A Assinatura GOV.BR atingiu a significativa marca de 1 milhão de assinaturas em um único dia nesta quinta-feira (4/12)

Contratos para a realização de shows, termos de uso de imagens e procurações para representação. Esses são alguns dos documentos assinados digitalmente pelo músico Milton Aguiar, vocalista da banda de rock Bayside Kings, de Santos (SP).
Milton faz parte de um grupo de milhões de brasileiros que utilizam a Assinatura GOV.BR, que atingiu a marca de 1 milhão de assinaturas em um único dia nesta quinta-feira (4/12). A iniciativa é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI).
Milton relatou que usa a ferramenta digital desde o final do ano passado. “Hoje em dia, eu uso para tudo que é referente à banda que eu faço parte, o Bayside Kings. Tudo que envolve uma assinatura coletiva ou que precisa ser resolvido muito rápido. E não somente eu, mas todo mundo do time tem utilizado o GOV.BR, pelo simples fato de ser algo seguro e prático”, disse.
“A assinatura facilita a sua vida 100%, porque demora menos de 10 segundos. Você entra no site, superseguro, porque tem a verificação de dois fatores com o celular. Aí você faz a assinatura e fica válido o documento, tudo bonito. Eu acho que é um grande acerto que deixa todo esse processo menos burocrático”, complementou.
A partir de agora, as pessoas que utilizam o serviço também terão acesso a uma nova funcionalidade: quando acessarem a assinatura eletrônica, poderão ver o seu histórico de assinatura, sabendo o dia e o horário que cada documento foi assinado.
Assim, elas já podem consultar de maneira rápida e segura quais documentos foram assinados ao clicar na aba sobre o histórico de assinaturas. Essa tecnologia desenvolvida pelo ITI, uma autarquia que integra o MGI. Desde a criação da assinatura eletrônica em 2020, mais de 380 milhões de assinaturas foram realizadas.
Para a ministra Esther Dweck, é uma satisfação alcançar essa marca de 1 milhão de assinaturas em um único dia. “A Assinatura GOV.BR é muito utilizada porque oferece garantia de segurança aos documentos assinados, esses têm validade jurídica. Além disso, as pessoas podem assinar seus documentos onde estiverem, sem precisar se locomover, e isso é uma economia de tempo e dinheiro”, explicou a ministra. “Fico feliz em saber que músicos estão usando o serviço para simplificar o seu dia a dia”, acrescentou.
GOV.BR
A Assinatura GOV.BR é um entre os mais de 13 mil serviços disponíveis no GOV.BR, sendo mais de 4.600 serviços digitais do Governo do Brasil. Para usar, é preciso ter uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil da pessoa usuária, sejam ela uma pessoa estudante, agricultora, turista, empreendedora e trabalhadora.
Atualmente, a plataforma possui mais de 171 milhões de usuários. Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial sobre a plataforma, saiba onde encontrar uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.
Fonte: GOV.BR
Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços
SUS mais eficiente: SIAD exige envio eletrônico de documentos a partir de 1º de janeiro de 2026
Ministra Esther Dweck participa do Almoço Anual de Dirigentes de Bancos da Febraban em São Paulo
Acompanhe as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























