Últimas notícias

Fique informado

Aberto edital para doação de serviços de tecnologia ao governo federal

25 de agosto de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Conta do Gov.br dá acesso a contas bancárias, chaves de PIX e até dívidas

Já estão integrados à Conta gov.br o e-CAC da Receita Federal, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação digital, o saque do Abono Salarial e a prova de vida do INSS.

30 de junho de 2021

Salvador adere ao gov.br para acelerar a transformação digital

Rede criada pelo governo federal para compartilhar plataformas do gov.br já tem a participação de 7 capitais e 13 Unidades Federativas

28 de junho de 2021

Transformação Digital: Resultados do Startup gov.br

Primeiros resultados do Startup gov.br beneficiam áreas de identificação do cidadão, regularização fundiária e transportes

27 de maio de 2021

Portal gov.br oferece camada extra de segurança

Os mais de 100 milhões de brasileiros usuários do portal do gov.br contam com um reforço contra acessos indevidos, que é a autenticação em dois fatores

26 de maio de 2021

O edital para que o governo federal possa receber doações de entes privados na área de tecnologia já está aberto na plataforma gov.br

Pessoas jurídicas de todo o país podem participar da seleção de projetos sem fins lucrativos pelo Ministério da Economia

O edital para que o governo federal possa receber doações de entes privados na área de tecnologia já está aberto na plataforma gov.br e pessoas jurídicas de todo o país podem participar.

O Chamamento Público para o Desenvolvimento de Ações de Governo Digital (Chamamento Público SGD/ME nº 1/2021) estabelece regras, documentos e prazos para que as empresas participem de projetos sem desembolso ou transferência de recursos financeiros ou patrimoniais pela administração pública federal.

Os objetivos são: modernização digital da administração pública, transformação digital dos serviços públicos centrados no cidadão, desenvolvimento e implementação de soluções de tecnologia capazes de promover avanços quanto à eficiência, desburocratização e simplificação da gestão e da prestação de serviços públicos.

Um exemplo de doação realizada ao governo pela iniciativa privada foi a de salas virtuais pela Microsoft, na ferramenta Teams, no ano passado, quando ocorreu a entrada repentina dos 600 mil servidores públicos federais em trabalho remoto devido à Covid-19.

Eventos e reuniões virtuais passaram a ser mais disseminados, permitindo que políticas públicas fossem mantidas e aperfeiçoadas inclusive para a redução do impacto negativo da pandemia.

Instituímos um procedimento transparente, com regras claras, para que doações de entes privados na área de tecnologia possam ocorrer não apenas de forma extraordinária, mas de forma permanente no governo federal, com o devido monitoramento, sistematização e avaliação dos resultados dos projetos. Prevemos uma troca salutar de experiências entre o poder público e a iniciativa privada”, avalia o secretário-adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ulysses Melo.

O recebimento de propostas de doações é previsto até 31 de dezembro de 2022. Para conferir o edital na íntegra, basta acessá-lo na plataforma gov.br.

Gov.br: 2 anos e mais de 110 milhões de brasileiros cadastrados

Dois anos da plataforma gov.br – Por Susana Taboas

Conta do Gov.br dá acesso a contas bancárias, chaves de PIX e até dívidas

Governo e Tecnologia

No Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!