Últimas notícias

Fique informado

Web Summit Rio 2024: startup lança ferramenta de análise de contratos com IA

16 de abril de 2024

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Lançamento: Contraktor apresenta ferramenta de análise de contratos com IA no Web Summit

A nova tecnologia de “inteligência contratual” da startup é capaz de reduzir em 10 vezes o tempo de revisão de documentos, com 97% de acurácia

A Contraktor, startup especializada em digitalização de documentos, apresenta ao público durante o Web Summit,que acontece de 15 a 18 de abril no Rio de Janeiro, seu novo produto: o CK Reader. A ferramenta é capaz de analisar centenas de documentos de uma vez por meio da aplicação de Inteligência Artificial, denominada como Inteligência Contratual. A solução gera economia de tempo e custo ao extrair informações para detectar de forma automática, se há, por exemplo, ausência de cláusulas ou falta de padrão nos contratos. 

Com a  expectativa de que o novo produto contribua para dobrar a receita da startup, chegando a R$10 milhões até o fechamento de 2024, a ferramenta obteve sucesso em seus testes iniciais. Em projeto-piloto, foi possível comprovar que uma revisão de contrato realizada por um profissional duraria em torno de 30 minutos, dependendo de sua complexidade, já com o CK Reader, esse tempo cai para apenas 3 minutos. Ou seja, o tempo de revisão de um documento é dez vezes menor quando feita pelo sistema, em comparação com o trabalho de um profissional. Além disso, o nível de acurácia é de 97%. 

“A probabilidade de falha humana é maior que a da inteligência artificial, especialmente no caso desse tipo de atividade, que é cansativa, estressante e toma muito tempo dos colaboradores”, afirma Henrique Flôres, cofundador e gerente de produto da Contraktor. 

Em uma prática comum no mercado, Flôres explica que empresas faziam mutirões para análise de contratos, alocando vários colaboradores em um período expressivo de tempo para dar conta das demandas. “Era preciso uma equipe inteira para conseguir analisar 300 documentos em uma semana, coisa que o CK Reader pode fazer em poucos minutos, deixando os profissionais disponíveis para outras tarefas que não podem ser automatizadas”, explica o executivo.

Além disso, ele também destaca que a organização da “papelada” também pode representar desperdício de dinheiro para as empresas. Uma estimativa do International Association for Contract and Commercial Management (IACCM) aponta que cerca de 10% da receita anual das organizações é perdida por conta da má gestão de fluxo documental. Um outro estudo da Bain & Company, Inc., chamado “Prescription for Cutting Costs”, estima que a margem de perda financeira varia de 6% a 25%. 

Em relação à concorrência, o produto chega para inovar em rapidez, acuracidade e economia para as instituições que precisam otimizar suas operações contratuais. Idealizada para atender todo tipo de empresa que precise lidar com grande volume de contratos no dia a dia, inclusive as de pequeno e médio porte, a solução propõe trazer mais eficiência especialmente às áreas de compliance e auditoria. “Inicialmente, esperamos atingir os segmentos de varejo, agronegócios, construção e incorporação, bancos e financeiras. Mas essa ‘inteligência contratual’ pode beneficiar empresas de todos os setores”, afirma Flôres. 

Sobre a Contraktor

A Contrakor é uma startup fundada em 2017 como um Software as a Service (SaaS), com a missão de otimizar a gestão da papelada e acelerar o processo de fechamento de negócios pelas empresas, democratizando o uso da tecnologia a fim de reduzir a burocracia. No mercado, ganhou reconhecimento com sua ferramenta de assinatura digital, a CKsing, que já conta com mais de 5 milhões de contratos em sua base de dados; em 2024, a marca vem transformando a maneira como as empresas revisam e analisam seus contratos e documentos por meio do uso de inteligência contratual com o CK Reader. 

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Cibersegurança: a preocupação do regulador

Jogos e Apostas no Brasil: evento organizado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo. Uma Discussão Legal com Especialistas

Especialista em Direito Digital, Dra. Patricia Peck Pinheiro é designada para o Comitê Nacional de Cibersegurança

No Crypto ID você lê excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e a segurança da informação e também novidades sobre ferramentas e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!

TAGS

Direito