Fraud Day falará diversas formas de prevenção a ameaças e abordar inovações e novas tecnologias de proteção
O crescimento das fraudes digitais atinge níveis preocupantes no país. O cenário, complexo e preocupante, é desafiante para a segurança dos usuários e evidencia a necessidade de adoção de soluções e tecnologias robustas para proteger transações e mitigar vulnerabilidades.
Patrocinadora master do Fraud Day e com um estande para exposição do que há de mais tecnológico em seus produtos, a Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais do mundo, participa pela primeira vez do evento e terá como destaque a SecureJourney, sua suíte completa de prevenção à fraude e lavagem de dinheiro que garante a proteção necessária em transações e segurança de operações, adotado por 90% do segmento financeiro brasileiro, protegendo 8 dos maiores bancos do Brasil, além de promover palestra para a troca de conhecimento e networking em um setor que tem sido acometido com milhares de ocorrências diárias.
“O mercado de prevenção à fraude está crescendo muito em todos os sentidos – tanto em mecanismos de proteção, quanto à própria fraude, no Brasil quanto no mundo. Os criminosos evoluíram muito em técnicas e em quantidade e precisamos criar mecanismos, seja na lei, ou em grupos, de cooperação, para estarmos um passo à frente do cibercrime. As empresas, tanto privadas quanto públicas, cooperam entre si para um bem maior: uma sociedade mais segura”, afirma Carlos Vieira, Fraud Prevention Manager da Topaz.
Ele afirma que o mercado ancora a prevenção à fraude em um tripé de processo que requer prevenção (adoção de tecnologias emergentes para proteções adequadas), conscientização (para usuários estarem mais educados em relação à tecnologia) e repressão (no sentido de reprimir os crimes, uma vez que eles acontecem e precisam de medidas duras).
Carlos Vieira, que atua há mais 20 anos na área, vai abordar o tema “Evolução das ameaças cibernéticas e da prevenção a fraude” em palestra no Fraud Day, às 17 horas, sobre o Brasil ser um dos mercados mais complexos em relação à prevenção à fraude, além de abordar um panorama da evolução das ameaças cibernéticas e dos mecanismos e tecnologias de proteção de riscos e ataques.
As soluções de proteção da Topaz para instituições e seus clientes, adotadas por 90% do mercado financeiro brasileiro, protegem mais de 110 milhões de CPFs ativamente em todo o país.
“Por mês, cerca de R$ 2 trilhões são processados em tempo real e passam por nós, seja Pix, Ted, investimento, saque, resgate de fundos, ou seja, todo tipo de transação que possa ser processada pelo sistema financeiro, temos compatibilidade para avaliar o risco para os nossos clientes”, diz o executivo.
“Há diversos aspectos de uma transação que são calculados, como o uso de algoritmos de Inteligência Artificial, para entregarmos informações de riscos e ameaças em tempo real e permitir que o nosso cliente tome uma decisão, seja de bloquear ou liberar aquele procedimento, por exemplo”.
A Topaz reforçará sua plataforma Topaz One, composta por oito famílias de produtos que oferecem um ecossistema completo de soluções integradas, seguras e disponíveis com tudo o que uma instituição financeira precisa para construir sua jornada.
A suíte modular SecureJourney da Topaz, uma das famílias de produtos da Topaz One, é uma solução robusta baseada em IA, que emprega tecnologia sofisticada, garante a integridade de cada transação e incorpora soluções avançadas antifraude e de combate à lavagem de dinheiro.
Os dois conceitos, de acordo com Carlos Vieira, estão intimamente ligados. “A prevenção à lavagem de dinheiro está diretamente relacionada à fraude. A Polícia Federal revela que 99% das fraudes são seguidas por uma atividade ilícita de lavagem de dinheiro”, adiciona o executivo.
“Gostamos de atuar em modelos de proteção em camadas, no qual a proteção vai acontecendo em cada camada de um todo. Se fraudadores conseguem passar por uma delas, haverá outra proteção e identificação. Nada é 100% seguro, mas, fazemos monitoração e proteção o tempo todo”.
Com a solução da Topaz é possível avaliar aspectos, como por exemplo, como o dinheiro será lavado para ser reintegrado no sistema financeiro, além de garantir a integridade de cada transação financeira realizada por seus clientes.
