A arte de criar experiências memoráveis que só os esportes podem oferecer
Eventos esportivos sempre foram palco para grandes campanhas de marketing, mas agora a tecnologia está levando essa experiência para um novo patamar. A imersão digital nos esportes, seja através de transmissões interativas ou fan engagement por meio de IA, está criando novas oportunidades para marcas e torcedores se conectarem de maneira única. A combinação de dados em tempo real, interatividade e realidade aumentada permite que os fãs tenham experiências mais profundas, seja dentro do estádio ou assistindo de casa.
4. Watsonx: a IA que analisa jogos, gera highlights e escreve resumos
A análise esportiva está sendo revolucionada por Inteligência Artificial. O Watsonx, tecnologia da IBM, pode analisar partidas, gerar estatísticas detalhadas, criar highlights automáticos e até produzir textos com diferentes estilos, desde análises técnicas até narrações dramáticas. Isso abre novas possibilidades tanto para a imprensa esportiva quanto para os torcedores que buscam conteúdo personalizado, permitindo maior engajamento e novas formas de consumir esportes.
5. IA auxiliando comentaristas esportivos
As transmissões esportivas estão ficando mais inteligentes com a assistência de IA. Com apenas uma câmera estrategicamente posicionada, é possível capturar jogadas e gerar insights em tempo real para enriquecer a análise dos comentaristas. A tecnologia também pode sugerir estatísticas relevantes, contextualizar momentos da partida e até gerar comentários automatizados com diferentes abordagens narrativas, tornando as transmissões mais dinâmicas e interativas.
“Neste SXSW, o passado e futuro se misturaram, entregando muita inovação que prova que a criatividade não tem limites. Seja explorando novas formas de conexão digital, reinventando o marketing nos games ou até resgatando mamutes da extinção. Mas o forte do evento, foi como o uso de Inteligência Artificial está dominando todos os setores da sociedade e como ela tem sido beneficente para melhorar a qualidade de vida e de momentos”, finaliza Neto.
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