Últimas notícias

Fique informado

Assinatura GOV.BR será utilizada na emissão da carteira digital de identificação do autista em Minas Gerais

29 de dezembro de 2021

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

GOVERNO CIDADÃO

Documento garante pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados

A assinatura eletrônica GOV.BR está facilitando cada vez mais a interação dos cidadãos com o Poder Público.

Depois de ser implementada nas Juntas Comerciais e incorporada à Carteira Digital de Trânsito para a realização da transferência de veículos, a tecnologia do Governo Federal, que tem validade legal, será utilizada pelo estado de Minas Gerais na emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento começou a ser expedido esta semana (27/12).

A Ciptea foi criada pela Lei 13.997/2020, conhecida como lei Romeo Mion, com o objetivo de garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados de pessoas com o transtorno do espectro autista, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

No caso de particulares, inclui supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, cinemas e eventos esportivos.

Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, o uso da assinatura GOV.BR na emissão de um documento tão importante para garantir direitos à população mostra como a transformação digital dos serviços públicos tem o potencial de aprimorar e melhorar a relação da sociedade com o Estado.

A emissão digital do documento vai facilitar a vida das pessoas, que não precisarão enfrentar filas e nem percorrer vários órgãos para emitir o documento. É o GOV.BR promovendo a cidadania e simplificando o dia a dia dos cidadãos”, ressalta. “O GOV.BR já faz parte do dia a dia de 118 milhões de brasileiros, que têm a sua disposição mais de 3.500 serviços digitais do Governo Federal. A assinatura eletrônica é um exemplo de como o governo do futuro é digital e eficiente”, complementa o secretário.

De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, não havia anteriormente um documento do estado que pudesse identificar pessoas autistas. Com a emissão da Ciptea, o governo poderá formar uma base de dados que auxiliará no aprimoramento das políticas públicas voltadas a esse segmento da população.

O documento contém informações específicas e qualificadas da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, bem como contatos do responsável a ser acionado em caso de emergência.

Minas Gerais é o primeiro estado a utilizar a assinatura GOV.BR para a emissão digital desse tipo de documento no país, o que facilita o acesso da população ao serviço.

Inclusão

Poliana Littig, 36 anos, é mãe do pequeno Davi, de 3 anos e 9 meses, diagnosticado com autismo leve. Moradora de Governador Valadares, em Minas Gerais, ela conta que não conhecia a existência da CIPTEA e espera que a carteirinha de identificação promova a inclusão dos autistas em melhores políticas públicas e não sirva para rotular e ampliar o preconceito.

Quando penso em uma identificação, eu fico receosa de que isso possa gerar algum rótulo, mas eu imagino que para crianças que têm grau maior de autismo essa carteirinha pode ajudar bastante. Eu sou enfermeira, trabalho na pediatria do maior hospital público aqui da região, e eu percebo que crianças de grau 2, grau 3, não dão conta de ficar em uma recepção lotada ou numa enfermaria com barulho, agito. A carteirinha poderia nos ajudar a identificar essas crianças que precisam de um cuidado específico”, avalia.

Sobre a emissão da CIPTEA ser realizada de forma digital, por meio da assinatura do GOV.BR, ela relata ser uma excelente iniciativa.

Tudo que possa agilizar o processo de emissão é benéfico. A gente já tem uma rotina bem intensa de terapias durante a semana, fora a escola. Então, o fato de conseguir fazer isso sem sair de casa, por meio da plataforma, é excelente”.

A advogada Carla Bertin, idealizadora do blog “Autismo Legal’ e mãe de uma criança autista, acredita que a CIPTEA é mais um avanço na luta dos direitos dos autistas.

“A grande maioria dos autistas não tem uma característica física ou comportamental que identifique de cara o autismo. A Ciptea ajuda muito na identificação da deficiência e, consequentemente, na garantia dos direitos”, pontua.

Bertin salienta que a emissão da carteirinha digital torna mais fácil e prático o procedimento. Ela defende, ainda, que a Ciptea seja emitida nacionalmente, como um único registro, a exemplo do CPF.

Seria de muita utilidade e muita praticidade a gente ter essa carteirinha emitida pelo Governo Federal, de forma eletrônica, com a assinatura do GOV.BR”. A advogada lembra que já é possível emitir o passe livre e a isenção para compra de carro, tanto estadual quanto federal, de forma online. “Essa emissão de documentos digitais já é uma realidade que está presente nas nossas vidas”, complementa.

Como emitir

A Carteira pode ser solicitada e emitida virtualmente no site do governo do estado (www.cidadao.mg.gov.br). É preciso se cadastrar, preencher as informações dos formulários e anexar a documentação exigida.

Após a solicitação, o cidadão é notificado por e-mail das atualizações do processo. Caso a análise seja aprovada, a carteira digital é emitida. A Ciptea ainda incorporará internamente um QR-Code, que possibilitará a verificação de autenticidade da carteirinha, conferência dos dados do cidadão e combate a possíveis fraudes.

Assinatura GOV.BR

O uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos é regulamentado pela Lei nº 14.063/2020. Para utilizar a assinatura do GOV.BR é necessário ter na plataforma nível de identificação digital Prata ou Ouro, que pode ser obtido por meio de validação facial, pelo aplicativo para celular.

Outra alternativa é a vinculação com uma conta bancária, ou seja, o solicitante precisa se autenticar em uma das instituições financeiras credenciadas no GOV.BR – Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, BRB e Banrisul. Cadastre-se no GOV.BR ou verifique se você já possui o nível prata ou ouro de identificação clicando aqui.

Os tipos de assinatura eletrônica e sua validade jurídica

Governo Federal simplifica abertura de empresas no Distrito Federal através do Balcão Único

Startup recebe investimento que possibilitará a criação de VERA – Virtual Empathic Robot Assistant

As quatro inovações tecnológicas na área da Saúde

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

TAGS

govtech