IA x fraude
Táticas sofisticadas que utilizam Inteligência Artificial para as tentativas de fraude avançam de forma acelerada. A IA, uma inovação que veio para ficar e para facilitar o dia a dia das pessoas e corporações, gerar mais eficiência e produtividade e até transformar negócios, agora é também usada de maneira indevida, impulsionando os golpes e um vasto cenário de fraudes por criminosos para enganar consumidores.
Diversas técnicas que usam tecnologias de Inteligência Artificial para manipulação, como a biometria facial, para tentar mitigar roubos de contas, já estão sendo burladas por fraudadores; o Chat GPT, por exemplo, já é utilizado por criminosos para redigir mensagens enganosas com mais assertividade; contas “laranjas”, que recebem dinheiro de fraude, foram massificadas pela quantidade de correntistas e contas digitais; as deepfakes representam outra epidemia digital incontrolável que preocupa milhões de brasileiros.
O número de deepfakes relacionados a fraudes aumentou 31 vezes em 2023, segundo a Onfido, empresa especialista em verificação de identidade. O Brasil ocupa o topo do pódio dos casos na América Latina, com 49,6% das ocorrências.
Outro dado alarmante é o de tentativas de fraude durante transações digitais: pesquisa da NiceActimize revela que entre 2021 e 2022, esse número aumentou 92%.
Estudos do Gartner preveem que em 2026, as tecnologias de deepfake causarão uma redução na confiança de sistemas de autenticação facial [1].
“É uma guerra de pessoas utilizando IA. Inteligência Artificial é o futuro, mas já é o presente, uma constante evolução que temos de tentar a todo tempo estar à frente dos fraudadores e utilizá-la da melhor forma possível. O fato é que a tecnologia foi criada para facilitar e agilizar, e não para ameaças cibernéticas”, avalia Carlos Vieira.
Por outro lado, a IA é também uma ferramenta poderosa para combater atos ilícitos. Tecnologias avançadas e técnicas de proteção, se aplicadas de maneira eficaz, podem ser aliadas para proteger dados e evitar a manipulação de consumidores.
“Utilizamos IA há mais de 15 anos em nossas soluções. Temos uma solução de autenticação facial que se utiliza massivamente de algoritmos de machine learning, redes neurais e deep learning, de técnicas para validações gerais; temos Machine Learning para empregar identificação de anomalias transacionais, comportamento e de habitualidade dos usuários. Ou seja, há diversas aplicações de IA nesse setor”, afirma o executivo da Topaz.
Para ele, o cenário é desafiador, mas a combinação de tecnologias de ponta para a prevenção, se torna essencial para adaptação a esse novo momento da tecnologia, para que a IA não se torne inimiga da própria IA.
“Queremos um sistema financeiro mais seguro e conscientizar as pessoas em um ecossistema que precisa ser trabalhado junto e de maneira comunitária. Por isso, precisamos atuar de várias formas, principalmente trocando e apoiando e o Fraud Day é crucial para a integração e cooperação entre empresas e usuários. Esse evento é necessário para disseminar conhecimento e fomentar a colaboração em prol do aprimoramento contínuo das tecnologias de mercado para uma significativa redução de fraudes”, conclui Carlos Vieira da Topaz.
Sobre a Topaz
Com mais de três décadas de experiência, a Topaz é uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, destacando-se como líder no mercado brasileiro e latino-americano. Como parte do Grupo Stefanini, atua em mais de 25 países com mais de 300 clientes de diversos portes e segmentos, sendo pioneira em oferecer uma plataforma Full Banking com o melhor time to market do mercado em um ecossistema completo de soluções integradas, seguras e de alta disponibilidade como core bancário completo e core para microfinanceiras, prevenção e combate à fraude, canais físicos e digitais, AML/FTP e compliance, pagamentos instantâneos, regulatórios, investimentos e customer engagement para bancos e instituições financeiras em geral, impactando mais de 550 milhões de clientes finais todos os dias. A Topaz posiciona-se como referência em tecnologia para negócios digitais e é reconhecida pelo Gartner®, FORRESTER® e Celent®.
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