O Super.GOV.BR proporcionará mais eficiência do Estado, além de ser uma importante ferramenta de gestão para a Administração Pública e para a sociedade em geral
O Sistema Único de Processos Eletrônicos em Rede – SUPER.GOV.BR é um sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos do Governo Federal. Visa atender às necessidades dos órgãos e entidades da administração pública federal, implementando melhorias, novas funcionalidades e a integração com sistemas e módulos do Governo Federal.
O Super.GOV.BR 2.0 é destinado, preferencialmente, a órgãos e entidades que ainda não adotaram soluções de processo eletrônico e/ou de outros Poderes (Legislativo e Judiciário) e Esferas (municipal e estadual) fora da administração pública federal.
O Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede – Super.GOV.BR vai além da produção, edição, assinatura e do trâmite de documentos e processos administrativos eletrônicos entre diversas unidades, órgãos e instituições do Governo Federal.
Em relação ao sistema SEI, o Super.GOV.BR 1.0 traz inovações como adequação ao design system do Governo Federal e módulos que aumentam a eficiência administrativa da solução. Estão disponíveis os seguintes módulos: gestão documental; acesso externo com a conta GOV.BR; assinatura avançada; publicação integrada ao D.O.U; e integração com o Compras Contratos.
Já a solução baseada no sistema Sapiens – Super 2.0 – além de incorporar conceitos modernos de produção e gestão de documentos e processos, trará ao usuário a possibilidade do uso de inteligência artificial, gerando aprendizado no sistema, controle de tarefas em fluxo de processos, a possibilidade de mensuração de produtividade e uma maior aderência aos requisitos previstos no e-Arq Brasil.
A necessidade de uma governança efetiva do sistema, diante das dificuldades em relação à gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e apontamentos de órgãos de controle foram alguns dos motivos que levaram o Ministério da Economia, como órgão central, a buscar uma nova solução.
O Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede – Super.GOV.BR visa atender às necessidades dos órgãos e entidades da administração pública federal, implementando melhorias, novas funcionalidades e a integração com sistemas e módulos do Governo Federal.
Vantagens do Super.GOV.BR
– Com o modelo de gestão colaborativa do Processo Eletrônico Nacional, a liberação de novas versões, melhorias e correções para o sistema será muito mais ágil e aderente às necessidades do Poder Executivo Federal;
– Equipe técnica qualificada, o que possibilita mais agilidade no suporte e maior capacidade de desenvolvimento de melhorias ou correção de falhas;
– Aplicações e módulos em constante processo de revisão e melhoria;
– Projetos de adequação das soluções de responsabilidade do PEN às normas vigentes de acesso à informação, proteção de dados pessoais, acessibilidade e gestão documental.
Para usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
O e-mail cadastrado e senha de acesso continuam os mesmos. O que mudou foi o endereço de acesso que deve ser informado pelo órgão de interesse. Se você ainda não tem login e senha, acesse o link do órgão de interesse e cadastre-se.
Acesse aqui a relação dos órgãos e entidades que já utilizam o Super.GOV.BR e os links de acesso para usuários externos.
Custos para utilizar o sitema
Como a versão 1.0 (base SEI) é instalada localmente e mantida na infraestrutura tecnológica do órgão, não há, neste caso, custo específico associado à adoção do sistema. Entretanto, é responsabilidade do órgão ou entidade a devida observância aos aspectos relacionados à segurança da informação e comunicação, atentando-se aos procedimentos corretos para backup, armazenamento dentre outros.
A versão 2.0 (base SAPIENS), por sua vez, é distribuído pelo Processo Eletrônico Nacional (PEN), em parceria com a Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, por meio do Modelo SAAS – System as a Service (Sistema como Serviço), a partir de contrato firmado com a Dataprev, no qual será detalhado o modelo de precificação. No modelo em questão, a Dataprev é responsável pela gestão da infraestrutura tecnológica, cabendo ao órgão contratante apenas a gestão negocial do sistema.
O Processo Eletrônico Nacional (PEN), sob coordenação do Ministério da Economia, é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, pautada pela colaboração e construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico, que visa à obtenção de substanciais melhorias no desempenho da gestão processual com ganhos em agilidade, eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental, além de promover a utilização de meios eletrônicos para a realização dos processos administrativos com segurança, transparência, economicidade e facilitar o acesso do cidadão às instâncias administrativas.
Com informações de SGD. Secretaria de Governo Digital
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!